quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cinco obras importantes no Brasil, algumas atrasadas há décadas, todas com as impressões digitais de empresas públicas

[Dos sinais mais claros e inequívocos da incompetência de uma empresa e de seus executivos são a incapacidade de investir todos os recursos à sua disposição e, além disso, o descumprimento crônico de seus cronogramas de obras. Uma análise fria dessa realidade, sem patriotadas, mostra de imediato que as empresas públicas são eternas candidatas a se encaixarem nesses figurinos. Sua motivação nem sempre -- ou raramente -- é fazer o que é de interesse prioritário para o país, essas empresas são geralmente reféns do clientelismo e do fisiologismo políticos, são cabides de empregos e têm que primeiro atender aos políticos que com elas se locupletam.

E as empresas privadas, à luz do que mostra a Operação Lava-Jato? Obviamente, são/têm sido instrumentos ativos e passivos de corrupção sempre que encontram caldo de cultura para isso, o que sói acontecer quando se trata de obras para governos (federal, estadual e/ou municipal). Não há casamento sem noivos. Como atrás das empresas públicas há uma pletora de políticos e seus prepostos, o caldo de cultura da pilantragem e da irresponsabilidade está sempre presente e muito ativo. A reportagem a seguir, de Raphael Martins do site Exame.com, mostra as cinco obras atrasadas mais antigas do Brasil -- sem qualquer surpresa, infelizmente, todas elas têm empresas públicas direta e/ou indiretamente responsáveis por sua (não) execução a tempo e a hora. Quem paga essas malditas contas somos sempre nós, os contribuintes. Os aumentos de custos das obras listadas são hiperbólicos na esmagadora maioria dos casos: 50% para Angra 3, -- 373% para o metrô de BH, -- 6.641,5% para o metrô de Recife, -- 4.661% para o metrô de Fortaleza!  O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

Mais de três décadas de atraso


Não bastasse o envolvimento com o esquema de desvios de dinheiro investigado na Operação Lava Jato, a obra da usina nuclear Angra 3 é a mais antiga do Brasil. Entre todas as contruções presentes no Anuário de Infraestrutura de Exame de 2014, ela é a única que começou a ser construída ainda nos anos 80.
As atividades de preparação do terreno de Angra 3 começaram em 1984, mas permaneceram paradas por 20 anos devido a problemas econômicos e à desaceleração do programa nuclear brasileiro. Somente em 2010 foram autorizadas as obras de concretagem do reator da usina, data que a Eletronuclear considera marco zero da obra. Do início ao fim previsto atualmente, serão 34 anos de obras. Ainda não se sabe, porém, se os desdobramentos da Lava Jato vão influenciar na data de entrega.
Nada se compara a Angra 3, mas outros canteiros de obra também estão próximos a completar duas décadas de existência.
Expansões e novas implementações nos metrôs de Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Fortaleza (CE) não devem ficar prontos antes de 19 anos de reformas. Todos são tocados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e sofrem principalmente com a falta de verbas que vinham do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que murchou nos últimos anos.
Por último, fica o asfaltamento da rodovia ERS-347, que liga os municípios de Lagoão e Segredo, no Rio Grande do Sul. O Departamento Autônomo das Estradas de Rodagem (Daer-RS), responsável pela obra, teve uma série de problemas ao longo dos anos com a empresa licitada para a obra. Um novo contrato foi feito em 2014, com previsão de término para 2016. Isso significa 18 anos de espera ao todo.

Confira na galeria os detalhes das cinco obras mais antigas do Brasil, segundo o Anuário de Infraestrutura de Exame.


1º lugar: Eletronuclear – Usina Nuclear Angra 3 (RJ)


Usina Angra 3 em construção - (Foto: Divulgação/Eletronuclear)


Obra
Usina Nuclear Angra 3
Descrição do projeto Construção de usina nuclear com capacidade de geração de energia elétrica de 1.405 MW


Contratante/licitante ou executora Eletronuclear
Estado RJ
Tipo de obra Implantação
Orçamento inicial 9,9 bilhões de reais
O valor inicial já foi revisto? Sim – 14,9 bilhões e reais
Origem dos recursos Próprios/Público
Estágio atual Em andamento
Empecilhos para execução do projeto Financeiro/Legal
Data do início da obra 1984
Data prevista para conclusão 2018
Espera para conclusão 34 anos
Estágio da obra (%)? 57,00%


2º lugar: CBTU – Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte


Linha de trem entre Eldorado e Vilarinho já demora 20 anos para ficar pronta - (Foto: Divulgação/CBTU)


Obra
Metrô de Belo Horizonte – Linha 1
Descrição do projeto Construção de linha de trem metropolitano entre Eldorado e Vilarinho (28,2 km)
Contratante/licitante ou executora CBTU
Estado MG
Tipo de obra Implantação/Reforma
Orçamento inicial 171 milhões de reais
O valor inicial já foi revisto? Sim – 810 milhões de reais
Origem dos recursos Público
Estágio atual Fase final
Empecilhos para execução do projeto Financeiro/Político (PAC)
Data do início da obra 1995
Data prevista para conclusão 2015
Espera para conclusão 20 anos
Estágio da obra (%)? 99,50%


3º lugar: CBTU – Linhas Centro e Sul do Metrô de Recife

Intervenções nas linhas Centro e Sul de Recife estão previstas para terminar em 2017, completando 19 anos de obras - (Foto: Divulgação/CBTU)


Obra
Metrô de Recife – Linhas Sul e Centro
Descrição do projeto
Construção de estações e terminais de passageiros, implantação dos sistemas de eletrificação, bilhetagem automática e recuperação da frota antiga de 25 trens e mais 15 novos. Na Linha Centro, melhorias no trecho entre Recife e Rodoviária, expansão de 4,7 km de via
Contratante/licitante ou executora
CBTU
Estado PE
Tipo de obra Implantação/reforma
Orçamento inicial 178 milhões de reais
O valor inicial já foi revisto? Sim – 1,2 bilhão de reais
Origem dos recursos Público
Estágio atual Em andamento
Empecilhos para execução do projeto Financeiro/Político (PAC)
Data do início da obra 1998
Data prevista para conclusão 2017
Espera para conclusão 19 anos
Estágio da obra (%)? 92,00%

4º lugar: CBTU – Linha Sul do Metrô de Fortaleza


Projeto de duplicação da Linha Sul, reforma de estação e compra de trens demorará 19 anos para ser concluído - (Foto: Divulgação/CBTU)

Obra
Metrô de Fortaleza – Vila das Flores-João Felipe
Descrição do projeto Duplicação e eletrificação da Linha Sul (24,1), reforma de 18 estações, aquisição de 25 trens
Contratante/licitante ou executora CBTU
Estado CE
Tipo de obra Implantação
Orçamento inicial 357 milhões de reais
O valor inicial já foi revisto? Sim – 1,7 bilhões de reais
Origem dos recursos Público
Estágio atual Iniciada
Empecilhos para execução do projeto Técnico
Data do início da obra 1999
Data prevista para conclusão 2018
Espera para conclusão 19 anos
Estágio da obra (%)? 91,00%


5º lugar: Daer-RS – Asfaltamento da ERS-347


Asfaltamento da ERS-347 passou por nova licitação no ano passado para concluir a obra até 2016 - (Foto: Reprodução/RBS)

Obra
ERS-347
Descrição do projeto Pavimentação entre os municípios de Segredo e Lagoão (27,540 km)
Contratante/licitante ou executora Daer-RS/Arcol Engenharia
Estado RS
Tipo de obra Implantação
Orçamento inicial NI
O valor inicial já foi revisto? Sim – NI
Origem dos recursos Público
Estágio atual Parada
Empecilhos para execução do projeto Financeiros
Data do início da obra 1998
Data prevista para conclusão 2016
Espera para conclusão 18 anos
Estágio da obra (%)? NI




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