sexta-feira, 6 de maio de 2016

Barata, o inseto repelente com organismo perfeito

[Traduzo a seguir artigo de Loren Grush publicado no site The Verge. A barata é inequivocamente o melhor símbolo dos insetos políticos repugnantes que pululam no Congresso e no cenário político nacionais, vários deles perpetuando-se em seus mandatos e cargos, como Eduardo Cunha, Renan Calheiros, José Sarney, Jáder Barbalho, Paulo Maluf, Lula BL (Boca de Latrina) e muitos outros de mesma estirpe. Sua capacidade de sobrevivência compara-se à desse inseto repelente, que habita nosso planeta há milhões de anos.]

A barata é inequivocamente uma seguidora da obra de Maquiavel, O Príncipe: elas também consideram ser muito mais seguro serem temidas do que amadas. Como argumenta o famigerado cientista político, afeto é instável, mas o medo de punição permanece constante. E, certamente, meu medo de barata é imutável. 

Posto de maneira simples, a barata deixa claro que é superior a nós de todas as maneiras. Esse inseto, da ordem Blattodea, vive nesta Terra há mais de 300 milhões de anos. É o sobrevivente máximo. Quando um asteróide de 10 km de largura mergulhou na Terra 65 milhões de anos atrás, eliminando os dinossauros e quase toda a vida no planeta, a barata permaneceu de pé. Idades de gelo e deslocamentos de continentes nada significaram para as baratas. Ela já viu de tudo -- e continuará assistindo o que estiver por vir.

A barata é, possivelmente, a criatura mais resistente do reino animal. A barata americana pode resistir até 40 dias sem água e um mês e meio sem comida. Se não houver oxigênio, a barata tem tempo para encontrar algum -- ela pode segurar sua respiração por até 40 minutos. Ela pode ainda sobreviver durante até 30 minutos submersa na água. Exposição a radiação? Apenas um pequeno inconveniente. Baratas podem suportar até 10 vezes mais radiação do que os seres humanos.


O que falta à barata em termos de tamanho e de espinha dorsal, é compensado por uma aptidão de super-herói. Uma barata pode viver uma semana ou mais sem sua cabeça. Isto ocorre porque apenas parte de seu cérebro localiza-se na cabeça, enquanto o resto está espalhado pela parte inferior de seu corpo. E mais, ela pode continuar respirando através de pequenos orifícios em seu corpo, como uma espécie de esponja ciborgue. Se isso não for suficientemente impressionante, a cabeça decapitada pode continuar se movendo, agitando suas antenas durante horas depois que ela foi separada do corpo da barata. A visão serve como uma mensagem silenciosa para aqueles que ousam duvidar das habilidades desse inseto: "Minha cabeça não precisa de corpo, e meu corpo não precisa de cabeça". 

A barata pode também viver onde diabos lhe aprouver. Embora os insetos prefiram os trópicos e subtrópicos, essas criaturas podem perseverar através de condições árticas, se justificado. Algumas espécies podem suportar temperaturas de -122,2˚criando seu próprio meio anticongelante, que reduz o ponto em que seu sangue congela, impedindo a formação de cristais de gelo no interior da criatura que está com sangue frio. E comida existe praticamente em todo lugar para a barata, já que praticamente tudo serve para alimentá-la. Baratas podem comer plantas, lixo, as comidas que comemos -- elas podem até banquetear-se com células de nossa pele e de nossa matéria fecal. é claro que este é o mundo da barata, e nós simplesmente vivemos nele. 

Embora não sejamos mais que servos da barata, esse inseto sabe como nos manter sob estreita vigilância para manter sua supremacia. Um pequeno subconjunto da ordem, cerca de 30 espécies mais ou menos, têm a tarefa de permanecer junto aos humanos, mais provavelmente como um meio de nos manter sob controle. A líder desse grupo é a barata alemã, cujo trabalho é invadir nossos lares e nos espionar através de nossas paredes. Como um guerreiro calejado, a barata alemã sabe do valor da força em números. Se apenas uma barata fêmea encontrar seu caminho em nossa casa, ela pode facilmente produzir um exército de centenas de milhares de baratas em um ano.

A tortura da barata é psicológica

A indestrutibilidade e o talento para infiltração da barata deveriam ser suficientes para incutir medo em qualquer um. Mas, qual é aquela punição que Maquiavel considera como crucial para manutenção de controle? Nada tão óbvio como aprisionamento ou dano corporal. Só de ver uma barata, sua mente fica instantaneamente cheia de pensamentos de pernas pequenas e nojentas de um inseto arrastando-se por cada centímetro de sua pele, enquanto você se agita impotentemente -- como o ser inferior que você é. Sim a probabilidade disso é baixa, mas apenas o pensamento em si mesmo é suficientemente poderoso para enlouquecer o mais forte dos humanos. 

Um comentário: