segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Pesquisa em comunicação precisa ser mais ambiciosa

As oportunidades de desenvolver estudos em comunicação no Brasil aumentaram bastante nos últimos anos. A maior parte dos projetos, no entanto, ainda é formada por trabalhos pequenos e menos ambiciosos do que os realizados em outras áreas.

A avaliação foi feita por Norval Baitello Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e membro da Coordenação da Área de Ciências Humanas e Sociais (subáreas Comunicação, Ciências da Informação e Museologia) da FAPESP, na abertura do Ciclo de Conferências “50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo”, na última sexta-feira (09/08), na sede da Fundação.  Promovida pela FAPESP em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a série de oito encontros semanais – que serão realizados até o dia 4 de outubro, sempre às sextas-feiras – tem como objetivo discutir alguns dos principais aspectos da comunicação no Brasil nas últimas cinco décadas.

“Hoje, por meio de instituições como a FAPESP, temos boas possibilidades de desenvolver as Ciências da Comunicação, que foram heroicamente fundadas no Brasil por pessoas que enfrentaram monstros de carne e osso”, disse Baitello, referindo-se aos censores do regime militar. “Mas, uma das nossas falhas como área do conhecimento é que ainda somos muito tímidos. Apresentamos poucos projetos considerados complexos, que apresentem maior dificuldade, mas que recebem maior volume de recursos”, disse. [CEPID = Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão.]

Avanços da área

Segundo Baitello, um dos avanços na pesquisa em Ciências da Comunicação observados nos últimos anos foi o aumento da diversidade de temas estudados.  Enquanto no passado os estudos eram mais concentrados em jornalismo impresso, televisão e rádio, atualmente há um maior número de projetos relacionados aos novos meios de comunicação, como a rádio por internet, e sobre temas como websites, games e até mesmo animes – desenhos animados produzidos no Japão. Com isso, ficou mais difícil encontrar pareceristas para avaliar as propostas de projetos. “Algumas vezes temos que procurar pareceristas fora do Estado de São Paulo e muitas vezes no exterior”, disse Baitello.

Outra mudança na pesquisa em Ciências da Comunicação identificada particularmente no Estado de São Paulo, segundo o pesquisador, é o aumento na diversidade geográfica da produção científica na área.  Anteriormente, as pesquisas estavam muito concentradas na cidade de São Paulo. Hoje, a produção científica está mais distribuída por cidades do interior do Estado e por outras instituições de pesquisa que não somente as três grandes universidades estaduais paulistas – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) –, indicou o pesquisador.  “Hoje, temos não apenas a presença dessas três universidades, que também continuam crescendo [em termos de produção científica], mas também de outras instituições públicas e particulares que competem com grande capacidade e excelência pelas bolsas e recursos à pesquisa oferecidos pela FAPESP”, ressaltou.

De acordo com o pesquisador, também aumentou a procura na área por bolsas de pós-doutorado e por auxílios à vinda de pesquisadores do exterior a universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo para fins de cooperação científica. Ainda há, no entanto, muito espaço para que mais professores visitantes e pós-doutorandos estrangeiros sejam convidados a vir para o Estado de São Paulo realizar suas pesquisas, segundo Baitello.

As duas iniciativas – somando-se à oportunidade oferecida pela FAPESP aos seus bolsistas de realizar estágio de pesquisa no exterior – devem contribuir para o avanço da cooperação científica internacional na área, avaliou Baitello.  “A internacionalização da pesquisa feita em São Paulo cresceu enormemente por meio dessas medidas e as Ciências da Comunicação também se beneficiaram muito com isso. Nossa pesquisa em comunicação era voltada, no máximo, para a América Latina”, afirmou.

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Fundação das ciências de comunicação

Na abertura da conferência, o presidente da FAPESP, Celso Lafer, ressaltou que a Fundação apoia com muita satisfação eventos como o que está promovendo em parceria com a Intercom por diversas razões. Uma delas é porque a instituição também enfrenta em seu dia a dia o desafio da comunicação. “A missão da FAPESP é não só apoiar a pesquisa, como também a divulgação para o público em geral dos resultados do projeto que apoia. Além disso, a Fundação também apoia pesquisa de qualidade em todas as áreas do conhecimento. Não por acaso, a FAPESP apoiou mais de 700 projetos na área da Comunicação nos últimos anos”, destacou.

De acordo com Baitello, a maior parte dos projetos da área de Comunicação apresentados hoje à FAPESP é de iniciação científica, mestrado e doutorado. Começaram a surgir nos últimos anos, no entanto, alguns projetos mais ambiciosos e de mais longo alcance. O número, porém, ainda está abaixo da expectativa da Fundação. “Temos que aprender com a Museologia – que submete mais projetos à FAPESP do que as áreas de Comunicação e Ciências da Informação – a apresentar projetos mais corajosos”, avaliou.

No segundo edital lançado pela FAPESP para selecionar novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), em 2011, por exemplo, foram apresentadas apenas duas propostas em Ciências da Comunicação, entre as 100 propostas submetidas, e nenhuma delas foi aprovada, apontou Baitello.  “Ainda são poucos os pesquisadores da área que apresentam projetos mais ambiciosos, como o de um CEPID, que financia centros de pesquisa por um período de 11 anos com um volume de recursos maior do que o disponibilizado por outras agências de fomento no mundo”, comparou.

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Um comentário:

  1. Tenho aumento substancialmente minha bagagem de conhecimentos gerais com seu Blog.
    Parabéns
    Bosco

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