segunda-feira, 7 de julho de 2014

Marinha do Brasil, o cisne branco que navega em mar marrom de cocô

O Globo de hoje traz a notícia estarrecedora e revoltante de que nossa Marinha (de guerra) lança esgoto in natura na Baía da Guanabara, em sua base militar na Ilha das Cobras. A guardiã constitucional de nossas águas comete acintosa e impunemente o crime de poluir o patrimônio que tem por obrigação defender.

O esgoto gerado pelas dez mil pessoas que circulam na base é lançado na Baía. Aconclusão da ligação entre a rede de esgotos local e a da Cedae -- orçada na merreca de R$ 8,24 milhões -- foi adiada para dezembro deste ano. A Marinha alega que o atraso de um ano na conclusão dos trabalhos se deveu ao fato de duas licitações anteriores não terem atraído interessados. A Cedae afirma que há quatro anos a rede da Ilha tem acesso à sua rede formal, faltando apenas a Marinha fazer a tal conexão para interromper a poluição.

Tendo como pano de fundo os bilhões que o governo de Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias) gastou com os estádios da Copa, os R$ 8 milhões citados acima são absurda e revoltantemente ridículos. Quer dizer que nossas Forças Armadas -- e a Marinha em particular -- não têm um setor de engenharia capaz de fazer uma rede de esgotos?! Se o Exército é capaz de fazer estradas (que exigem sistemas de drenagens às vezes complexos) e pontes, não consegue projetar e construir uma rede para canalizar o cocô dessa base da Marinha?!

Essa história é mais um exemplo da burocracia burra que domina nosso setor público. Serviços de primeira e absoluta necessidade -- como no caso presente -- podem ser adiados seguidamente por causa do excesso de "zelo" com que nossas autoridades decidem às vezes -- e demagogicamente -- cumprir a Lei 8.666 e outros que tais. Já para as obras da Copa, dona Dilma NPS passou o trator por cima disso e criou até um sistema de "flexibilização" para elas.  É a velha hipocrisia pilantra da petralhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário