quinta-feira, 18 de julho de 2013

Galzerano convoca recall de 117 mil cadeiras de bebê para veículos

A Galzerano convocou nesta quarta-feira o recall de 117.193 cadeirinhas de bebê para carros, do modelo Piccolina, para troca dos cintos de segurança em razão de um possível problema no fecho, que pode causar o desprendimento da criança. O anúncio ocorre seis dias depois de as marcas Chicco, Burigotto e Peg-Pérego convocarem recall de 13 mil assentos infantis para veículos pela mesma razão. Todos os dispositivos defeituosos foram fabricados pela mesma empresa, a italiana Sabelt, líder no seguimento de produtos de segurança para crianças.
Recall: cadeirinha Piccolina fabricada entre 2010 e 2013 está sujeita a recall. - (Reprodução de internet/Fonte: O Globo).

A Galzerano informou, segundo comunicado da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que as cadeirinhas que precisam ser submetidas a recall são equipadas com o dispositivo “Daphne 0” e foram abricadas entre 18 de junho de 2010 e o último dia 25 de abril. Não há registros de acidentes em decorrência da falha com o fecho do cinto de segurança.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou que há possibilidade de o dispositivo de retenção apresentar problema no fecho, o que acarreta desprendimento da criança, com risco de graves lesões a ela e a outros ocupantes do veículo.

Roberto Guimarães, consultor da Galzerano e que gerencia o processo de recall das cadeirinhas, afirmou que a empresa está trabalhando junto com as marcas Chicco, Burigotto e Peg-Pérego para sanar o problema gerado pela falha em um dos fornecedores de cinto das três.  "Protocolamos o anúncio de recall no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (do Ministério da Justiça) mo último dia 12. Iriamos protocolar juntos, mas tivemos problemas administrativos que adiaram em alguns dias a comunicação. A nossa rastreabilidade também demorou um pouco mais por causa do volume de produtos possivelmente afetados".

A Galzerano também informou ao GLOBO que utiliza três diferentes fornecedores de cinto de segurança em suas cadeirinhas, o consumidor deve responder a algumas questões no site da empresa para identificar se seu produto está sujeito ao recall. Em caso positivo, deve entrar em contato com a fabricante, que, em 24 horas, enviará, pelo correio, um novo cinto de segurança.

Ainda de acordo com a Galzerano, o novo cinto é acompanhado de um manual de instruções para a troca e de um certificado sobre a realização do recall. Além disso, a empresa disponibilizou em seu site um vídeo sobre como fazer a mudança do dispositivo. Para esclarecer dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-773-0330, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e pelo site www.galzerano.com.br.

No caso da Chicco, passarão por recall 7,8 mil cadeirinhas do modelo Auto-Fix, equipadas com o dispositivo de segurança Daphne 0 e vendidas entre 1° de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013. A Burigotto substituirá o fecho do cinto de segurança de 5,1 mil unidades dos modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013. Na ocasião, a Sabelt também garantiu que a medida é apenas preventiva, pois não há registro de acidentes envolvendo os produtos.
 
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário