quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Ecos dos atentados de Paris (II)

(Ver postagem anterior).

A radicalização de cidadãos franceses e sua adesão ao terrorismo são temas extremamente angustiantes para a França, que se encontra aturdida e visivelmente perdida quanto à abordagem a ser adotada para solucionar ou, pelo menos, minimizar esses problemas. Os números assustam: segundo o Le Figaro, existem hoje 571 franceses na Síria e no Iraque, e 141 já morreram na fronteira sírio-iraquiana; 16% dos radicalizados são menores de idade, 85 deles foram para o Iraque e a Síria; 25% dos radicalizados são mulheres, 199 delas estão atualmente na fronteira sírio-iraquiana; 3.800 descrições"pertinentes" foram cadastradas através do telefone anti-djihad.

No afã de tentar solucionar o problema da radicalização, o governo francês criou em outubro de 2014 com pompas e fanfarras um "núcleo de desradicalização" como demonstração de sua vontade de "pegar o touro do terrorismo pelos chifres". No verão deste ano, apenas alguns meses após os atentados de janeiro contra o Charlie Hebdo e o supermercado Cacher, esse núcleo simplesmente fechou suas portas.

Colocada  sob o controle do departamento de polícia de Paris, encarregado de aplicar na região parisiense o plano anti-djihad elaborado pelo Ministério do Interior, essa estrutura de "desdoutrinazação" era a primeira do gênero da França e chegou  a servir de modelo para outros países como a Bélgica, por exemplo, que montou uma unidade idêntica a ela. Mantida em um endereço secreto (?!...) exatamente em Saint-Denis, essa unidade francesa era composta de educadores, psiquiatras, mediadores, imãs e de vitimólogos, envolvidos em um trabalho de prevenção, em cooperação com as forças de segurança e os serviços de inteligência. 

A experiência fracassou porque o Estado jamais repassou à associação responsável pelo núcleo a verba indispensável para seu funcionamento, o que mostra a absoluta falta de diretriz do governo francês sobre o tema do combate à radicalização, apesar dos primeiros resultados alcançados pelo núcleo nos seus oito meses de vida. Nesse período, cerca de trinta famílias foram acompanhadas pelo núcleo, foram impedidos embarques para a Síria e dados de inteligência preciosos foram obtidos graças à proximidade com as famílias. Na opinião de Sonia Imloul, presidente da associação MPF (sigla francesa para Casa da Prevenção e da Família) responsável pelo núcleo, "a verdade é que o Estado jamais teve intenção de criar um verdadeiro dispositivo de luta contra a radicalização". 

Após os atentados de 13 de novembro, o primeiro-ministro Manuel Vals informou à Assembleia Nacional francesa a criação de uma nova estrutura para "jovens radicalizados"...

Os atentados da sexta-feira 13 exacerbaram os ânimos das autoridades e da população contra todos os possíveis focos muçulmanos de radicalização no país, colocando sob vigilância e ameaçando de expulsão do país os imãs considerados radicais. O Ministério do Interior francês estima que 3,5% das mesquitas e lugares de culto muçulmanos da França estão sob influência salafista, o movimento ortodoxo ultra-conservador do islamismo sunita, o que corresponde a 150 dos 2.500 desses locais existentes no país. Desde 2012, foram executadas 45 ordens de expulsão contra indivíduos, imãs ou outros, pertencentes a movimentos radicais do islamismo. Hoje porém, muitos especialistas consideram que a política de expulsão de imãs radicais preconizada pelo primeiro-ministro após os atentados recentes, por necessária que seja, não será suficiente porque o problema real dos vetores de difusão do radicalismo islamita se deslocou completamente. O doutrinamento dos jovens se faz hoje sobretudo pela internet.

No foco do anti-radicalismo foram colocados também os livros que pregam a djihad e a facilidade para adquirí-los em livrarias e shoppings. Após uma reportagem do Le Figaro em julho de 2014 sobre a presença nas prateleiras do Carrefour e da Fnac de livros preconizando a morte dos "hereges", e em seguida a uma petição com 17.000 assinaturas para a suspensão de sua venda, o Ministério do Interior explicou não possuir "os meios jurídicos para interditar tais livros". - "Há o apelo à djihad, mas não ao terrorismo", justificou-se ele à época.  MalikaSorel-Sutter, autora do livro "Decomposição francesa" protestou: "Mas isso acontece o ano inteiro! Nossos mortos não bastam para que tomem uma atitude? Eles sabem que hoje djihad = apelo ao assassinato dos "infiéis". Eles não podem mais portanto dar respaldo a isso. E hoje a legislação permite impedir que sejam divulgados apelos a assassinatos". Uma ação judicial a esse respeito foi apresentada em junho de 2015 pela organização Advogados Sem Fronteiras. 

Na última capa do livro La Voie du musulman (A Via do muçulmano), editado em 2014, lê-se que o autor, o sheik argelino Abou Bakr al-Jazairi "deixa transparecer aqui soluções conformes às exigências do mundo moderno". Ele preconiza: "É preciso que todos os muçulmanos, formando um único Estado ou vários Estados separados, se equipem com todos os tipos de armas. Eles devem também se aperfeiçoar e se aprimorar na arte militar defensiva e na ofensiva, para defender e atacar no momento oportuno para que o verbo de Deus triunfe e para propagar a justiça e a paz sobre a terra". 

Em seu livro Le Licite et l'Illicite (O Lícito e o Ilícito) (Edições al-Qalam, 2001), o sheik Youssef al-Qaradawi prescreve a eliminação dos homossexuais. No livro Les jardins des vertueux (Os jardins dos virtuosos), do imã sunita An-Nawawi, um capítulo é consagrado ao "mérito da guerra santa". Ali lê-se, por exemplo, que os crentes "combatem pela causa de Deus matando e se fazendo matar". 

O primeiro dos três livros citados não está mais em suas prateleiras, assegura a Fnac. Mas está disponível em seu site na internet, assim como o "O Lícito e o Ilícito". Quanto ao terceiro livro, ele foi localizado pelo Le Figaro em estoque com vários exemplares. Na área de avaliação no site -- a "nota do vendedor"-- lhe é atribuída a avaliação 4,69 sobre 5.

Além disso, uma obra nova apareceu nas estantes da Fnac: o "Livre de l'exhortation du bien et de l'interdiction du mal" (Livro de exortação do bem e interdição do mal), do teólogo do século XI al-Ghazali (publicado em outubro de 2014). Em um de seus trechos se lê: "Pode-se também conduzir à mobilização de soldados pela causa de Deus e para defender suas proibições. E como é permitido que os soldados se juntem para combater e submeter os incrédulos, consideramos igualmente permitido submeter e reprimir os corrompidos e os libertinos. Não há mal algum em matar um incrédulo, e o muçulmano que tomba em combate adquire o status de mártir". 

No Carrefour, afirma-se "não vender mais esse tipo de livro". Mas, em 2014 tratava-se de uma operação pontual para o ramadã. Não haverá mais a "operação ramadã"no ano seguinte? O Carrefour recusou-se a responder.

A Fnac explica que "não se pode assumir o papel dos poderes públicos", e que "não se pode censurar uma obra, qualquer que ela seja. Não há empecilho para que a Fnac faça nenhuma promoção ou qualquer exposição desse gênero de livro", insiste o serviço de comunicação da empresa. "Vê-se bem que certas obras merecem ser censuradas! Mas, seríamos atacados pelas editoras e, além de lhes dar publicidade, perderíamos a ação ...". 

Diretor do Observatório da Islamização, Joachim Veliocas, que solicitou a intervenção dos Advogados Sem Fronteiras, se diz "escandalizado com essa banalização do islamismo radical. Ao vender na seção "Islã" esses livros de extremistas salafistas ao lado de obras de vulgarização"-- enfatiza ele -- "a Fnac contribui para o amálgama entre os muçulmanos e o islã radical". 

Em sua queixa contra a Fnac por cumplicidade na provocação à violência, ao ódio racial  e aos atos de terrorismo, Gilles-William Goldnadel, presidente dos Advogados Sem Fronteiras, escreve que "essa disponibilização de "armas de guerra" ao grande público é ainda mais inaceitável porque seu alcance é colossal", em decorrência da grande presença da Fnac na França. 

Em uma correspondência de 12 de agosto de 2015 a Goldnadel, o ministro do Interior Bernard Cazeneuve afirmou que "nas obras de inspiração religiosa, se é possível exprimir-se com referência a passagens violentas existentes em um livro sagrado, os propósitos devem ser avaliados e devem respeitar as prescrições propostas pela lei francesa".  Mas a seção de imprensa do Ministério Público "muito reativa quando se trata de islamofobia", segundo Goldnadel, "se mostrou de uma inércia total no recebimento de nossa queixa".

O exposto acima nos mostra a variedade e a intensidade dos problemas acarretados pelo complexo relacionamento do governo e da sociedade franceses com o islamismo, radical ou não. Os muçulmanos radicais têm sabido usar à perfeição as principais armas à sua disposição para dominar o mundo: pela demografia (sua taxa de natalidade é altíssima), pelo doutrinamento e pelas armas. Quanto aos muçulmanos não radicais, o fator demográfico vem cumprindo muito bem seu papel de povoar o mundo com seus descendentes.

(cont.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário