domingo, 16 de agosto de 2015

Uma aula sobre a Manihot Esculenta, vulgarmente conhecida como mandioca -- e, de quebra, uma aula também sobre Antropologia e frases memoráveis

Depois do inesquecível "diuturna e noturnamente", mais exemplos memoráveis da exótica erudição de nossa governante (ou governanta, segundo ela mesma).



Dá p'ra imaginar o emocionante que deve ter sido a conquista da mandioca pelo Brasil...

Que Deus nos proteja nos próximos 3,5 anos.

*******
PS - Com seu dilmês e seu raciocínio ímpares, nossa governanta tem enriquecido substancialmente nosso humor, tanto o negro como o branco. Nas viagens internacionais ela inferniza a vida dos tradutores, que têm que fazer malabarismos para tentar entender o que ela diz e traduzí-lo para o homo e a femina sapiens.  Exemplos de 2014:


Terra curva

Frase: "Eu, para ir, eu faço uma escala. Para voltar, eu faço duas, para voltar para o Brasil. Neste caso agora nós tínhamos uma discussão. Eu tinha que sair de Zurique, podia ir para Boston, ou pra Boston, até porque... vocês vão perguntar, mas é mais longe? Não é não, a Terra é curva, viu?.
Quando: Em Havana, no dia 30 de janeiro de 2014.

O que ela queria dizer: Que a escala feita em Portugal na volta de Zurique era justificável.
**

Árvores plantadas pela natureza

Frase: “A Zona Franca de Manaus, ela está numa região, ela é o centro dela porque é a capital da Amazônia (…). Portanto, ela tem um objetivo, ela evita o desmatamento, que é altamente lucrativo – derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo".
Quando: Na cúpula da União Europeia, em Bruxelas, em 24 de fevereiro.
O que ela queria dizer: Que a Zona Franca de Manaus oferece uma alternativa econômica ao desmatamento. Em tempo: Manaus é a capital do Estado do Amazonas.
**

Cachorros

Frase: "É interessante que muitas vezes no Brasil, você é, como diz o povo brasileiro, muitas vezes você é criticado por ter o cachorro e, outras vezes, por não ter o mesmo cachorro. Esta é uma crítica interessante que acontece no Brasil".
Quando: Em 11 de abril, durante a inauguração de um sistema de saneamento básico em Porto Alegre (RS).
O que ela queria dizer: Que os críticos muitas vezes vezes são injustos.
**

Ciência

Frase: “E nós criamos um programa que eu queria falar para vocês, que é o Ciência sem Fronteiras. Por que eu queria falar do Ciência sem Fronteiras para vocês? É que em todas as demais... porque nós vamos fazer agora o Ciência sem Fronteiras 2. O 1 é o 100 000, mas vai ter de continuar fazendo Ciência sem Fronteiras no Brasil”.
Quando: Em 7 de maio, no Rio de Janeiro, durante a 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
O que ela quis dizer: A segunda etapa do Ciência Sem Fronteiras é essencial, apesar de a primeira edição do programa ter atendido 100.000 estudantes.
**
"Eu quero destacar que, além de ser a maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, mas, além disso, ali tem o maior volume de água doce do planeta, e também é uma região extremamente atrativa do ponto de vista mineral. Por isso, preservá-la implica, necessariamente, isso que o governo brasileiro gasta ali. O governo brasileiro gasta um recurso bastante significativo ali, seja porque olhamos a importância do que tiramos na Rio+20 de que era possível crescer, incluir, conservar e proteger." -- Discurso em Bruxelas, em fevereiro de 2014, na sede do Conselho da União Europeia (ver postagem anterior).
**

"Uma nação é grande porque sua população é grande".

"Primeiro eu queria dizer que tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que o respeito pelo ET de Varginha está garantido". (Entrevista a uma rádio de Varginha em 07/8/2013).

"Paes é o prefeito mais feliz do mundo, que dirige a cidade mais importante do mundo e da Galáxia. Por que da Galáxia? Porque a Galáxia é o Rio de Janeiro. A Via Láctea é fichinha perto da galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito". (Discurso no aniversário do Rio, em 01/3/2015).


"Eu quero adentrar pela questão da inflação e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo". (Discurso em 16/4/2013 em Belo Horizonte, na cerimônia de relançamento da produção nacional de insulina).

"O dia da criança é o dia da mãe, do pai, das professoras, mas também é o dia dos animais. Sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante”. (Discurso ao anunciar investimentos em mobilidade urbana em Porto Alegre em 12/10/2013).



Nenhum comentário:

Postar um comentário