segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Portos + armazenamento + infraestrutura de acesso = exportação de supersafra de grãos bloqueada. Será que dá para usar o porto de Mariel em Cuba?...

O pior dos burros é o teimoso, autoritário e sem autocrítica -- exatamente o que temos no Palácio do Planalto há 4 anos e corremos o risco de tê-lo por mais 4 anos, se milhões de brasileiros cívica e politicamente cegos e surdos repetirem a besteira de outubro de 2010. Só um governo narcisista míope, com catarata e glaucoma se acha o rei da cocada preta como o de Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias).

Para bom entendedor meia palavra basta, mas para o entendedor obtuso -- com todos os defeitos acima -- nem um compêndio o faz perceber a realidade que o cerca. O aviso mais recente da catástrofe da gestão de Dilma NPS é que o Brasil está pagando mais caro que outros emergentes para atrair o investidor estrangeiro. A esperança e a possibilidade de que nossa Dama de Ferrugem entenda mais esse recado do mercado são absolutamente nulas, zero.

Outro sinal da desídia e da incompetência de Dilma NPS é a notícia de que, irresponsavelmente outra vez em seu governo e na década petista, uma safra recorde de grãos vai encontrar sérias dificuldades para ser escoada em nossos portos porque a infraestrutura de acesso aos portos continua insuficiente e péssima, porque não há capacidade adequada de armazenamento e porque os próprios portos estão muito longe de serem as Brastemps de que tanto precisamos. Isso implica perdas e custos adicionais, exatamente na exportação de commodities agrícolas, que têm sido praticamente a tábua de salvação do nosso comércio exterior. Mais um striptease deprimente do governo da "mãe do PAC", o primeiro poste de saias da posteação do NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula), vendido por ele ao país como uma grande gestora.

Esse gargalo no escoamento portuário da safra de 2013 ocorre justamente no momento em que Dilma NPS acaba de inaugurar um superporto em Cuba, construído com financiamento brasileiro de R$ 2,6 bi. Não embarco na canoa dos que acham que, em vez de fazer um megaporto num país de economia merreca, o governo teria primeiro que resolver nossos problemas portuários. Essas coisas não são mutuamente excludentes, esse é um falso dilema. A inegável ampliação da importância e da presença do Brasil no cenário regional e internacional demanda que o país marque presença financeira e tecnológica nessas regiões. Isso me parece cristalino e pacífico.

O eterno "x" do problema é investir de maneira certa, na hora certa e no lugar certo. O problema não é o porto de Mariel em si, mas sim onde foi feito. Se, quando e como Cuba vai nos pagar isso só Deus sabe -- a ignorância da Dama de Ferrugem também quanto a isso é inequivocamente profunda e pétrea. O arrazoado de Dilma NPS para defender o que fez em Cuba tem aquele costumeiro ranço de humildade reversa da doce ex-guerrilheira, coisa do gênero "como ousam duvidar da correção do que faço?".

A inépcia de Dilma NPS em gerir o país ocupa todo o arco da incompetência, mas se sobressai mais ostensivamente nos gastos públicos. O aumento estúpido desse gastos no governo da Dama de Ferrugem está na raíz dos problemas de gestão e credibilidade que o país enfrenta nos fronts doméstico e externo. Embora alguns aspectos desses gastos sejam mais claros para economistas e especialistas em contas e administração públicas, há inúmeros outros que demonstram cristalinamente para o cidadão comum o desleixo e o jeito relapso com que o governo Dilma NPS lida com o dinheiro público. A petralhada vai dizer que se trata de "miudezas", é se preocupar com palito em banquete, mas é sabido que as grandes essências vêm nos pequenos frascos -- o marginal é inequivocamente identificado e apanhado pela impressão digital, não pelo diâmetro de sua cintura e/ou sua estatura. Esses pequenos grandes sinais parecem passar completamente despercebidos pela massa ignara dos eleitores da madame, embotados pela ignorância (uma parcela bastante significativa), pela inocência (uma reles minoria) e pelo apego ao malfeito (a esmagadora maioria, fissurada na "lei do Gerson").

Alguns lembretes recentes do jeitão Dilma NPS de usar o nosso dinheiro: - i) em março de 2013, para assistir à missa inaugural do papa Francisco a ex-guerrilheira hospedou-se em hotel de alto luxo em Roma (apesar do Brasil ter uma senhora embaixada na cidade), e sua comitiva ocupou 52 quartos e usou 17 carros; - ii) em maio de 2013, a nossa Dama de Ferrugem perdoou R$ 900 milhões de dívidas de ditaduras africanas com o país; - iii) em janeiro deste ano, usando "parada técnica" como biombo, Dilma NPS e sua curriola (cerca de 40 pessoas) fizeram um pernoite de alto luxo em Lisboa ocupando mais de 30 quartos em dois dos hotéis mais caros da capital portuguesa.

PS --Não vou falar em gastos com cartões corporativos, a desorganização da Copa do Mundo e os enormes gastos com esse evento, e outras esculhambações do governo Dilma NPS porque já estou com bílis pelo ladrão e não quero arrastar meus leitores num abraço de afogado.


Um comentário:

  1. Para entender o Brazil (zil), é preciso gostar do Ary Barroso. Dele, prefiro sempre “Camisa Amarela”. Mas, falemos da “Aquarela do Brasil”:
    Meu Brasil Brasileiro.... inzoneiro. Única vez em que vi o termo “inzoneiro” usado (sonso, safado, enganador, espertalhão). Usado com precisão cirúrgica .
    É isso, Ary é o cara. Ele sabe de tudo!

    ResponderExcluir