sexta-feira, 12 de julho de 2013

Rede Globo vira alvo de manifestantes em SP e RS

[Os jornais -- nas versões impressa e digital -- das Organizações Globo (O Globo, Extra e Valor Econômico, este último em parceria (50%) com o grupo Folha de S. Paulo) não divulgaram uma linha sequer sobre os protestos contra a Rede Globo relatados abaixo. O site "G1" também não noticiou nada a respeito. Mais uma demonstração do conceito distorcido e peculiar de democracia da família Marinho. Nem mesmo o jornal Valor Econômico, cujo coproprietário é a Folha de S. Paulo, se manifestou sobre o assunto que a Folha divulgou.]

Uma sequência de luzes verdes invadiu o estúdio do "SPTV", da Rede Globo, durante a exibição do telejornal na noite desta quinta-feira. Os reflexos atravessaram o vidro do estúdio, com visão para a ponte Octavio Frias de Oliveira, atingiram o estúdio e o apresentador Carlos Tramontina. Os raios puderam ser vistos no início do programa e durante o encerramento. Segundo a Polícia Militar, cerca de 400 manifestantes faziam um protesto em frente à emissora, no Dia Nacional de Lutas.

No início do telejornal, o apresentador informou que os manifestantes faziam um protesto contra a emissora no Brooklin, bairro da zona sul da capital, onde fica a sede paulistana da Rede Globo. Ele disse ainda que eles se reuniram em uma praça [General Gentil Falcão] e caminhavam na direção da emissora, pela avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini. 

Tramontina disse que "os manifestantes gritam palavras de ordem contra a Globo. Eles pedem a democratização da mídia e a revisão das concessões de TV".
 Luz verde atinge rosto do apresentador Carlos Tramontina, da Rede Globo, durante apresentação do telejornal SPTV - (Foto: Reprodução/Fonte: Folha de S. Paulo).

Depois de chegar à emissora, manifestantes picharam o muro da entrada do portão 2, na avenida Chucri Zaidan e outros pontos ao redor da Globo. Vinte policiais militares da Força Tática acompanhavam o protesto a distância. O ato era pacífico e sem registros de confrontos. 

Os manifestantes deram uma volta completa ao redor da emissora e voltaram para a praça de onde saíram. O grupo disse que estava na manifestação que começou no início da tarde na avenida Paulista e seguiu até a praça Roosevelt, no centro. Eles disseram ter ido ao Brooklin em um ônibus fretado que estava no largo do Arouche. Não há informações de quem pagou o veículo. 

A reportagem da Folha não conseguiu contato com a emissora. 

No Sul

Manifestantes jogaram esterco em frente à sede do Grupo RBS, em Porto Alegre, durante protesto na tarde de ontem. A emissora de TV do grupo é afiliada à Rede Globo. 

Em vídeo divulgado na internet, os manifestantes disseram que haviam jogado "100 kg de merda de porco" para pedir "democratização dos meios de comunicação".  

Segundo o Grupo RBS, o protesto teve início com cerca de 40 pessoas e, depois, "algumas centenas de manifestantes" se uniram ao grupo. 

[Segundo notícia de 30 de junho passado no site Terra, nesse dia uma equipe da Rede foi expulsa durante manifestação contra a realização de grandes eventos esportivos no Brasil. Isso também não apareceu em mídia nenhuma das Organizações Globo.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário