quarta-feira, 9 de abril de 2014

A desculpa esfarrapada e idiota de um professor de filosofia de Brasília



Prova aplicada em escola municipal classifica cantora de funk como "grande pensadora" - (Foto: Reprodução/Fonte: Folha de S. Paulo]

[O autor da pergunta imbecil acima (a n° 11), pasmem, é um professor de filosofia de Brasília, que a incluiu numa prova para alunos de ensino médio em Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. A reportagem abaixo foi publicada na Folha de S. Paulo de 08/4. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

Um professor de filosofia em Brasília causou polêmica em redes sociais após chamar em uma prova a funkeira Valesca Popozuda de "grande pensadora contemporânea". Antônio Kubitschek, que aplicou a prova na turma do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, disse que a ideia era provocar a imprensa e levantar o debate sobre o preconceito contra a mulher.

"Essa polêmica apareceu por preconceito com a Valesca por ser mulher e ser funkeira. Colocaram ela [não conheço a "filosofia" desse professor, mas o português dele é uma porcaria] como alguém que não pode pensar. Minha proposta era levantar uma polêmica. Se eu tivesse colocado alguém da MPB, não levantaria a questão. Se eu tivesse colocado o MC Catra, levantaria um pequeno debate. Mas a Valesca levantou uma polêmica até mais do que eu desejava", disse à Folha.

Ele conta que a ideia partiu após discutir com os alunos o papel da imprensa. A provocação veio depois de o colégio chamar jornalistas para cobrir a exposição de fotografias dos alunos, mas ninguém apareceu. "Discutimos na disciplina os valores da sociedade e o papel da imprensa na construção desses pontos. Se tem um ponto positivo, a imprensa não vê. Se for negativo, vê. Decidi testar isso", afirmou.

Para Antonio Kubitschek, Valesca Popozuda pode ser considerada uma grande pensadora contemporânea. "De acordo com os filósofos contemporâneos franceses, todo aquele que consegue construir conceitos é um filósofo, é um pensador. Se a Valesca constrói conceitos com a sua música, não tem porque ela não ser uma pensadora", disse. [Putz, esse professor é um pateta requintado! Como é que alguém com essa mentalidade pode dar aula, de filosofia ou de qualquer outra coisa que exija um mínimo de matéria cinzenta?!]

Na prova, os alunos deveriam completar a questão: "segundo a grande pensadora contemporânea Waleska [sic] Popozuda, se bater de frente...". A resposta correta era a letra A: "é só tiro, porrada e bomba".

Em texto publicado nas redes sociais, a cantora classificou a polêmica de "bobagem". Valesca repetiu a ideia do professor sobre a polêmica do funk: "Talvez se ele tivesse colocado um trecho de qualquer música de MPB ou até mesmo de qualquer outro gênero musical que não fosse o funk, talvez não tivesse gerado tal problema", disse.

[Ouvi ontem, 08/4, na rádio CBN a entrevista desse professor, que deveria estar num circo, que é o lugar certo para palhaçadas. É por causa desse tipo de professor que caiu bastante o nível de credibilidade de parte razoável do magistério e, consequentemente, do respeito que ela nos gera. 

Não tenho ideia da qualidade do ensino desse cidadão, mas se ele for igual à sua concepção ética de contestar a imprensa utilizando seus alunos como instrumento para testar a reação daquilo de que discorda, seu ensino certamente é um estrume. O que esse idiota fez foi um desrespeito inaceitável com seus alunos, que vão à escola para aprender algo que lhes ajude a construir seu caráter e não para servir de cobaias para um energúmeno "levantar polêmica" com a imprensa. Esse cara devia ser sumariamente demitido.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário