sábado, 10 de dezembro de 2016

As aldeias mais bonitas da Inglaterra (I)

O interior da Inglaterra é de surpreendente e pouco conhecida beleza, como mostra a série de fotos a seguir publicada pelo jornal espanhol El País.

Castle Combe




É popularmente considerada a aldeia mais bonita da Inglaterra. Mas há muitas outras. O cuidado com a paisagem e a arquitetura popular e o bom gosto inglês estão presentes nesta seleção de 25 localidades que representam em grande medida a essência 'British' e a variedade de seus condados. No caso de Castle Combe, a imagem perpetuada por este pequeno povoado é a da ponte concebida para o passagem de cavalos de carga. Uma foto que o visitante colhe em sua câmera quando passeia por suas ruas. Seu nome recorda um castelo já desaparecido, embora se conserve o mercado coberto junto à igreja de Santo André. Um cenário de filme, que serviu como locação em 'Cavalo de guerra', de Steven Spielberg. - (Foto: Csfotoimages Istock)

Knaresborough



O cartão postal deste antigo assentamento comercial junto ao rio Nidd, cuja história remonta ao século V, é um viaduto de quase 25 metros de altura que propõe uma volta à época medieval, com uma visita ao museu e às ruínas de seu extinto castelo. Depois da visita histórica, há tempo para passear e perder-se por suas lojas independentes e galerias de arte.  - (Foto: Jez Campbell/Getty)

Bilbury




Arlington Row é a estampa por excelência deste povo. Uma imagem gravada nos passaportes britânicos e que recreia os antigos armazéns de lã do século XIV que se conglomeram junto ao rio Coln. Bibury é um local idílico presidido pela igreja de Santa María, vários de cujos vestígios se encontram no Museu Britânico de Londres. - (Foto: Linda McKie/Getty)


Blockley




A aldeia, situada numa espetacular área de beleza natural (AONB, em inglês), caracteriza-se pela cor dourada das suas casas, característica do calcário oolítico com que foram construídas. Antigo polo têxtil, seus moinhos se transformaram em moradias, e graças isso conservam seu caráter histórico. Um deles, o Mill Dene Garden, é uma das principais atrações de Blockley. - (Foto: Matthew Williams-Ellis/Getty)


Bradford-on-Avon




O município, qualificado pelo jornal 'The Sunday Times' como uma "versão em miniatura de Bath", foi eleito o melhor lugar para viver em 2015. À beira do rio Avon, a vila está cheia de cafés, pubs tradicionais e lojas independentes que complementam os passeios pelo canal e a visita ao seu histórico Thithe Barn, um antigo celeiro do século XIV. - (Foto: Brian Lawrence/Getty)


Clare




Uma abadia agostina, as ruínas do castelo, uma igreja medieval e o museu local fraternizam-se com as características casas pintadas em tons bolo de Clare para converter a este povo em um dos centros patrimoniais do vale de Stour. A menos de uma hora da cidade universitária de Cambridge, o povo canaliza suas atividades ao ar livre em seu particular corredor verde: a antiga via do trem.  - (Foto: John Peet/Getty)


Mousehole




Muitos barcos buscam a marina junto à agradável praia deste povoado, que faz as delícias dos visitantes com seus frutos do mar, cafés e galerias de arte. Em dezembro, ganha o apelido de 'Mouse Vegas', por causa da chamativa iluminação natalina do porto – uma chance, além disso, de provar a torta de sardinhas ('stargazy pie') que homenageia o pescador local Tom Bawcock. O poeta Dylan Thomas descreveu Mousehole como o povoado mais bonito da Inglaterra. - (Foto: Andrea Pucci/Getty)


Burford




A pouco mais de 30 quilômetros de Oxford, Burford é conhecida como o portal dos Costwolds. Mantém-se à margem das grandes redes comerciais e tem a farmácia mais antiga do país. Suas ruas fervilham com lojas familiares, restaurantes, antiquários e pensões. Em 2009 ocupou o sexto lugar na lista dos lugares mais idílicos da revista 'Forbes'. - (Foto: Joe Daniel Price/Getty)


Falmouth




O legado marítimo deste povoado explica por que os esportes marítimos são atualmente a sua principal atividade turística. Depois de desfrutar de atividades como a vela, o mergulho autônomo e a canoagem, o visitante pode descansar em uma de suas quatro praias. Repleta de boas alternativas gastronômicas, Falmouth conta com diversas galerias de arte, um museu marítimo e o castelo de Pendennis, do século XVI, construído por ordem de Henrique VIII em reconhecimento à sua atividade portuária. - (Foto: Agostinos Angel/iStock)







Um comentário: