quinta-feira, 14 de julho de 2016

Decisão histórica a favor do Uruguai no processo contra a Philip Morris, fabricante de cigarros

[Traduzo a seguir artigo publicado no site BBC Mundo. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

O Uruguai é um dos países pioneiros na exigência de cobrir pelo menos 80% dos maços de cigarros com alertas fotográficos, na frente e no verso - (Foto: BBC Mundo)

O tribunal de arbitragem do Banco Mundial (BM) decidiu na sexta-feira, 7 de julho, a favor do Uruguai na petição apresentada por Philip Morris International (PMI), uma das maiores fabricantes de  cigarro do mundo, para evitar a aplicação de medidas antitabagismo no país sul-americano. 

Em 2006, por iniciativa do presidente Tabaré Vásquez, que é um oncologista, o Uruguai começou  a implementar uma série de medidas para desestimular o consumo de cigarros no país. 

Em fevereiro de 2010, a Philip Morris acionou o estado uruguaio em US$ 25 milhões, por considerar que suas políticas antitabagismo prejudicavam comercialmente a empresa. 

A multinacional, com sede em Lausanne (Suíça), levou seu pleito ao Centro Internacional de Acertos de Diferenças Relativas a Investimentos (Ciadi), vinculado ao Banco Mundial, afirmando que o Uruguai violava um tratado de promoção e proteção que assinou com a Suíça em 1998.

O processo era observado com atenção pela indústria do fumo e pelos países interessados em adotar medidas semelhantes às uruguaias, mas que poderiam sentir-se intimidados pelos custos legais de um litígio internacional. 

De fato, era a primeira vez que uma empresa da indústria de cigarro acionava um Estado perante um foro internacional.

Naquela sexta-feira, o tribunal determinou que a demandante "deverá pagar à demandada a soma de US$ 7 milhões por conta de seus próprios custos, e será responsável pela totalidade dos honorários e gastos do tribunal e os honorários e gastos do Ciadi".

Uruguai como precedente

"As medidas sanitárias que implementamos para o controle do fumo e proteção da saúde foram expressamente reconhecidas como legítimas e, além disso, adotadas em função do poder soberano da nossa república", disse Tabaré em uma mensagem ao país logo após conhecer-se a sentença.  

"Expusemos na arbitragem que não é possível priorizar os aspectos comerciais acima da defesa dos direitos fundamentais como são a vida e a saúde", acrescentou. 

"Essa é uma vitória enorme na luta pela saúde pública", disse à agência AFP o advogado do Uruguai Paul Reichler.

A decisão histórica, continuou o advogado, serve também como "precedente" para os países que desejem lutar "contra o flagelo do tabagismo". 

Após a sentença, o presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, dise que o país "defendeu seu poder soberano"- (Foto: Getty Images)

De sua parte, Marc Firestone, vice-presidente da PMI, disse através de um comunicado: "Nunca questionamos a autoridade do Uruguai para proteger a saúde pública e este caso não abordava temas gerais sobre o tabaco". Ele afirma também que aPMI "respeita a decisão" e que a empresa "já não faz parte de nenhuma reclamação de proteção de investimentos".

As medidas antitabagismo

Durante o primeiro período do governo de  Tabaré (2005-2010), por exemplo, foi proibido fumar em espaços públicos fechados, com o que o Uruguai se tornou o quinto país do mundo "livre de fumo".

Duas coisas que já não existem no Uruguai: maços de cigarro sem advertência e a opção "light" - (Foto: Getty Images)

Foram também aplicados impostos mais altos ao tabaco, se proibiu a publicidade e foram incluídas advertências nos maços, entre outras medidas.

Tabaré, que foi reeleito como presidente do Uruguai para o período 2015-2020, afirmou que "diante da evidência científica e de maneira irrefutável" de que fumar causa vício e provoca enfermidades como câncer de pulmão, enfisema pulmonar, insuficiência cardíaca e acidentes cérebro-vasculares, se decidiu "instrumentar de  maneira firme" o convênio marco para controle do fumo.

O consumo de tabaco no Uruguai caiu de 35% em 2005 a 22% em 2014, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional e Estatísticas do país.

Ver também:




[Ver ainda: 







Nenhum comentário:

Postar um comentário