segunda-feira, 22 de julho de 2013

O original da Lista de Schindler vai a leilão no eBay por cerca de R$ 7 milhões

Uma cópia original da lista de judeus salvos do Holocausto por Oskar Schindler está à venda no eBay por 2,28 milhões de euros (cerca de três milhões de dólares ou quase R$ 7 milhões).

A lista de 14 páginas, escrita à máquina, com os nomes de 801 judeus poupados aos campos de concentração nazis, foi feita pelo braço direto do empresário industrial alemão Itzhak Stern, disse à AFP Gary Zimet, do site de venda de documentos históricos MomentsInTime.com.  "O sobrinho de Stern (em Israel) vendeu-a há três anos ao atual proprietário, que a comprou como um investimento", contou Zimet, sem dar mais detalhes sobre o vendedor.

No eBay, os vendedores reforçam que não se trata de uma “cópia da lista, mas sim da verdadeira lista”, assegurando que o documento, “absolutamente raro”, é o único que está no mercado. Para atestar a sua veracidade, a venda será acompanhada de um certificado de autenticidade do sobrinho de Itzhak  Stern.

Trata-se de uma das cinco listas ainda existentes. Eram sete originalmente. Uma está no Museu do Holocausto, nos Estados Unidos, outra nos Arquivos Federais Alemães e as outras duas no Museu Yad Vashem, em Israel.

Gary Zimet e o sócio Eric Gazin escolheram o eBay, o popular site de leilões na Internet, devido ao seu alcance global. O leilão termina a 28 de Julho, às 18h, em Los Angeles.

Oskar Schindler salvou a vida de pelo menos 1200 judeus que trabalhavam nas suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. Schindler morreria na Alemanha, em 1974, aos 66 anos. A sua história foi celebrizada no cinema pelas mãos de Steven Spielberg em "A lista de Schindler”.

Lista à venda é uma das cinco ainda existentes, das sete originais (clique na imagem para ampliá-la). - (Foto: Michael Dalder/Reuters).

 Detalhe de uma das quatorze páginas da "Lista de Schindler" original (clique na imagem para ampliá-la). - (Foto: sBay/Fonte: El Mundo).

[Na última coluna da direita estão lançadas as profissões dos presos. Temos, por exemplo: Bäcker = padeiro; - Metalverarbeitung = usinagem mecânica; - Arzt Chirurg = cirurgião médico; - Automechaniker = mecânico de automóveis; - Tischler Gehilfe = auxiliar de carpinteiro; - ang. Installateur = tido como instalador; - Fleischergeselle = mestre açougueiro; - Buchhalter = contador; - Stanzer = operador de prensa; - Koch = cozinheiro; Schlossergehilfe = auxiliar de metalúrgico; - Glaser = vidraceiro; - etc.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário