quinta-feira, 24 de abril de 2014

Também na saúde o Brasil faz feio em ranking mundial -- claro, são 11 anos de PT

Em seu site, a Veja publicou em 23/4 uma tabela com a classificação da eficiência dos serviços de saúde  de 48 países feita pela Bloomberg, portal americano especializado em economia. O Brasil ficou em último lugar, p'ra não perder a pose nem o costume. A Bloomberg atribuiu uma nota para cada país. Para o cálculo, foram usados critérios de expectativa de vida, média do custo do serviço de saúde e quanto esse custo representa comparado ao PIB per capita de cada país. Faltou informar que esse levantamento é de outubro de 2013. -- Clique na imagem, se quiser ampliá-la. --  O Brasil consegue ser muito pior que a Venezuela, que vive num caos há anos.





Quem quiser ver o levantamento completo da Bloomberg é só acessar seu site. Entre as informações surpreendentes desse levantamento é que os EUA estão pessimamente classificados, apenas um posto acima do Brasil! O custo dos serviços de saúde em porcentagem do PIB per capita do Brasil (9,9%) é 2,6 vezes maior que o de Hong Kong (3,8%), o primeiro da lista da Bloomberg -- a nota de Hong Kong foi 92,6 contra 17,4 do Brasil.

O México é o 15° colocado no ranking da Bloomberg, com nota 54,9 e gastos de 6,4% do PIB per capita. A Venezuela é a 26ª colocada, com nota 48,3 e gastos de 4,3% do PIB per capita.

Várias conclusões podem ser tiradas desse ranking, uma delas é que o atendimento de saúde no Brasil é caro e ruim. No nosso caso, mais uma prova da incompetência e da ineficiência do Estado em nos atender naquilo que é uma de suas responsabilidades básicas. E o pior é ver e ouvir Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias) em suas repetidas mentiras institucionais, afirmar que seu governo deu uma guaribada na saúde pública e botou-a nos eixos. Com a palavra os petistas e os eleitores da madame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário