sábado, 17 de maio de 2014

Para quem gosta de música e de conhecer um pouco do mundo através dela, o "Playing for Change" é fantástico!

"Playing for Change" é um projeto multimídia criado com o objetivo de unir músicos do mundo inteiro em prol de mudanças globais . Integra o projeto a Playing for Change Foundation, uma organização não-governamental que tem construído escolas de música em comunidades carentes . O projeto produz discos e vídeos com músicos como Grandpa Elliot e Keb'Mo junto a artistas desconhecidos de várias partes do mundo, tocando versões de canções conhecidas e composições próprias. 

Trata-se de uma iniciativa diferente e única, que nos dá a oportunidade inestimável e inesquecível de ver um mesmo tema musical tocado e cantado por artistas do mundo inteiro, com seus instrumentos, suas vestes e suas vozes incríveis. Nos permite perceber o poder fantástico da música na superação de diferenças, quaisquer que elas sejam. Reproduzo a seguir trechos do site do Playing for Change que conta sua história.

O Playing for Change (PFC) é um movimento para inspirar e conectar o mundo através da música. A ideia para esse projeto veio de uma crença comum de que a música tem o poder de romper fronteiras e superar as distâncias entre as pessoas.

O PFC nasceu em 2002 como uma visão compartilhada entre seus cofundadores, Mark Johnson e Whitney Kroenke, de alcançar as ruas da América com um estúdio de gravação e câmeras móveis em busca da inspiração e da emoção das pessoas. Essa jornada musical resultou no documentário premiado "Uma descoberta cinematográfica dos músicos de rua". 

Em 2005, Mark Johnson estava andando por Santa Mônica, Califórnia, quando ouviu a voz de Roger Ridley cantando "Stand by Me". Roger tinha tanto sentimento e convicção em sua voz , que Mark o abordou sobre a possibilidade de cantar "Stand by Me" como uma Canção ao Redor do Mundo (Song Around The World). Roger aceitou a ideia e Mark, quando retornou com o equipamento de gravação e as câmeras, perguntou-lhe : "com uma voz como essa, por que você canta na rua?". Roger respondeu-lhe: "cara, estou no negócio chamado Alegria, saí para estar com as pessoas". Desde aquele dia, a equipe do PFC tem viajado pelo mundo, gravando e filmando músicos, criando Canções ao Redor do Mundo e construindo uma família global.

É possível baixar os vídeos e músicas do PFC em todos os bons sites disponíveis na Internet para isso. Reproduzo abaixo alguns desses vídeos, baixados do You Tube (acessar com 'playing for change'). No primeiro vídeo ('Imagine'), assim que ele terminar clique no "stop", senão entrarão outros sons e músicas).



Imagine (John Lennon) - Playing for Change (You Tube).


Stand by Me (Ben E. King, Jerry Leiber & Mike Stoller) - Gravado em Paraty em junho de 2011 (You Tube).


For nature (instrumental) - (You Tube).


Satchita (com a participação de Sandra de Sá e vários outros músicos brasileiros) - (You Tube).


Grove in G - (You Tube)


Higher Ground - (You Tube)


War/No More Trouble - (You Tube)


Where There Is Love - (You Tube).

Um comentário:

  1. Caro Vasco, a primeira produção desse projeto foi "Stand by me", onde o Mark Johnson aparece:

    https://www.youtube.com/watch?v=bKpdtp4ZWM8

    Imbatível...

    Abs.
    Paulo

    ResponderExcluir