quinta-feira, 27 de março de 2014

A União Europeia aprova a adoção de um carregador universal para celulares por seus países membros

[A informação traduzida abaixo foi retirada do site da própria União Europeia (UE). Os europeus dão um passo à frente, para acabar com essa idiotice de cada fabricante de celular utilizar um tipo de carregador específico e exclusivo para os celulares que fabrica.]

Um único carregador, universal, deverá ser desenvolvido para todos os celulares vendidos na UE, para reduzir perdas, custos e problemas para seus usuários, decidiram os membros do Parlamento Europeu ao votar nesta quinta-feira uma atualização da legislação da UE para equipamentos de rádio. O projeto de lei correspondente já havia sido acordado informalmente com o Conselho de Ministros.

"A Diretriz para Equipamento de Rádio modernizada é uma ferramenta eficiente para evitar interferência entre dispositivos diferentes de equipamentos de rádio. Estou particularmente satisfeita pelo fato de termos chegado a um acordo para a adoção de um carregador universal. Isso atende ao interesse tanto dos consumidores, como do meio ambiente. E acabará com a confusão de carregadores e com 51.000 toneladas de resíduos eletrônicos a cada ano", disse a relatora Barbara Weller.

O projeto de lei estabelece regras harmonizadas para a colocação de equipamentos de rádio no mercado, incluindo telefones celulares, dispositivos para a abertura de carros e modems. As regras têm por objetivo acompanhar o número e a variedade crescentes de dispositivos de equipamentos de rádio e assegurar que não interfiram entre si, enquanto respeitam os requisitos essenciais relativos à saúde e à segurança dos usuários.

Carregador universal

Os membros do Parlamento Europeu apelaram por um esforço renovado para o desenvolvimento de um carregador universal para certas categorias de equipamentos de rádio, em particular para os celulares, porque isso simplificaria seu uso e reduziria custos e perdas desnecessários.

Eles introduziram uma emenda no projeto de lei estipulando que a capacidade de operar com um carregador único, universal, será um requisito essencial para os equipamentos de rádio. Entretanto, o texto acrescenta que ficará a critério da Comissão Europeia decidir que tipos específicos de equipamentos de rádio terão que satisfazer esse requisito. 

Rastreando equipamento de rádio inseguro

Os membros do Parlamento Europeu providenciaram também para que a diretriz forneça meios e ferramentas adicionais para que as autoridades façam um acompanhamento do mercado para detetar produtos de equipamentos de rádio que não obedecem as novas regras de segurança.

Utilizando informação fornecida pelos países que compõem a UE, e após uma avaliação completa, a Comissão Europeia identificará as categorias de equipamentos que terão que ser registradas, catalogadas, antes que possam ser colocadas no mercado.  Uma base de dados semelhante já funciona nos EUA.

Próximos passos

O projeto de lei foi aprovado por 550 votos a 12, com 8 abstenções. Ele precisa  ainda ser aprovado formalmente pelo Conselho. Os países membros terão dois anos para inserir as novas regras em suas leis nacionais, e os fabricantes terão um ano a mais para cumprí-las. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário