quarta-feira, 16 de abril de 2014

Google registra patente de lentes de contato com microcâmeras

[A reportagem abaixo foi publicada no Olhar Digital de 14/4.]


Foto: Divulgação/Google

O escritório de patentes dos Estados Unidos recebeu uma solicitação do Google que possibilitaria ampliar os conceitos do Glass e levá-lo diretamente para o olho do usuário. A empresa registrou o pedido de patente para uma tecnologia que permitiria incluir microcâmeras em lentes de contato. A tecnologia poderia ser usada para fotografar o que o usuário enxerga, mas também poderia servir como método de orientação para uma ferramenta de auxílio a pessoas cegas.



Lentes de contato inteligentes não são novidade para o Google. A empresa já revelou o desenvolvimento de lentes especiais para diabéticos, que são capazes de medir constantemente os índices de glicose no sangue do usuário de forma razoavelmente menos invasiva.

A patente indica que o Google quer continuar investindo nesta área, mas pensando em outros públicos. Os cegos poderiam se beneficiar bastante da tecnologia, permitindo a identificação de objetos no caminho e o monitoramento do ambiente ao seu redor para permitir que o usuário se locomova com mais segurança. Claro, a tecnologia também poderia ser aplicada ao consumidor comum, que poderia ter acesso a uma visão de realidade aumentada, com recursos de saúde. Neste sentido, estas lentes poderiam ser o sucessor do Glass.

Vale lembrar que se trata apenas de uma patente solicitada pelo Google. Grandes empresas registram novos documentos aos montes e apenas uma pequena fração acaba sendo aplicada a um produto final, então é possível que isso nunca saia do papel. Mesmo assim, mostra que a companhia pensa em seguir este caminho.

O jornal O Globo de hoje também divulga essa notícia. Diz o jornal carioca que a solicitação de patente número 20140098226 é datada de 10 de abril, de autoria de Nathan Pletcher, Babak Amirparviz e Olivia Hatalsky, da Google. O documento descreve um dispositivo composto de uma lente de contato cujo substrato contém um ou mais componentes de captura de imagem — câmeras. Essas câmeras podem estar localizadas dentro do próprio substrato ou sobre o mesmo, do lado convexo.


Lente de contato com câmeras, em patente do Google -- Ilustração de Carlos Alberto Teixeira, a partir da solicitação da patente original - (Fonte: O Globo).

Essas câmeras são configuradas para gerar dados crus de imagem correspondentes ao olhar do usuário das lentes de contato. A patente descreve também um componente de processamento conectado à(s) câmera(s). Usando os padrões únicos de piscagem de olhos do usuário, pode-se controlar o acionamento da câmera. A lente de contato, com seus componentes e sensores, pode ser programada para detectar cor, luz, objetos específicos, rostos e movimentos — tudo isso sem obstruir a visão do usuário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário