segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Péssima repercussão fora do Brasil da estúpida violência entre as torcidas do Vasco e do Atlético Paranaense

Se alguém ainda duvidava que o nível de violência em nossos estádios fugiu completamente ao controle das autoridades, a barbárie e a estupidez da batalha campal entre torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense no domingo certamente dissiparam de vez essa dúvida.  Além de se mostrar apático, indiferente, insensível e incompetente para lidar com esse problema recorrente e cada vez mais grave, o governo federal demonstrou igualmente que também não entende nada de política externa e de imagem internacional do país, ao agir como se ninguém estivesse nos observando a apenas seis meses da Copa do Mundo.

Jornais do mundo inteiro estamparam em suas primeiras páginas as imagens degradantes e deprimentes da violência de ontem, e levantaram sérios e fundamentados questionamentos à capacidade do país em garantir a segurança dos torcedores durante os jogos internacionais da Copa do Mundo do ano que vem. A omissão e a falta de pulso da nossa ex-guerrilheira nos estádios do país -- logo ela que adora dar uma de xerife durona, tratando com grosseria quem atravessa seu caminho -- reforçaram as incertezas que cercam esse evento no Brasil. Reproduzo a seguir algumas dessas manchetes.

Dilma Rousseff: "não se pode mais tolerar a violência nos estádios". - Le Monde (França), 09/12 -- "É um fato triste, coisas que não se quer ver no futebol nem nos estádios. Não faremos comentários sobre esse incidente específico", declarou à AFP [Agência France Press] um porta-voz da Fifa em Brasília. "Mas, mantemos toda a confiança nos preparativos e no plano integrado de segurança entre as autoridades públicas e a segurança privada. A Copa das Confederações mostrou que isso funciona".

"Temporada de futebol no Brasil termina em violência, com briga de torcedores" - BBC News Latin America & Caribbean, 09/12.  -- Apesar do alto nível de tensão entre os torcedores, não havia polícia dentro do estádio. "É um evento privado, e a segurança tem que ser garantida por uma empresa privada pelo Atlético Paranaense. Fomos responsáveis pelo policiamento das áreas externas", disse um porta-voz da Polícia Militar.


Um torcedor ferido foi transportado por um helicóptero que pousou no campo. - (Foto: AP/Fonte: BBC News).

Briga de torcidas mancha a imagem do Brasil às vésperas da Copa - El País (Espanha), 09/12. - Pancadaria durante partida do Campeonato Brasileiro leva Fifa a dizer que "durante o Mundial será diferente". Dilma pede a criação de uma "delegacia do torcedor".


Um torcedor ferido em briga entre torcidas de futebol. - (Foto: AFP/Heuler Andrey/Fonte: El País).

Dilma Rousseff: "Brasil não pode conviver com a violência nos estádios". -- Clarín (Argentina), 09/12. - A presidente condenou o enfrentamento entre os torcedores de Atlético Paranaense e Vasco da Gama.

Dilma Rousseff: A presidente está totalmente preparada para a Copa do Mundo de 2014? -- The Independent (Reino Unido), 06/12.  - Ela lutou contra a ditadura, sobreviveu a torturas e tornou-se a primeira mulher na presidência do Brasil. Mas, pode ser a Copa do Mundo de 2014 que defina seu legado.




Um torcedor jaz impotente no chão, enquanto torcedores adversários se preparam para chutá-lo. - (Foto: The Telegraph).






O jogo foi interrompido por 75 min, e dos confrontos resultaram três feridos graves. Houve jogadores que choraram no gramado, ao ver tanta violência. - (Foto: Diário de Notícias). 




O dano à nossa imagem está feito e completo. Vejamos agora o que é que nossa ilustre xerife no Planalto vai fazer para recompor e proteger a casa, depois dela arrombada.


2 comentários:

  1. 1) Todos os (ir)responsáveis foram unânimes em condenar o episódio, mas nada fizeram para evitá-lo.
    2) Resta indagar se a violência fora dos estádios está sob controle. Está?

    ResponderExcluir
  2. Há ainda outras violências, algumas contra o bom senso da população. Por exemplo, as gigantescas vigas metálicas roubadas do elevado já foram encontradas? Circularam impunemente e simplesmente sumiram? Sumiram inclusive do noticiário - Global Initiative! Eu paguei por elas e as quero de volta.

    ResponderExcluir