quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Macacos babuínos aderem às manifestações de protesto e entram em greve em Zoo holandês

[Se a moda pega e se espalha pelo mundo afora vai ser complicado. Se os animais do Zoo do Rio aderirem às manifestações dos humanos, aí é que a vaca do Cabral e do Dudu Paes vai mesmo p'ro brejo ... A reportagem que traduzo parcialmente abaixo foi publicada pela Spiegel Online no dia 5 deste mês.]

Macacos de um zoológico holandês se comportaram de modo estranho ao longo da semana passada, sentando-se apáticos de costas para os visitantes e até recusando comida. Algo pode tê-los assustado, e as teorias a respeito incluem uma camiseta assustadora, uma cobra fugitiva ou um OVNI (Objeto Voador Não Identificado).

Cuidadores de zoológico na Holanda estão coçando as cabeças diante do estranho comportamento de toda uma colônia de 112 babuínos normalmente barulhentos, que mergulharam em uma depressão coletiva, sentando-se sem se mexerem, sem lutarem uns com os outros ou se pentearem entre si e sem mesmo comerem maçãs, sua comida predileta. Traumatizados e apáticos, também voltaram suas costas aos visitantes do zoo como se estivessem em greve.

"Para nós isso é um mistério, é a quarta vez que isso acontece e não temos nenhuma ideia do que pode tê-lo causado", disse à Spiegel Online o biólogo Wijbren Landman, um porta-voz do zoológico de Emmen, no nordeste da Holanda.  "Se o líder fica aborrecido ou transtornado, o mesmo acontece com toda a colônia. Os machos líderes do grupo ficaram chocados com alguma coisa, e não sabemos o que foi".

Começou na segunda-feira passada, quando os babuínos subitamente ficaram histéricos. Então, na terça e na quarta um grupo de babuínos sentou-se em uma árvore e se recusou a descer, enquanto um outro grupo sentava-se sob o sol escaldante em uma parte exposta de sua ilha. Felizmente, o segundo grupo se deslocou para um local de mais sombra, mas manteve-se deprimido.

A reportagem relata que normalmente os babuínos disputam avidamente as maçãs que o cuidador lhes traz, mas dessa vez as ignoraram completamente. Se mostravam tão apáticos, que o zoo deixou de enterrar alimentos como normalmente faz para que eles cavassem à sua procura, como fazem na vida selvagem.

Landman tem ouvido várias teorias sobre as possíveis causas do que ocorreu. Algumas pessoas especulam que os macacos podem ter visto um fantasma ou um OVNI. Outras dizem que tremores de terra podem tê-los assustado. Ocasionalmente há registros de tremores de terra secundários em Emmen, mas nenhum foi registrado na semana passada.

Landman disse que "isso não tem acontecido em outros zoos; mas tem sido observado na vida selvagem que babuínos ficam transtornados por alguns dias quando se defrontam com um predador, mas não temos leões ou hienas na nossa ilha de babuínos".

O que quer que tenha ocorrido, os babuínos de Emmen estão começando a superar seu trauma. "Estão procurando por comida novamente, e alguns jovens estão sendo punidos pelos mais velhos por comportamento indecente" disse Landman, aliviado. "Essa é sua atividade normal".  [Sugestão: trancar colônias de babuínos sem depressão com deputados e senadores no Congresso, por pelo menos uma semana. Por via das dúvidas, montar um esquema de proteção para os macacos.]

Um dos babuínos deprimidos do zoo de Emmen, Holanda. Qualquer menção a possível semelhança física com Renan Calheiros será considerada pelo macaco uma ofensa gravíssima e irreparável à sua raça. - (Foto:DPA).

Babuínos com crise de depressão no zoológico de Emmen, Holanda. - (Foto: DPA).

Babuínos em depressão no zoo de Emmen, Holanda. Esse grupo se aboletou numa árvore e se recusou a descer. - (Foto: DPA).

Os babuínos de Emmen viraram as costas para os visitantes, como se estivessem em greve. - (Foto: DPA).

Babuínos em depressão no zoo de Emmen, Holanda - (Foto: DPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário