terça-feira, 11 de agosto de 2015

20 anos sem Tom Jobim (II)

Ver postagem anterior.


Só saudade (1956)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérpretes: Leny Andrade & Cristóvão Bastos



Só saudade 
Foi o pouco que ficou 
Só saudade 
Pois o resto ela levou 
Sozinho eu vivo a sonhar 
Seus olhos, sua boca que diz vou voltar 

Só saudade 
Foi o que restou pra mim 
Só saudade 
Pois o resto teve fim 
Amor como este não há de encontrar 
Nunca mais 
Nunca mais 


Eu não existo sem você (1957)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérprete: Maria Bethania

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim 
Que nada nesse mundo levará você de mim 
Eu sei e você sabe que a distância não existe 
Que todo grande amor 
Só é bem grande se for triste 
Por isso, meu amor 
Não tenha medo de sofrer 
Que todos os caminhos me encaminham pra você 

Assim como o oceano 
Só é belo com luar 
Assim como a canção 
Só tem razão se se cantar 
Assim como uma nuvem 
Só acontece se chover 
Assim como o poeta 
Só é grande se sofrer 
Assim como viver 
Sem ter amor não é viver 
Não há você sem mim 
E eu não existo sem você 


Por causa de você (1957)

Tom Jobim & Dolores Duran -- Intérpretes: Nana Caymmi & Tom Jobim


Ah, você está vendo só 
Do jeito que eu fiquei 
E que tudo ficou 
Uma tristeza tão grande 
Nas coisas mais simples 
Que você tocou 
A nossa casa querido 
Já estava acostumada 
Guardando você 
As flores na janela 
Sorriam, cantavam 
Por causa de você 
Olhe meu bem nunca mais 
Nos deixe por favor 
Somos a vida e o sonho 

Nós somos o amor 

Entre meu bem por favor 

Não deixe o mundo mau lhe levar outra vez 

Me abrace simplesmente 

Não fale, não lembre 
Não chore meu bem 

Aula de matemática (1958)

Tom Jobim & Marino Pinto -- Intérprete: Márcia



Pra que dividir sem raciocinar 
Na vida é sempre bom multiplicar 
E por A mais B 
Eu quero demonstrar 
Que gosto imensamente de você 

Por uma fração infinitesimal, 
Você criou um caso de cálculo integral 
E para resolver este problema 
Eu tenho um teorema banal 

Quando dois meios se encontram desaparece a fração 
E se achamos a unidade 
Está resolvida a questão 

Prá finalizar, vamos recordar 
Que menos por menos dá mais amor 
Se vão as paralelas 
Ao infinito se encontrar 
Por que demoram tanto os corações a se integrar? 
Se infinitamente, incomensuravelmente, 
Eu estou perdidamente apaixonado por você. 



Caminhos cruzados (1958)

Tom Jobim & Newton Mendonça -- Intérprete: Gal Costa (vídeo 1) e Caetano Veloso (vídeo 2)




Quando um coração que está cansado de sofrer 
Encontra um coração também cansado de sofrer 
É tempo de se pensar 
Que o amor pode de repente chegar 
Quando existe alguém que tem saudade de outro alguém 
E esse outro alguém não entender 
Deixe esse novo amor chegar 
Mesmo que depois seja imprescindível chorar 
Que tolo fui eu que em vão tentei raciocinar 
Nas coisas do amor que ninguém pode explicar 
Vem nós dois vamos tentar 
Só um novo amor pode a saudade apagar 







Chega de saudade (1958)

Tom Jobim & Vinicius de Moraes -- Intérpretes: Tom Jobim & coro feminino [Ana Lontra Jobim (2ª mulher de Tom), Beth Jobim (filha de Tom), Paula Morelenbaum (mulher do violoncelista Jacques Morelenbaum), Maúcha Adnet e Simone Caymmi (mulher de Danilo Caymmi)]





Vai minha tristeza
E diz a ela
Que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque eu não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade
É que sem ela não há paz
Não há beleza
É só tristeza
E a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim, não sai

Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos
Que eu darei na sua boca

Dentro dos meus braços
Os abraços
Hão de ser milhões de abraços
Apertado assim
Colado assim
Calado assim
Abraços e beijinhos
E carinhos sem ter fim
Que é prá acabar com esse negócio
De viver longe de mim
Vamos deixar desse negócio
De você viver sem mim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário