sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mapa-múndi do PIB do planeta em 2013, segundo o FMI

A previsão de crescimento econômico do Ocidente é sombria, de acordo com a mais recente Previsão Econômica Mundial do FMI ("Esperanças, Realidades, Riscos" - Abril de 2013), divulgada em 16 de abril corrente. A produção mundial é esperada crescer apenas em 3% em 2013, mas com os países ricos na retaguarda, expandindo-se em 1,2%. Em contrapartida, os mercados emergentes excederão os 5%, com a Ásia e a África Subsaariana acelerando em 7% e 5,6%, respectivamente.

O relatório do FMI elogia os estrategistas da eurozona por terem evitado uma quebra, mas observa que partes da união monetária ainda permanecem não competitivas e restringidas pela política de austeridade. Ele observa ainda que o fato de a injeção de dinheiro efetuada na região não conseguir chegar às famílias e negócios de renda mais baixa tem igualmente pressionado para baixo as perspectivas para a eurozona.

Embora estimulada pela recuperação em habitação e mercados de crédito, a economia americana terá que suportar os efeitos do sequestro orçamentário.

Previsões do FMI de crescimento percentual do PIB no mundo em 2013 (clique na imagem para ampliá-la) - (Ilustração: The Economist).

Nenhum comentário:

Postar um comentário