sexta-feira, 5 de julho de 2013

A arte de Rodin

Para esta postagem usei como referências o livro "Rodin, 1840-1917 - Esculturas e desenhos", de Gilles Néret (Ed. Taschen, 2002), o site do Museu Rodin, de Paris, o site do Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque e o site do Museu d'Orsay (Paris).

François-Auguste-René Rodin nasceu em 12 de novembro de 1840 em Paris, filho de Jean-Baptiste Rodin, de 38 anos, e Marie Cheffer, de 34 anos. Mal deixa a escola, começa a desenhar em 1850 -- neste ano, morre Balzac, mais tarde um marco na sua carreira artística. Em 1854 entra para a Petite École, em 1855 descobre a escultura e começa a modelar.

Em 1858 é reprovado três vezes no exame de admissão à Grande École (Escola das Belas Artes). Em 1861, para sobreviver, Rodin com 21 anos abandona os estudos na Petite École e na Académie des Gobelins. Até aí, praticara desenho e pintura, estudando as posturas clássicas. Passa a trabalhar como "pedreiro de estatuária" para vários decoradores e ornamentistas, cujos serviços são requisitados pelo arquiteto Georges-Eugène Haussmann para a remodelação da Paris de Napoleão III entre 1853 e 1870.

Em 1862, a morte de sua irmã Maria, de 25 anos, leva-o a entrar como noviço para os Pères du Très Saint Sacrement. No ano seguinte, 1863, regressa à vida profana e à escultura sob os conselhos do padre Eymard, que não acredita em sua vocação religiosa. Em 1864, segue os cursos do escultor minimalista Barye, no Museu de História Natural. Faz vários trabalhos de decoração, e inicia sua colaboração com Carrier-Belleuse. Conhece a bela costureira Marie-Rose Beuret, com quem viria a se casar cinquenta anos mais tarde, algumas semanas antes de morrer.  Nasce Camille Claudel. Instala seu primeiro ateliê na rua Le Brun, e cose botões para ajudar Rose no seu trabalho. Sua escultura O Homem do Nariz Partido é recusada duas vezes no Salon desse ano (1864).

Em 18 de janeiro de 1866 nasce Auguste-Eugène Beuret, seu filho com Rose. Em 1870, a França declara guerra à Prússia e Rodin é incorporado ao 158° regimento da Guarda Nacional, como cabo, do qual é reformado por miopia em 1871. Vai então para a Bélgica graças a Carrier-Belleuse, com quem trabalha na decoração da Bolsa de Bruxelas. Nesse ano morre sua mãe.

Em 1875 viaja à Itália e visita Turim, Gênova, Florença, Roma e Nápoles. Executa A Idade de Bronze, Suzon. Em 1876 estadia na Itália, e estuda Michelangelo em Florença. Trabalha em A Idade de Bronze, que apresenta em 1877 com o título de O Vencido, em memória da guerra de 70, no Círculo Artístico de Bruxelas e, mais tarde, no Salon de Paris. A obra parece tão viva, que Rodin é acusado de ter moldado a escultura diretamente sobre o corpo do modelo. Para se defender, Rodin tira fotografias do modelo, um soldado de engenharia belga chamado Auguste Neyt, na mesma posição da estátua, a fim de demonstrar até que ponto sua interpretação se distancia de uma cópia servil. Em vão. Será necessária uma petição de seus colegas de renome para que seja reconhecida sua boa-fé. Foi, todavia, graças a esse escândalo que Rodin saiu do anonimato e o Estado lhe comprou a estátua por 1.200 francos.

Em 1880, dá-se a reabilitação definitiva de Rodin. Seu São João Batista Pregando, de dimensões muito maiores que as do modelo para por fim à difamação da sobremoldagem, e a Idade de Bronze, que havia provocado o escândalo, são ambas expostas no Salon. Nesse mesmo ano, recebe do Estado a encomenda das Portas do Inferno, com que se manterá ocupado por cerca de 40 anos, e executa entre outras obras O Pensador.

Em 1883 conhece Camille Claudel e executa, entre outras obras, o Busto de Victor Hugo. Morre seu pai. Em 1884, a estátua A Idade de Bronze é colocada nos Jardins de Luxemburgo. Em 1885, trabalha principalmente no grupo dos Burgueses de Calais e nas figuras das Portas do Inferno, entre as quais inclui em 1886 representações múltiplas de Camille. Executa O Beijo. Em 1887, é nomeado cavaleiro da Legião de Honra.

Em 1889, recebe a encomenda para o Monumento Victor Hugo. Em 1890, viaja pela Turena e Anjou junto com Camille, e em 1891 lhe é encomendado o Monumento a Balzac, razão pela qual volta a viajar pela Turena com Camille para seguir os passos do escritor. O projeto do Monumento a Victor Hugo é recusado.  Em 1892, conclui o Balzac Vestido. Em 1894, conhece Cézanne na casa de Monet em Giverny. Estuda em Calais, o local para colocar Os Burgueses. Surgem os primeiros ataques contra o Balzac.

Em 1895, é inaugurado o monumento Os Burgueses de Calais e Rodin retoma a ligação que havia interrompido com Camille. Em 1898, seus Balzac e O Beijo são expostos na galeria das Máquinas, no Champs-de-Mars. A Sociedade dos Escritores recusa o Balzac, e cria-se uma campanha violenta contra Rodin. O escultor rompe definitivamente com Camille.

Em 1900 é inaugurado o Pavilhão Rodin, na Place de l'Alma em Paris. O sucesso é enorme, e as 150 obras expostas ganham repercussão internacional. Em 1902, conhece Rainer-Maria Rilke (que se torna secretária de Rodin em 1905) e Isadora Duncan. Em 1903, Rodin torna-se comendador da Legião de Honra. Em 1906, O Pensador é colocado em frente ao Panteão. Em 1907, torna-se doutor honoris causa pela Universidade de Oxford.

Em 1908, o Metropolitan Museum of Arts de Nova Iorque decide comprar várias obras de Rodin. Em 1909, é inaugurado o Monumento a Victor Hugo. Em 1912, sofre o primeiro ataque de hemiplegia. Executa a estátua Nijinsky. Em 1913, Camille é internada numa clínica psiquiátrica e Rodin envia dinheiro para pagar as despesas da casa de saúde.

Em 10 de julho de 1916, Rodin sofre uma congestão cerebral. Em setembro, são feitos legados e doações de Rodin ao Estado, pondo fim às maquinações dos caçadores de herança que pululavam à volta do escultor. Em 29 de janeiro de 1917, estimulado por Loïe Fuller, Rodin casa-se com Rose Beuret. Agora que doara toda sua fortuna, já não interessava a mais ninguém. É o fim triste e solitário de dois velhos na casa de Meudon, onde até o carvão faltava. No dia 14 de fevereiro, Rose morre de uma pneumonia. No dia 17 de novembro, às 4 h da manhã, morre Rodin, que repousa atualmente em Meudon sob a estátua de O Pensador.

Clique em cada imagem abaixo se quiser ampliá-la.

Rodin com seu guarda-pó de escultor, cerca de 1862 - (Foto: Charles Hippolyte Aubry - Fonte: Museu Rodin).

 Rodin usando uma cartola, cerca de 1862 - (Foto: Charles Hippolyte Aubry - Fonte: Museu Rodin).

 Nu masculino, entre 1854 e 1857 - (Fonte: Museu Rodin).

Primeira escultura de Rodin, Jean-Baptiste Rodin, 1860, retratando seu pai como um legislador romano - (Fonte: Museu Rodin).

Rodin trabalhando no busto do padre Eymard, 1863 (estimativa) - (Foto: Charles Hippolyte Aubry - Fonte: Museu Rodin).

 Mignon (nome da heroina de Goethe), retratando sua namorada Rose Beuret, provavelmente 1864 - (Fonte: Museu Rodin).

Jovem com chapéu florido, 1865. Aqui Rodin retrata novamente sua namorada Rose, com um ornamento típico da classe média da época - (Fonte: Museu Rodin).

 O homem com nariz partido, 1865 - (Fonte: Museu Rodin).

Menina com flores na cabeça, terracota, 1870 - Museu Rodin, Paris - (Foto: Google).

 Um espaço aberto na floresta, por volta de 1874. Pintado sobre cartolina. - (Fonte: Museu Rodin).

Bacante, também conhecida como Uvas, cerca de 1874. Terracota, sobre uma base de madeira - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).

 Homem com nariz partido, exposto no Salão de Paris de 1875. Rodin tinha particular apreço por esta obra, que classificava como sua "primeira escultura boa". - (Fonte: Museu Rodin).

 Idade de bronze, cerca de 1877, estátua que gerou as acusações de sobremoldagem contra Rodin - (Foto: Google).

 S. João Batista pregando, 1878 - (Foto: Google).

Pedestal de Titãs, cerâmica vidrada, 1878/1882 - Museu Rodin, Paris - (Foto: Google).

 Adão, 1880 - (Foto: Google).

As portas do Inferno, detalhe, 1880. Rodin recebeu essa encomenda do governo francês em 1880, destinada a ser a porta principal de um futuro museu de artes decorativas. Inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, Rodin trabalharia nesse projeto pelo resto de sua vida, sem jamais entregá-lo ou vê-lo fundido em bronze. Essa obra permaneceu um conjunto de figuras constantemente retrabalhadas, rearranjadas e modificadas. - (Fonte: Museu Rodin).

 Desenho para As Portas do Inferno, 1880 - (Foto: Google).
Portas do Inferno, terceira maquete em gesso, já bem diferente do desenho acima - (Foto: Google).

 As portas do Inferno, Museu d'Orsay, Paris. As dimensões da obra são 6,0 m (altura) x 4,0 m (largura) x 1,00 m (profundidade). Várias figuras que nela constam transformaram-se depois em esculturas independentes, como O Pensador, O Beijo, As Três Sombras, etc. - (Foto: Google).
As portas do Inferno (obra inacabada), Kunsthaus, Zurique - (Foto: Google).

 As três sombras, 1880 (ver topo das Portas do Inferno, acima) - (Foto: Google).

O Pensador, 1880-81 - (Foto: Google).

O Pensador, 1880-81 - (Foto: Google).
O Pensador, 1880-81 - (Foto: Google).

 Homem que cai, 1882. Fazparte dasPortas do Inferno - (Foto: Google).

 Ugolino e os filhos. Estuque, entre 1882 e 1906 - (Foto: Museu d 'Orsay, Pasris).

 Outro ângulo de "Ugolino e os filhos"- (Foto: Google).
O beijo, cerca de 1882 - (Foto: Charles Bodmer, cerca de 1882 - Fonte: Museu Rodin).

O beijo, Museu Rodin - (Foto: Google).

Rodin em seu estúdio apoiado na escultura O Beijo, cerca de 1888-89 - (Fonte: Museu Rodin). 


Aquela que foi a bela Heaulmière (1880-83). A única representação de uma mulher velha na obra de Rodin, que preferia, de longe, representar criaturas belas e jovens. Conta-se que essa italiana veio a pé para abraçar uma última vez seu filho, que posava para Rodin. Este, fascinado, teria então executado esta espantosa representação da velhice. - (Foto: Google).


A Danaide, 1884-85 - (Foto: Google).


A Danaide, 1884-85 - (Foto: Google).

A Danaide, 1884-85 - (Foto: Google).


A Eterna Primavera, 1884 - (Fonte: Museu Rodin).

 A Eterna Primavera, provavelmente modelada em 1881 e executada em mármore em 1906-07 - (Fonte: Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).

 Os burgueses de Calais, 1884-86. Em 1913, uma réplica dessa escultura (provavelmente a reproduzida acima) foi colocada nos jardins do Parlamento inglês, em Londres - (Foto: Google).

Outro ângulo de "Os Burgueses de Calais" - (Foto: Google).


Dealhe de "Os Burgueses de Calais"- (Foto: Google).

Detalhe de "Os Burgueses de Calais" - (Foto: Google).

Detalhe de "Os Burgueses de Calais" - (Foto: Google).

 Mão, detalhe de "Os Burgueses deCalais" -
(Foto: Google).

Camille Claudel, cerca de 1884 - (Foto: Cesar - Fonte: Museu Rodin). 


Camille Claudel trabalhando em uma escultura - (Foto: Google).

 Toalete de Vênus, 1885 - (Foto: Google).

 Toalete de Vênus, outro ângulo - (Foto: Google).

Eterno Ídolo, gesso, 1890/1893 - Museu Rodin, Paris - (Foto: Google).

 O Pensamento, entre 1886 e 1895 (mármore). Aqui Camille Claudel é retratada com a touca das jovens noivas bretãs, que ela nunca chegaria a usar - (Foto: Google).

 O Pensamento, visto sob outro ângulo - (Fonte: Museu d' Orsay, Paris).

Cabeça de S. João Batista sobre um prato, 1887 (cabeça em bronze) - (Fonte: Museu d' Orsay, Paris).

O grito, 1889 - (Foto: Google).

 Mão de um pianista, cerca de 1890 - (Foto: Google).

Cabeça de Balzac. Terracota, 1891 - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).


Iris, a mensageira dos deuses, 1895 - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).


Monumento a Sarmento, 1895 -
(Foto: Eugène Druet - Fonte: Museu Rodin).

Busto de Victor Hugo, estudo para o Monumento ao escritor, 1893 - (Foto:
Google).

Máscara de Camille Claudel e a mão esquerda de Pierre de Wissant, gesso, cerca 1895 - Museu Rodin, Paris - (Foto: Google).


Estudo final do monumento a Balzac. Modelado em 1897, este bronze foi fundido em 1972 - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).


 Balzac vestido, 1897 - (Foto: Google).

 Monumento a Balzac, com o escritor nu, 1897. Escultura recusada pela Sociedade de Escritores, que o encomendara em 1883 - (Foto: Google).

 O homem que caminha, cerca de 1900 - (Foto: Google).




Busto de Rodin feito por Camille Claudel, cerca de 1900 -
(Foto: Google).



Monumento a Victor Hugo, primeiro projeto, segundo estudo, esboço, março de 1890. O projeto de Rodin gerou polêmica e críticas. - (Fonte: Museu Rodin).

 Victor Hugo, estudo para o monumento ao escritor, 1890 - (Foto: Google).


Monumento a Victor Hugo no Salão Nacional de Belas Artes, cerca de 1910 - (Foto: Eugène Druet - Fonte: Museu Rodin).


Monumento a Victor Hugo, inaugurado em 1909 - (Foto: Google).

 A mão de Deus, cerca de 1902 - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).

 Marcelin Berthelot, cerca de 1905 -
(Fonte: Museu d' Orsay, Paris).


Madame X, mármore, cerca de 1907 -
(Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).

 Duas mãos. Estuque, data desconhecida - (Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).


A Catedral, 1908 - Museu Rodin.


A Catedral, 1908 - Museu Rodin.

 Par de nus masculinos, demonstrando o princípio do contraponto segundo Michelangelo e Fídias. Terracota, cerca de 1911 -
(Fonte: The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).







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