quarta-feira, 10 de julho de 2013

A arte de Rembrandt

Para a elaboração desta postagem usei basicamente o livro "Rembrandt" da coleção Grandes Mestres, da Editora Abril, e a Wikipedia. Outras fontes eventuais serão mencionadas no texto, assim que ocorrerem.

No rico panorama do século 17, e provavelmente em toda a produção figurativa anterior aos grandes movimentos artísticos modernos, nenhum outro mestre deixou um número de autorretratos tão vasto quanto Rembrandt. A sua figura é vista em pelo menos 30 gravuras, 12 desenhos e mais 40 pinturas. São estudos penetrantes da própria fisionomia, não encomendados nem destinados a mecenas e protetores ricos.

Durante a juventude e os primeiros anos da maturidade, essa obsessão em representar a própria figura não salienta o exibicionismo ansioso de um artista excêntrico nem qualquer exercício pictórico sobre os contrastes luminosos. Atesta, curiosamente, o seu profundo interesse pela recitação e interpretação teatrais. Vários documentos comprovam as relações entre Rembrandt e o teatro de Amsterdã. O retrato do dramaturgo e empresário teatral Jan Hermanszoon Krul, um grupo de desenhos que reproduz atores e cenas melodramáticas, as ilustrações para o texto de Medeia de Jan Six (1648) e também a conhecida predileção do artista pelos trajes à l 'antique usados nas encenações de seu tempo são evidências da sua intensa participação na vida teatral da cidade.  Em seu próprio ateliê, Rembrandt pede que os alunos recitem como se estivessem no palco.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em Leiden, Holanda, em 15 de julho de 1606, sendo o oitavo (ou nono, segundo alguns) filho do moleiro Harmenszoon Gerritszoon van Rijn e de Cornelia van Suytbrouck. Desde criança manifestou grande inclinação para a pintura. Em 1620 matriculou-se na Universidade de Leiden, que logo abandonou. Inicia seu aprendizado com Jacob van Swanenburg. Teve um curto mas importantíssimo aprendizado de seis meses com o famoso pintor Pieter Lastman em Amsterdã. Rembrandt abriu um estúdio em Leida em 1624 ou 1625, compartilhando-o com seu amigo e colega de profissão Jan Lievens. Em 1627, Rembrandt começou a aceitar alunos, entre eles Gerrit Dou. Em 1628 faz duas pequenas gravuras retratando sua mãe, as primeiras provas conhecidas dessa técnica artística.

Em 1629, Rembrandt foi descoberto pelo estadista Constantijn Huygens (pai do famoso matemático e físico Christiaan Huygens), que conseguiu para o pintor importantes encomendas na corte de Haia. Como resultado desta conexão, o príncipe Frederik Hendrik continuou a adquirir as obras de Rembrandt até 1646. No final de 1631, Rembrandt mudou-se para Amsterdã, então em rápida expansão como o novo centro comercial dos Países Baixos, e começou a praticar como retratista profissional, obtendo grande êxito. Em 1632 faz seu famoso quadro A Aula de Anatomia do Doutor Nicolaes Tulp. Ele inicialmente permaneceu com um marchand, Hendrick van Uylenburg, e em 1634 casou-se com sua sobrinha, Saskia van Uylenburg.

Em 1641, depois de três filhos natimortos, Saskia dá à luz Titus. Em 1642 Saskia morre, aos 30 anos. O pintor realiza sua obra mais famosa, A Companhia do Capitão Frans Banning Cocq (A Ronda Noturna). Em 1648, depois de um penoso processo, Rembrandt é obrigado a pagar à governanta que cuidava de seu filho, Geertje Dircx, que cuidava de seu filho, o valor vitalício de 200 florins por ano.

Em 1649, o pintor contrata Hendrickje Stoffels para o lugar de Dircx e inicia com ela um relacionamento. Em 1654, Rembrandt e Hendrickje são denunciados por concubinato na corte eclesiástica. A situação financeira do pintor se deteriora. Em 1656, o pintor declara cessio bonorum [cessão de bens, em latim], uma espécie de declaração de falência. Entre 1657 e 1658, a coleção de Rembrandt é leiloada na taberna De Keysers Kroon, mas o resultado das vendas é pífio.

Em 1660, Hendrickje e Titus abrem uma sociedade para vender as obras do pintor. Em 1662, Rembrandt realiza Os Negociantes de Tecidos, sua última encomenda pública. Em 10 de fevereiro de 1668, Titus casa-se com Magdalena van Loo, sobrinha da irmã de Saskia. No dia 4 de setembro, Titus morre.

Em 4 de outubro de 1669, Rembrandt morre em Amsterdã.

[Clique em cada imagem para ampliá-la.]

O descanso na fuga para o Egito. Gravura, cerca de 1626. - (Fonte: Wikipedia).

A circuncisão. Gravura, cerca de 1626. - (Fonte: Wikipedia). 

 A mãe do pintor, cabeça e face apenas. Gravura, 1628 - (Fonte: Wikipedia). 

 Mãe do pintor, cabeça e busto. - (Fonte: Wikipedia). 

 Mendigo sentado e seu cachorro. Gravura, cerca de 1629. - (Fonte: Wikipedia). 

 Autorretrato com um boné e olhos arregalados. Gravura, 1630. Staatliche Museen, Kupfertischkabinett, Berlim. - (Fonte: Wikipedia). 

 Autorretrato com Saskia. Gravura, 1636. - Staatliche Museen, Kupfertischkabinett, Berlim. - (Fonte: Wikipedia).

Autorretrato, apoiado em um peitoril de pedra. Gravura, 1640.  Staatliche Museen, Kupfertischkabinett, Berlim. - (Fonte: Wikipedia).

Os três cantores (audição) (1624/1625). Óleo sobre madeira, 21,6 x 17,8 cm. ColeçãoW. Baron van Dedem. - (Fonte: Wikipedia).

 O homem rico da parábola (1627). Óleo sobre madeira, 31.9 x 42.5 cm. Staatliche Museen Gemäldegalerie, Berlim. - (Fonte: Wikipedia).

 Autorretrato com cabelos desgrenhados (1628). Óleo sobre madeira, 22,5 x 18,8 cm. Rijksmuseum, Amsterdã. - (Fonte: Wikipedia).

O pintor em seu estúdio (cerca de 1628). Óleo sobre madeira, 24,8 x 31,7 cm. - Museum of Fine Arts, Boston (EUA).

A ceia em Emaús (1628/1629). Óleo sobre madeira, 37,4 x 42,3 cm. Musée Jacquemart-André, Paris. - (Fonte: Wikipedia).

São Paulo à sua mesa de escrever (1628/1629). Óleo sobre madeira, 47.2 x 38 cm. Germanisches Nationalmuseum, Nuremberg. - (Fonte: Wikipedia).

Idoso com gorjal e chapéu preto (1631). Óleo sobre madeira, 83.1 x 75.7 cm.
Art Institute of Chicago. - (Fonte: Wikipedia).

 Autorretrato com traje oriental, com cão (1631). Óleo sobre madeira, 66.5 x 52 cm. Petit Palais, Paris - 66.5 x 52 cm. - (Fonte: Wikipedia).

Homem com traje oriental (1632). Óleo sobre madeira, 152,5 x 124 cm. The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque. - (Fonte: Wikipedia).

A aula de anatomia do Dr. Nicolaes Tulp (1632). Óleo sobre tela, 169.5 x 216.5 cm. Mauritshuis, Haia, Holanda. - (Fonte: Wikipedia).

 A descida da cruz (1633). Óleo sobre madeira, 89,5 x 65,2 cm). Alte Pinakothek, Munique, Alemanha. - (Fonte: Google).

Saskia vestida de Flora (1634). Óleo sobre tela, 125 x 101 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - (Fonte: Wikipedia).

O sacrifício de Isaac (1635). Óleo sobre tela, 193,5 x 132,8 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - (Fonte: Wikipedia).

 O filho pródigo na taberna (autorretrato com Saskia) (cerca de 1635). Óleo sobre tela, 161 x 131 cm. Gemäldegalerie Alte Meister, Dresden, Alemanha. - (Fonte: Wikipedia).


 Danae (1636, com retoques sucessivos em 1642-1643). Óleo sobre tela, 185 x 203 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo. Na manhã de 15 de junho de 1985 um visitante rasgou a tela duas vezes com uma faca e jogou ácido sobre ela. O vândalo, um lituano, foi depois considerado insano pela justiça. O trabalho completo de restauração levou 12 anos. A foto acima é atual. - (Fonte: Wikipedia).

Foto em preto e branco do estado em que ficou a pintura acima, após o ataque de vandalismo em 1985. - (Foto: Google).

Um alcaravão morto, seguro por um caçador (1639). Óleo sobre madeira, 121 x 89 cm. Staatliche Kunstsammlungen Dresden. - (Fonte: Wikipedia).

Pavões mortos e uma garota (1639). Óleo sobre tela, 144 x 134.8 cm. Rijksmuseum Amsterdam. - (Fonte: Wikipedia).

Retrato de Aletta Adriaensdr (1639). Óleo sobre madeira, 65.5 x 55.5 cm. Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam. - (Fonte: Wikipedia).

Retrato de Maria Trip (1639). Óleo sobre tela, 65.5 x 55.5 cm. 107 x 82 cm. Rijksmuseum Amsterdam. - (Fonte: Wikipedia).

Autorretrato (1640). Óleo sobre tela, 102 x 80 cm. National Gallery, London. - (Fonte: Wikipedia).

Retrato do pregador menonita Cornelius Claesz Anslo e sua mulher Aaltje Gerritsdr Shouten (1641). Óleo sobre tela, 176 x 210 cm. Gemäldegalerie, Berlin. - (Fonte: Wikipedia).

A Companhia do Capitão Frans Banning Cocq (A Ronda Noturna) (1642). Óleo sobre tela, 363 × 437 cm. Rijksmuseum, Amsterdã. - (Fonte: Wikipedia).

Descanso durante a fuga para o Egito (1647). Óleo sobre madeira, 34 x 48 cm. National Gallery of Ireland, Dublin, Irlanda. - (Fonte: Wikipedia).


 Homem com capacete dourado (cerca de 1650). Óleo sobre tela, 67,5 x 50,7 cm. Staatliche Museen Gemäldegalerie, Berlim. - (Fonte: Google).

Retrato de Jan Six (1654). Óleo sobre tela, 112 x 102 cm. Fundação Six, Amsterdã. - (Fonte: Wikipedia).

Betsabá com a carta de Davi (1654). Óleo sobre tela, 142 x 142 cm. Museu so Louvre, Paris. - (Fonte: Wikipedia).

 Jovem banhando-se num riacho (1654). Óleo sobre madeira, 61,8 x 47 cm. National Gallery, Londres. - (Fonte: Wikipedia).

Retrato de um idoso numa cadeira de braços (1654). Óleo sobre tela, 109 x 85 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - (Fonte: Wikipedia).

Homem com armadura (1655). Óleo sobre tela, 137.5 x 104.5 cm. Kelvingrove Art Gallery and Museum, Glasgow, Escócia. - (Fonte: Wikipedia).

Autorretrato pequeno (1655). Óleo sobre madeira, 49,2 x 41 cm. Kunsthistorisches Museum, Vienna. - (Fonte: Wikipedia).

Carcaça de boi (1655). Óleo sobre madeira, 94 x 69 cm. Museu do Louvre, Paris. - (Fonte: Wikipedia).

Hendrickje com roupa de Flora (cerca 1656). Óleo sobre tela, 100 x 91.8 cm. Metropolitan Museum of Art, New York. - (Fonte: Wikipedia).

Moça (Hendrickje Stoffels) em uma porta aberta (1656/1657). Óleo sobre tela, 86 x 65 cm. Gemäldegalerie, Berlin. - (Fonte: Wikipedia).

Retrato de um casal como figuras do Velho Testamento (A Noiva Judia) (1665). Óleo sobre tela, 121.5 x 166.5 cm. Rijksmuseum, Amsterdã. - (Fonte: Wikipedia).

A volta do filho pródigo (cerca de 1666). Óleo sobre tela,262 x 205 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - (Fonte: Wikipedia).

Último autorretrato (1669). Óleo sobre tela, 65.4 x 60.2 cm. Mauritshuis, Haia, Holanda. - (Fonte: Wikipedia).

Simão com Jesus (1669). Óleo sobre tela, 98.5 x 79.5 cm. Nationalmuseum, Estocolmo, Suécia. - (Fonte: Wikipedia).




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