quinta-feira, 19 de maio de 2016

Avestruzes viram praga no cenário político brasileiro

O avestruz (Struthio camelus) é uma ave muito peculiar: é a maior da espécie e não voa. Atribui-se a ela o estranho hábito de enfiar a cabeça num buraco ao primeiro sinal de perigo. Por este costume, o avestruz virou símbolo de pessoas que por conveniência própria fingem ignorar o que de ruim ocorre à sua volta por ação ou omissão sua.

Nosso cenário político sempre foi repleto de avestruzes, mas essa incidência de Struthio camelus aumentou muito nos últimos 13 anos, atingindo "altas" figuras da nossa  política, desde Lula BL (Boca de Latrina) a Dilmanta "Sapiens" NPS (Nosso Pinóquio de Saia).

☛ Lula BL foi (e ainda é) o rei dos nossos avestruzes, alegando desconhecer o mensalão, o petrolão e todo o rosário de atos de corrupção e safadezas ocorridos nos seus governos, debaixo de sua barba e de seu nariz, com pessoas de seu convívio frequente e inteira confiança. Voltou a enfiar a cabeça num buraco ("não vejo, não ouço, não falo") quando estouraram histórias estranhas de um tríplex no Guarujá e um sítio em Atibaia (SP). Repete o gesto com histórias cabeludas de envolvimentos malcheirosos seus e de seus filhos com empreiteiras atoladas até o pescoço na operação Lava-Jato. Um dos buracos preferidos como esconderijo da cabeça do avestruz Lula BL chama-se Instituto Lula.

☛ Dilmanta, nossa múmia em recesso, tornou-se uma avestruz de ponta desde 1 de janeiro de 2003, primeiro dia de governo de Lula BL. Se destacou por ser uma avestruz (além de anta) agressiva, burra e extremamente autoritária com bichos e seres humanos, avestruzes ou não. Não batia papo nem com avestruzes, machos ou fêmeas, e muito menos com seres humanos, com os quais é completamente hostil. Ela encheu de buracos o Palácio do Planalto o Palácio da Alvorada e o país inteiro, onde enfiava a cabeça todas as vezes (que chegaram aos milhares) em que uma nova lambança sua gerava uma catástrofe para o país. De tanto enfiar a cabeça em buracos, ela desenvolveu uma técnica respiratória especial que está sendo disputada por cientistas do mundo inteiro, a começar pela Nasa (que pretende levar avestruzes humanos a Marte, com um convite para isso à própria Dilmanta). Vejamos algumas de suas emburacadas de cabeça:

◼︎ durante seus 7 anos e presidente do Conselho de Administração da Petrobras não percebeu nada do petrolão e da compra fajuta da refinaria de Pasadena e de um monte de outras safadezas -- quando isso tudo explodiu, ela inventou uma tonelada de desculpas esfarrapadas e enfiou a cabeça num dos inúmeros buracos de amnésia seletiva do Planalto;

◼︎ inventou a MP 579, berrou aos quatro ventos a maior redução tarifária de energia elétrica, estimulou o consumo e introduziu uma série de medidas insanas no setor elétrico, destruindo-o de maneira quase irreversível -- quando as tarifas subiram astronomicamente e o setor quebrou, ela culpou São Pedro pela falta de chuvas, a crise externa, o PSDB e a oposição, Deus e o Papa, sua arrumadeira (com quem fez uma guerra de cabides) e voltou a enfiar a cabeça no buraco chamado "a culpa não foi minha". No setor energético, Dilmanta destruiu a Eletrobras e durante seu primeiro governo continuou a fluir o petrolão. Ela, Lula BL e o PT conseguiram arrasar as duas jóias da coroa estatal, a Petrobras e a Eletrobras (que acaba de ter suas ações suspensas na Bolsa de Nova Iorque e pode ter que pagar R$ 15 bilhões por isso -- a responsável por esse descalabro é Dilmanta, endeusada pela esquerda).

◼︎ Criou um modelo econômico de privilégios a países, pessoas e setores, paparicou Eike Batista e a indústria automobilística, fez empréstimo gigantesco a Cuba via BNDES com cláusulas secretas, perdoou milhões de dólares de dívidas de ditaduras africanas conosco, foi frouxa com a Venezuela inclusive na sua dívida bilionária com empreiteiras brasileiras e otras cositas más -- quando tudo explodiu e o país afundou, lá foi a múmia enfiar a cabeça num buraco culpando a crise externa, a oposição, o El Niño, o excesso de eclipses e outras besteiras do gênero; por conta das lambanças da madame, a taxa de desemprego está em 10,2% dos trabalhadores, o que significa 10,4 milhões de brasileiros sem emprego -- há quem preveja que o desemprego chegue a 14% até o fim do ano.

◼︎ Inventou o slogan "Brasil, Pátria Educadora" e ferrou a educação no país com má gestão e corte de verbas; a saúde pública virou uma calamidade, com escândalos ininterruptos e um desatendimento criminoso, com o país enfrentando várias epidemias sérias ao mesmo tempo; o saneamento básico virou literalmente uma cloaca, com um número absurdo de brasileiros sem esgoto tratado e água potável, propiciando o surgimento de uma série de doenças que castigam a população e deixam o país com péssima imagem lá fora; a segurança pública é uma droga, com o Brasil quebrando recordes anuais sucessivos de homicídios -- o cidadão sai de casa a pé, de carro, de ônibus ou metrô e não sabe se volta vivo; a infraestrutura está aos frangalhos, onerando ainda mais o já pesado Custo Brasil; o desamparo financeiro e institucional à ciência e tecnologia aumentou a fuga de técnicos nossos para o exterior, como no caso recente da neurocientista Suzana Herculano-Houzel que cansada da falta de recursos foi trabalhar nos Estados Unidos -- a tudo isso a madame avestruz responde enfiando a cabeça no buraco da arrogância e da absoluta falta de autocrítica;

◼︎ nossa múmia ambulante (em recesso) despreza completamente o Itamaraty e detesta lidar com política externa, e nas poucas vezes que o fez foi para fazer besteiras como prestar solidariedade cega à Venezuela, a Cuba e aos governos bolivarianos em geral, ou fazer discursos idiotas e ininteligíveis mundo afora; nossa (govern)anta não dá a mínima para a imagem externa do país, deixando embaixadas sem recursos para pagar contas e se manter, e nomeando estrupícios para representar o país no exterior em órgãos internacionais de peso, como ocorreu no caso de Ideli Salvatti para a OEA em Washington e seu maridinho segundo-tenente músico do Exército para a Junta Interamericana de Defesa também na capital americana (ver postagem anterior);

◼︎ além de sua incompetência e burrice astronômicas, Dilmanta por sua arrogância, autoritarismo e estúpida autossuficiência isolou-se dos políticos e se incompatibilizou com a maioria deles, perdendo completamente uma base parlamentar suficiente para dar-lhe suporte no Congresso -- por conta de suas pedaladas fiscais (pedalar é seu esporte favorito), foi afastada provisoriamente do governo e enfiou a cabeça no buraco chamado "golpe", culpando Deus e o mundo (nunca ela mesma) por seu impeachment. No contexto de seu infinito cinismo e de sua inexorável hipocrisia, ela acha -- não importa o que faça -- que não pode ser impedida porque foi eleita por 54 milhões de eleitores e porque não roubou e não tem contas na  Suíça. Pilantramente, argumenta que não pode ser impedida também porque seu processo foi deflagrado por vingança do moleque Eduardo Cunha  -- se a acusação contra ela fosse inconsistente e se ela tivesse consolidado uma boa base parlamentar, estaria hoje ainda no Planalto fazendo suas besteiras de sempre.

☛ Mas, o contingente mais impressionante de avestruzes é composto de petistas e esquerdistas, em sua esmagadora maioria apoiadores de Dilmanta porque são adoradores de Lula BL e, sendo nossa (govern)anta uma invenção dele, o impedimento da múmia é um tremendo golpe contra a fama de infalível político de  Lula BL -- o péssimo desempenho da madame já fez um estrago fenomenal na reputação do Pixuleco. O país está um caos, a economia foi pro brejo, neguinho está sem emprego e sem poder pagar as contas dos gastos estimulados por Dilmanta, a saúde pública vem castigando cruelmente os mais necessitados, mas esses avestruzes empedernidos enfiaram todos suas cabeças no buraco do tal "golpe" e choram e esperneiam, clamando aos céus por uma "justiça" que lhes seja conveniente. Nem Freud consegue explicar isso.

☛ O PT, Partido dos Trabalhadores, é o maior produtor de avestruzes políticos do país. De sua criação saíram matrizes como Lula BL, José Dirceu, José Genoíno, Delúrbio Soares, João Paulo Cunha, Gilberto Carvalho, Dilmanta, João Vaccari Neto, Cândido Vaccarezza e inúmeros outros. O próprio PT é um enorme avestruz, e tem para si vários buracos para esconder a cabeça, todos com nomes sugestivos: "vítima", "nada a dizer", "desconhecemos", "golpe", "complô", "repúdio violento", "crise externa", "sabotagem", etc. O partido entrou no poder desfraldando a bandeira de rei da ética e se revelou gerador, patrocinador, estimulador e beneficiário dos maiores escândalos de corrupção já vistos neste país: mensalão, petrolão, eletrolão e fundos de pensão de estatais. Estatizante por excelência, ajudou a destruir as duas principais estatais do país (Petrobras e Eletrobras) e transformou os bancos estatais em instrumentos de uso financeiro em seu benefício.

O documento de autocrítica que o PT publicou em 17 de maio de 2016 é o mea culpa mais original, escapista e mentiroso que se pode conceber. O partido reconhece seus inúmeros erros, mas em nenhum deles errou sozinho, existe sempre uma força externa, doméstica ou internacional, ou de ambos os lados, levando-o ao erro. Isto revela de imediato um partido frouxo, sem personalidade e conteúdo, incapaz de se impor. O texto da Resolução petista ("Resolução sobre Conjuntura") faz elucubrações ridículas, mas ao mesmo tempo reveladoras, como a de chamar a operação Lava-Jato de "instrumento crucial na escalada golpista"-- além de deixar claro que o partido é contra o combate à corrupção que gerou, amamentou e criou, o PT faz uma distorção absolutamente cretina dessa operação judicial que é um marco em nossa história.

Aliás, no capítulo da corrupção, o PT faz outra autocrítica cínica e hipócrita dizendo que "foi contaminado pelo financiamento empresarial de campanhas", querendo com isso passar de corruptor a corrompido. Os petistas usam o mesmíssimo argumento das empreiteiras apanhadas pela Lava-Jato, que alegam que foram corrompidas e chantageadas pelo esquema de propinas montado principalmente pelo PT -- a confiar nessas argumentações, chegaríamos à situação singular de que no petrolão e no eletrolão só há corrompidos, nenhum corruptor ...

Na sua linha de se vitimizar o tempo todo, o PT na sua resolução deixa transparecer nitidamente que falhou em não aparelhar e operar devidamente setores-chave do país, citando explicitamente o Itamaraty, instituição tradicional que foi ridicularizada pelos governos petistas ao ser transformada em capacho e saco de pancadas do governo e de diplomacias vizinhas, além de ter sido usado como vaca de presépio de apoio aos governos bolivarianos regionais.

Haja saco para aturar tanto avestruz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário