segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Tinta de parede "devolve" qualquer líquido que receber, inclusive e principalmente urina

[Em postagem anterior abordei a questão dos mijões de rua, principalmente nos dias de carnaval. Recentemente, voltei a abordar esse tema na minha página no Facebook. Esse problema  dos mijões de rua é universal, embora em escalas diferentes em termos de incidência. Por causa disso, o departamento de obras públicas de S. Francisco (EUA) está testando um tipo de tinta que "repele" o líquido que receber -- no caso de um mijão, sua urina é devolvida contra ele, como mostra reportagem da Reuters publicada no Brasil Post que reproduzo a seguir. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]


A agência de obras públicas de São Francisco está testando uma pintura repelentenas paredes em áreas atingidas por urina. Qualquer pessoa urinando nas paredes especialmente tratadas será alvejado por um spray.

O diretor de obras públicas cidade, Mohammed Nuru teve a ideia quando leu na mídia social sobre o uso da pintura em Hamburgo, distrito [sic] da Alemanha para evitar que bebedores de cerveja 'aliviassem' na rua.

A pintura é classificada como um revestimento hidrofóbico que irá repelir a maioria dos líquidos.

"A urina vai cair nas calças e nos sapatos. A ideia é que eles pensem duas vezes antes de urinar em público", disse Rachel Gordon, porta-voz do departamento de obras públicas.
Em um programa piloto, São Francisco na semana passada pintou nove paredes em áreas em torno de bares e outras áreas com grandes populações de rua. "Espere! ... vá aliviar no lugar apropriado", dizem os sinais afixados perto da pintura. Os sinais são em inglês, chinês e espanhol.

O custo da pintura das paredes é muito menor do que o envio de trabalhadores para limpar áreas, disse ela. A cidade recebe centenas de pedidos por ano para limpar urina.

[A experiência de Hamburgo citada no texto é mostrada no vídeo a seguir.]





Nenhum comentário:

Postar um comentário