sexta-feira, 14 de agosto de 2015

20 anos sem Tom Jobim (III)

Ver postagem anterior

Desafinado (1958)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérprete: João Gilberto



Se você disser que eu desafino amor 
Saiba que isso em mim provoca imensa dor 
Só privilegiados têm ouvido igual ao seu 
Eu possuo apenas o que Deus me deu 
Se você insiste em classificar 
Meu comportamento de antimusical 
Eu, mesmo mentindo devo argumentar 
Que isto é bossa nova 
Que isto é muito natural 
O que você não sabe, nem sequer pressente 
É que os desafinados também têm um coração 
Fotografei você na minha Rolleiflex 
Revelou-se a sua enorme ingratidão 

Só não poderá falar assim do meu amor 
Este é o maior que você pode encontrar, viu/ 
Você com a sua música esqueceu o principal 
Que no peito dos desafinados 
No fundo do peito bate calado 
Que no peito dos desafinados 
Também bate um coração 


Discussão (1958)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérprete: Leila Pinheiro


Se você pretende sustentar opinião 
E discutir por discutir 
Só prá ganhar a discussão 
Eu lhe asseguro, pode crer 
Que quando fala o coração 
Às vezes é melhor perder 
Do que ganhar, você vai ver 
Já percebi a confusão 
Você quer ver prevalecer 
A opinião sobre a razão 
Não pode ser, não pode ser 
Prá que trocar o sim por não 
Se o resultado é solidão 
Em vez de amor, uma saudade 
Vai dizer quem tem razão 


É preciso dizer adeus (1958)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Tom Jobim & Edu Lobo


É inútil fingir 
Não te quero enganar 
É preciso dizer adeus 
É melhor esquecer 
Sei que devo partir 
Só nos resta dizer adeus 

Ah, eu te peço perdão 
Mas te quero lembrar 
Como foi lindo 
O que morreu 

E essa beleza do amor 
Que foi tão nossa 
E me deixa tão só 
Eu não quero perder 
Não quero enganar
Não devo trair 
Porque tu foste pra mim 
Meu amor 
Como um dia de sol


Modinha (1958)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Tom Jobim & Elis Regina 


Não
Não pode mais meu coração
Viver assim dilacerado
Escravizado a uma ilusão
Que é só desilusão

Ah, não seja a vida sempre assim
Como um luar desesperado
A derramar melancolia em mim
Poesia em mim

Vai, triste canção, sai do meu peito
E semeia a emoção
Que chora dentro do meu coração
Coração 


Estrada do sol (1958)

Tom Jobim & Dolores Duran -- Intérpretes: Yamandu Costa & Dominguinhos (1° vídeo) e Lúcio Alves (2° vídeo)



É de manhã
Vem o sol mas os pingos da chuva que ontem caiu
Ainda estão a brilhar
Ainda estão a dançar
Ao vento alegre
Que me traz esta canção

Quero que você me dê a mão
Que eu vou sair por aí
Sem pensar no que foi
que sonhei
Que chorei, que sofri
Pois a nossa manhã
Já me fez esquecer
Me dê a mão vamos sair p'ra ver o sol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário