segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Turbulência em voo da TAM de Madri para São Paulo deixa 15 feridos

 [A notícia abaixo é da Folha de S. Paulo de hoje.]

Os passageiros a bordo do voo JJ8065 da TAM, vindo de Madri com destino a Guarulhos, "começaram a gritar desesperados achando que ia realmente cair" quando o avião passou por uma forte turbulência que deixou 15 feridos.

O relato, em entrevista à Folha, é do programador Ricardo Pontes, 23, que voltava de uma viagem a trabalho a bordo desse voo.  Segundo ele, a turbulência ocorreu por volta da 1h desta segunda-feira (2), horário de Brasília, e foi inesperada. Durou cerca de dez segundos. "O suficiente para jogar longe todo mundo que estava sem cinto", afirmou.

Pontes descreveu desta forma a turbulência: "Começou a balançar de repente, foi para frente, subiu e depois desceu de novo, foi tudo muito rápido". 
"Havia gente que estava sem cinto e acabou batendo a cabeça no teto, quebrando a parte de plástico do teto e cortando a cabeça", disse.

 Em foto divulgada no Twitter, passageira é colocada em maca após pouso de emergência na madrugada desta segunda-feira (2/9). - (Foto: Reprodução twitter/ricardopontes - Fonte: Folha de S. Paulo).

 Foto do teto do avião da TAM após a turbulência, postada no twitter por Ricardo Pontes. - Fonte: El País.

No momento, afirma, os passageiros começaram a gritar. "Parecia que ia cair, foi realmente muito forte. Não fui só eu que pensei isso, outros começaram a gritar desesperados achando que ia realmente cair. Uma mulher que estava na minha frente começou a rezar, ficou bem desesperada". Ele diz que havia pessoas em pé no momento da turbulência, como dois tripulantes e uma mulher que aguardava para entrar no banheiro. Os três caíram e se machucaram.

Logo após o episódio, bombeiros e uma médica a bordo prestaram os primeiros socorros aos feridos e o comandante decidiu pousar em Fortaleza. "O comandante do voo não tinha previsto isso no radar. Falaram que haveria turbulência durante o voo, o que é normal, mas essa muito forte veio de repente e pegou todo mundo de surpresa", diz Pontes.

Após o pouso, ele reclama que ficaram muito tempo aguardando no aeroporto de Fortaleza. Somente por volta das 9h, foram levados a hotéis na capital cearense. Os passageiros tinham novo embarque marcado para as 13h30 com destino a Guarulhos. 

O advogado Ricardo Ramires, 33, disse que estava sonolento no momento do acidente e que o tempo parecia bom. "Não parecia que a gente estava em uma zona de turbulência, teve uma quedinha pequena e de repente um estrondo, acho que das coisas que bateram. Não estava tão acordado para saber exatamente, mas pelo que vi não estava nublado, não havia tempestade, nada disso. Logo em seguida o avião se estabilizou e veio normal, não teve mais nada. Depois comecei a olhar e o céu estava limpo", afirmou.

Turbulência

O voo partiu 18h11 (horário de Brasília) da Espanha e deveria chegar no aeroporto internacional de São Paulo às 4h55. A turbulência teria ocorrido à 1h, em região próxima a linha do Equador.  De acordo com a companhia aérea, a aterrissagem ocorreu em segurança, à 1h36.

Os passageiros ainda internados são duas mulheres. Tatiana Roncancio, 32, colombiana, e Graciela Aguilar, 52, peruana, estão no IJF (Hospital Instituto Dr. José Frota). Segundo o jornal espanhol El País, ambas tiveram traumatismo cervical ao bater com a cabeça no teto da aeronave -- as primeiras notícias são de que seu estado não é grave.

Ilustração: Editoria de Arte/Folhapress (clique na imagem para ampliá-la) - Fonte Folha de S. Paulo.






Um comentário:

  1. Os voos da TAM não têm mesmo boa reputação. De resto, a viação civil brasileira vai de mal a pior, começando pelo atendimento no balcão, os aeroportos, os voos propriamente ditos e bagagens extraviadas. Pelo número de reclamações (e amolações), essas empresas (entendendo GOL e TAM) são muito poderosas e contam com apoio de "cachorro grande", e bem grande. Há notícias de que os verdadeiros donos dessas empresas não são muito bem identificados, mas são conhecidos do noticiário criminal. Quem são essas pessoas? Eis aí um bom "trombone" para o 7 de Setembro de 2013.

    ResponderExcluir