sábado, 8 de novembro de 2014

O Ipea só é poupado por Dilma NPS se e quando não gerar resultados negativos para o governo da madame

O timing da divulgação, o conteúdo e as diversas interpretações da recente pesquisa do Ipea sobre a situação da pobreza extrema no Brasil mostram pelo menos duas coisas evidentes: i) o governo Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saia) nítida e inequivocamente impediu que o resultado da pesquisa viesse a público durante a campanha do segundo turno para evitar repercussões negativas sobre a candidatura da madame -- mais uma vez a nossa Dama de Ferrugem foi leviana, embora ela e o NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula), especialmente este, tenham dado falso chilique porque Aécio Neves teria aplicado à ex-guerrilheira esse adjetivo (quem quiser ter a certeza de que Dilma NPS é e tem sido reiteradamente leviana, é só ver o significado dessa palavra no Dicionário Houaiss); -- ii) o resultado da pesquisa foi analisado com jogos de palavras e ginásticas verbais, principalmente pelo governo, mas o tema central ficou de lado.

Para entender o que está por trás do resultado da pesquisa do Ipea, vejamos algumas das manchetes da nossa imprensa e sites diversos apenas este ano:

Brasil está mais próximo de erradicar a extrema pobreza, diz Ipea -- Site do PT, 27/5/2014

Segundo Ipea, Dilma inflou dado sobre diminuição da miséria -- Folha de S. Paulo, 12/6/2014 -- Esta reportagem demonstra que Dilma NPS já vinha manipulando os dados sobre a miséria no Brasil nos governos petistas já meses antes da eleição de outubro passado, e por isso já vinha chutando a canela do Ipea por debaixo da mesa. Nossa ex-guerrilheira é PhD em manipulação de dados e informações. É bom comparar esta reportagem com a anterior, da Agência PT. Vejamos os gráficos abaixo, da Editoria de Arte/Folhapress, publicados pela Folha na reportagem citada, lembrando sempre que esta polêmica se deu já em junho deste ano e não agora:


Diretor do Ipea pede demissão devido à proibição de divulgação de dados de pesquisa durante a campanha eleitoral -- Estado de Minas, 19/10/2014 -- O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Herton Ellery Araújo, colocou o cargo à disposição por não concordar com a proibição, no período eleitoral, de divulgação de um levantamento inédito sobre o número de miseráveis na gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Apesar de Herton não ter falado publicamente sobre a saída, líderes da oposição afirmam que o motivo é o “aparelhamento feito pelo PT” na instituição. “O PT está acobertando algo que não interessa ao governo. Mas essa informação é da nação, e não de um partido”, criticou o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR).

Ipea mostra que aumentou o número de miseráveis no país em 2013 -- O Globo, 05/11/2014

Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta pela primeira vez em dez anos -- EBC (Empresa Brasil de Comunicação, empresa estatal), 05/11/2014 -- Esta informação, do próprio governo,  comparada com as duas primeiras infos desta lista mostra que o PT e Dilma NPS são péssimos profetas e/ou mistificadores.

Ministro nega ter 'segurado' dados do estudo do Ipea -- Estadão, 06/11/2014 -- O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, tentou desqualificar o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que diz que o número de brasileiros em condição de extrema pobreza voltou a subir em 2013.

Governo pede para IBGE analisar dados do Ipea sobre miséria -- G1, 06/11/2014 -- A assessoria do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, informou nesta quinta-feira (6) que o governo pediu ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analise os dados divulgados nesta quarta (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) sobre o número de miseráveis no país. Mercadante reuniu-se nesta manhã com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello para discutir o assunto. Esta notícia e a anterior (digo eu e não as fontes citadas) demonstram a costumeira tática do PT e de Dilma NPS de tentar desqualificar pessoas físicas e jurídicas que emitem dados e informações que os desagradam. Aqui, se joga um instituto de pesquisa contra outro, publicamente. O governo determinou que o IBGE faça uma auditoria no trabalho do Ipea, o que é péssimo para ambas as instituições.

O Ipea é um órgão estatal. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Ser órgão de pesquisa de suporte a governo é péssimo negócio na era petista e especialmente no governo Dilma NPS, porque se produzir resultados que contrariem a petralhada a esculhambação pública pela patroa é certa e virulenta.

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também é um órgão público de larga tradição de credibilidade. O IBGE é uma entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais.

Por serem estatais, tanto o Ipea quanto o IBGE vivem permanentemente com a espada de Dâmocles do governo sobre suas cabeças, o que é terrível quando se tem uma presidente com o autoritarismo e a instabilidade emocional de Dilma NPS. O cerne do problema é que Dilma NPS usa sempre de dois pesos e duas medidas: ela e seus ministros e assessores diretos podem fazer pedaladas e mutretas contábeis à vontade e manipular dados e informações a seu bel prazer, a tolerância é infinita. Mas, se um desses institutos comete qualquer engano contra o governo, o céu vem abaixo. Os governos petralhas adotaram a máxima de que "o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde". No PT, pau que dá em Chico não dá em Francisco, e vice-versa.

O IBGE já passou pela inquisição de Dilma NPS este ano. Para evitar que informações negativas sobre o desempenho da economia causassem danos à candidatura da madame o governo interveio politicamente em abril de 2014 no IBGE , um respeitado órgão público que deveria primar pela independência.

Em 19/9/2014, o IBGE publicou Nota Oficial em que dizia no primeiro parágafo: "O IBGE vem a público, por meio desta nota, informar que foram verificados erros nos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013, após a sua divulgação, ontem (18/09/2014)".

Dilma NPS disse em 21/9 que o erro do IBGE havia sido "banal" e de "fácil detecção", o que no entanto não a impediu de mandar instalar no instituto no dia 19/9 -- dois dias antes de sua declaração de "minimização" do problema e no mesmo dia da nota do IBGE -- duas comissões de sindicância a propósito, ou a pretexto, da falha.  Depois da intervenção política, o IBGE sofreu uma intervenção de fato do governo Dilma NPS. Mais uma leviandade e jogo duplo da madame.

Agora, a bola da vez é o Ipea, pela segunda vez, por motivos completamente diversos. Em abril, o Ipea se envolveu em outro imbróglio com Dilma NPS por um erro inadmissível de sua exclusiva responsabilidade. Em nota oficial, o órgão teve que pedir desculpas por afirmar que, de acordo com uma pesquisa divulgada pela instituição, 65% dos brasileiros concordavam que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo mereciam ser atacadas”. O erro, de acordo com o órgão, ocorreu devido à troca de informações de dois gráficos. Na verdade, 26% dos entrevistados concordavam que a roupa que a mulher usa justificava uma agressão. Enquanto 65% atestavam que “mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar”.

Agora, o Ipea não fez nada de errado. A decisão do governo de sonegar à população informações de um órgão de pesquisa do Estado porque eram potencialmente perigosas à candidatura da madame é leviano, irresponsável e criminoso. Diante desse e de outros fatos, o PT e Dilma NPS não têm absolutamente moral alguma para criticar a Veja pela reportagem de capa que publicou à véspera da votação do segundo turno. A revista foi sensacionalista e oportunista mas, à exceção do direito de resposta da presidente, ninguém processou criminalmente a revista por calúnia e difamação até agora -- estranho, né? Bem ou mal, a revista exerceu seu jornalismo -- os incomodados que a processem. Já o governo Dilma NPS preferiu jogar seu esporte preferido: mentir, escamotear a verdade, fugir da responsabilidade dos fatos e ludibriar seus eleitores e a população em geral. Os 54 milhões de reeleitores da madame devem estar felizes da vida.

Dilma NPS é uma valentona que não tolera verdades que a desagradam. Torpedeou CPIs da Petrobras, blindou a presidente da estatal Graça Foster contra a atuação do TCU, interveio no IBGE e agora faz o mesmo com o Ipea. Que figura!

O vídeo abaixo nos permite uma visão perfeita do que ocorre no momento com as instituições Ipea e IBGE e o governo Dilma NPS, representada no vídeo pela monitora das atividades dos dois macacos. O macaco da esquerda chama-se "Ipea" e o da direita "IBGE". O vídeo mostra o exato momento em que o "Ipea", por ter gerado resultados complicados e potencialmente negativos para Dilma NPS, passa a receber pepino em vez de uva, que só e dada ao "IBGE" (enquanto ele não gerar dificuldades para a madame, claro). A reação do "Ipea" retrata a insatisfação interna do instituto de mesmo nome desde a crise de outubro. Na realidade, a crise entre o governo Dilma NPS e o Ipea já vem ocorrendo desde junho deste ano.




(YouTube)

Um comentário:

  1. Meus parabéns pelo excelente texto e o vídeo fantástico para configurar sobre a atual situação . Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir