quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pesquisa internacional sobre corrupção, incluindo o Brasil

A instituição Transparência Internacional realizou pesquisa internacional com 114.000 pessoas em 107 países sobre a visão delas em relação à corrupção, e consolidou o resultado em um relatório denominado "Barômetro da Corrupção Global 2013" (em inglês). Os resultados dessa pesquisa podem ser vistos também no site da BBC Brasil. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade. Principais resultados:
  • O suborno está disseminado -- Em geral, mais de uma em cada quatro pessoas (27%) informou ter pago suborno nos últimos 12 meses, ao lidar com os principais serviços e instituições públicos. 
  • Instituições públicas incumbidas de proteger a população padecem dos piores níveis de corrupção -- Entre as oito instituições analisadas a polícia e o judiciário foram consideradas as duas mais propensas à corrupção. Estimados 31% das pessoas que tiveram contato com a polícia informaram ter pago suborno; com relação ao judiciário, essa proporção foi de 24%.
  • Governos não são considerados como fazendo o suficiente para punir os corruptos -- A maioria das pessoas ao redor do mundo considera que seu governo é ineficiente no combate à corrupção, e que esta vem crescendo em seus países.
  • Os pilares democráticos das sociedades são vistos como as instituições mais corruptas -- Ao redor do mundo os partidos políticos, a força motriz das democracias, são percebidos como a instituição mais corrupta.
  • Relações pessoais são vistas como corruptoras da administração pública -- As pessoas pesquisadas consideram que a corrupção em seus países é mais do que simplesmente pagar suborno; quase duas pessoas entre três têm a noção de que as relações e os contatos pessoais ajudam para que as coisas aconteçam e se façam nos setores públicos em seus países. 
  • Grupos poderosos e não o bem público são considerados como sendo a força que deflagra a ação dos governos -- Mais de uma entre duas pessoas (54%) considera que seu governo é grandemente ou inteiramente conduzido por grupos que atuam segundo seus próprios interesses e não em benefício dos cidadãos.
  • As pessoas afirmam que estão prontas para mudar essa situação -- Quase 9 entre 10 pessoas pesquisadas disseram que agiriam contra a corrupção. A maioria das pessoas entrevistadas disse que está desejosa de se manifestar e relatar um caso de corrupção. Dois terços dos solicicitados a pagar suborno disseram que recusaram.
[Evidentemente, não é nenhum consolo nem motivo para acomodação constatar que o Brasil se enquadra praticamente em todas as situações citadas -- tenho ainda sérias dúvidas quanto à disposição dos brasileiros em agir como no último item acima, apesar de todo essa movimentação que se vê nas ruas. Vamos esperar pelas eleições do ano que vem para ver se isso vai efetivamente se traduzir nas urnas. O perigo adicional que vejo é a polícia, o judiciário, o governo (Dona Dilma à frente) e os partidos fazerem desses resultados a leitura que lhes convém -- por estarem na "tendência" mundial, podem achar que não precisam mudar em nada seu comportamento ...]

Os resultados para o Brasil

Nossos resultados nessa pesquisa podem ser vistos através de gráficos interativos. As perguntas apresentadas aos entrevistados foram:
  1. Nos últimos dois anos, como mudou o nível de corrupção em seu país? -- 29% disseram que aumentou bastante; - 18% disseram que aumentou um pouco; - 35% disseram que continua a mesma coisa; - 15% disseram que diminuiu um pouco; - 3% disseram que diminuiu bastante.
  2. Até que ponto você considera que a corrupção é um problema no setor público de seu país? -- 70% disseram que se trata de um problema sério; - 18% disseram que é um problema; - 9% disseram que é um problema leve; - 2% disseram que, na realidade, não é um problema.
  3. Até que ponto esse governo é regido por algumas grandes entidades atuando no melhor de seus próprios interesses? -- 14% disseram que totalmente; - 26% disseram que bastante, em grande extensão; - 26% disseram que um tanto, de certa forma; - 24% disseram que de maneira limitada; - 10% disseram que de maneira nenhuma.
  4. Que eficiência você atribui às ações de seu governo no combate à corrupção? -- 24% disseram que são muito ineficientes; - 32% disseram que são ineficientes; - 21% disseram que não são nem eficientes, nem ineficientes; - 21% disseram que são eficientes; - 2% disseram que são muito eficientes.
  5. Porcentagem de entrevistados que consideraram que essas instituições eram corruptas/extremamente corruptas em seu país -- 81% responderam que consideravam os partidos políticos corruptos/extremamente corruptos; - 72% responderam que consideravam o parlamento/legislatura corrupto(a)/extremamente corrupto(a); - 30% responderam que consideravam os militares corruptos/extremamente corruptos; - 35% responderam que consideravam as ONGs corruptas/extremamente corruptas; - 38% responderam que consideravam a mídia corrupta/extremamente corrupta; - 31% responderam que consideravam as entidades religiosas corruptas/extremamente corruptas; - 35% responderam que consideravama área de negócios/empresarial corrupta/extremamente corrupta; - 33% responderam que consideravam o sistema educacional corrupto/extremamente corrupto; - 50% responderam que consideravam o judiciário corrupto/extremamente corrupto; - 55% responderam que consideravamos serviços médicos e de saúde corruptos/extremamente corruptos; - 70% responderam que consideravam a polícia corrupta/extremamente corrupta; - 46% responderam que consideravam as autoridades públicas e os servidores civis corruptos/extremamente corruptos.
  6. Você ou alguém de sua casa pagou suborno a um desses oito serviços nos últimos 12 meses? -- Não há dados disponíveis [as oito áreas de serviços indagadas foram: educação; - judiciário; - serviços médicos e de saúde; - polícia; - cartórios; - concessionárias de serviços públicos; - serviços relativos a terras ("land services" em inglês, que envolvem titulação e administração de terras -- no Brasil isso envolve necessariamente o Incra, através do Sistema Público de Registro de Terras). Todos esses setores de serviços são useiros e vezeiros em receber propina no Brasil, por isso é muito estranho que a pesquisa não tenha conseguido dados a esse respeito no país].
  7. Até que ponto você concorda que o cidadão comum pode fazer a diferença no combate à corrupção? -- 29% concordam enfaticamente; - 52% concordam; - 12% discordam; - 7% discordam enfaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário