quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Johnson & Johnson faz recall de remédio de esquizofrenia por mofo

[A notícia abaixo, publicado hoje no site da agência de notícias Reuters está mal redigida, por não deixar claro se se trata de um problema verificado só na Índia (já que seu autor é de Bangalore) ou se é global. Por via das dúvidas, reproduzo a íntegra da notícia.]

A Johnson & Johnson está fazendo o recall voluntário de um lote do medicamento Risperdal Consta, usado contra esquizofrenia, após a descoberta de mofo durante um processo de teste rotineiro, no mais recente de uma sequência de recalls nos últimos dois anos, disse uma porta-voz da empresa.

O Risperdal Consta é fabricado pela Janssen Pharmaceuticals, uma unidade da Johnson & Johnson. A empresa está fazendo o recall do medicamento de vendedores, distribuidores, farmácias e provedores de serviços de saúde.  A droga é uma versão de ação prolongada do antipsicótico Risperdal da empresa, sendo usado para tratar transtorno bipolar e esquizofrenia. É injetado, diferente do Risperdal comum, que é uma pílula.

"Estimamos que menos do que 5 mil doses continuam no mercado considerando nossos níveis de estoque e o uso deste produto", disse a porta-voz da empresa Robyn Reed Frenze em um email à Reuters. Um único lote de Risperdal Consta contém cerca de 70 mil doses.  Frenze disse ainda que o risco para pacientes é considerado baixo, e que "não há tendências de efeitos adversos de infecção associadas a este lote". 

A porta-voz complementou que o medicamento é administrado em pacientes apenas por profissionais da saúde, "e que é importante que os pacientes continuem com seus tratamentos".

Nos últimos dois anos a J&J realizou recall de medicamentos, lentes de contato, dispositivos para coração e cartuchos para bombas de insulina. 

(Por Sakthi Prasad em Bangalore)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário