sábado, 23 de novembro de 2013

Biblioteca Nacional no Rio, símbolo e exemplo do absoluto descaso do governo com a cultura

A foto acima não é de um cortiço ou de uma república de estudantes, mas da Biblioteca Nacional (Rio) durante vazamento do ar condicionado em maio de 2012. - (Foto: Marco Aurelio Canonico/Folhapress).

Um dos vários pontos de infiltração no prédio da Biblioteca Nacional, no Rio.- (Foto: Fábio Seixo/Agência O Globo)

Aviso na sala de leitura da Biblioteca Nacional (Rio) em março de 2013 informando da proibição de entrada de fonte de energia para notebooks por problemas na rede elétrica do prédio. - (Foto: Guito Moreto/Agência O Globo).

As fotos acima, feitas com mais de um ano de intervalo, mostram o descaso inequívoco e irresponsável com que é tratada há mais de uma década, pelos governos do PT, a maior biblioteca da América do Sul e a 7ª maior biblioteca do mundo: a Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro.

O Globo de hoje denuncia que as recomendações de segurança da Defesa Civil para a Biblioteca Nacional feitas há um ano não foram atendidas -- a denúncia é acompanhada de fotos que comprovam o estado lamentável a que chegou esse importantíssimo centro de cultura, patrimônio nacional e internacional. O que deveria ser um orgulho nacional foi transformado em motivo de vergonha para o país, pela desídia e incúria dos governos petistas.

Não é difícil rastrear o porquê dessa negligência irresponsável com esse acervo cultural. O primeiro governo petista, o do NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula), foi exercido de 1° de janeiro de 2003 a 1° de 2011 por um apedeuta que se vangloriava de não ter completado seus estudos e que encarava questões culturais como coisas supérfluas e da burguesia. 

O segundo governo petista, iniciado em 1° de janeiro de 2011, tem à sua frente Dilma NPS (Nosso Pinóquio de Saias), que também nunca demonstrou dar muita bola para essa importante faceta da formação da cidadania de um país. Um bom indício para verificar se um governo ou governante dá alguma importância à cultura é checar o que ele faz na educação -- educação e cultura não são necessariamente gêmeas siamesas, mas andam muito juntos. E um dos primeiros atos de governo de Dilma NPS foi cortar R$ 3,1 bilhões da Educação. Outra demonstração clara de que nossa doce ex-guerrilheira não entende do assunto, não sabe o que fazer dele e com ele, nem se interessa por isso, foram suas últimas nomeações para o Ministério da Cultura: Ana de Hollanda (01/01/2011 a 13/9/2012) -- cuja única qualificação para o cargo foi inegavelmente o fato de ser irmã de Chico Buarque, mas que demonstrou não valer nada -- e Marta Suplicy (de 13/9/2012 até hoje). 

Marta Suplicy, (ir)responsável também pela Biblioteca Nacional  e inúmeras outras coisas importantíssimas, já havia demonstrado sua incompetência quando ministra do Turismo. Também conhecida como Marta Botox, a ministra é a autora daquela frase antológica sobre o caos aéreo no Brasil a partir de outubro de 2006, recomendando a cada passageiro afetado pela bagunça: "Relaxa e goza, porque depois você vai esquecer todos os transtornos", aconselhou a ministra do Turismo, Marta Suplicy, em 13/06/2007. Como essa douta madame é psicanalista de profissão, isso certamente foi um ato falho ou, como melhor dito em inglês, um "escorregão freudiano" ("Freudian slip"). Há quem diga que essa frase comoveu tanto Dilma NPS, que foi definitiva para Marta tirar o ministério de Ana.

Antes que me esqueça: não é só na área federal que o petismo faz estragos também na área cultural. Na Bahia, governada desde 2007 por Jacques Wagner, do PT, o Arquivo Público estadual contabilizava em dezembro de 2012 nada menos que 3 (três) anos de funcionamento sem luz elétrica!

Podemos estar certos de que dias piores ainda virão nos atormentar, também na área cultural.

Leia também:

Funcionários da Biblioteca Nacional pedem interdição do prédio

A crise da Biblioteca Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário