quarta-feira, 6 de março de 2013

Vítimas de pedofilia na Igreja divulgam lista negra de "papáveis"

[Vítimas de pedofilia no seio da Igreja Católica Apostólica Romana resolveram expor publicamente os nomes dos cardeais que, por omissão criminosa, contribuíram para que os criminosos, seus colegas de batina, permanecessem impunes. Seu objetivo é fazer com que esses cúmplices dos abusos cometidos sejam impedidos de votar e de serem votados na eleição do sucessor de Bento XVI.]

Uma associação americana de vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos publicou nesta quarta-feira uma lista negra de doze possíveis candidatos "papáveis" e exortou à Igreja Católica a levar a sério a proteção das crianças, a ajuda às vítimas e as denúncias de corrupção. "Queremos dizer aos prelados católicos que deixem de fingir que o pior já passou" sobre o escândalo de pedofilia dentro da Igreja, declarou David Clohessy, diretor da Rede de Sobreviventes de Abusados por Padres (Snap, por sua sigla em inglês). "Tragicamente, o pior com certeza ainda estar por vir", acrescentou.

A organização citou uma dúzia de cardeais da Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Gana, Honduras, Itália, México e República Tcheca, acusados de proteger os padres pedófilos ou por terem feito declarações defendendo os padres ou minimizando a situação.  Todos eles são considerados candidatos para suceder o papa Bento XVI, muito criticado pela forma como conduziu os escândalos.

A Snap também se opõe à eleição de qualquer membro da Cúria romana para administrar a Santa Sé.  "Acreditamos que ninguém de dentro do Vaticano tem verdadeira vontade de 'limpar a casa' no Vaticano e em outras partes", indicou Clohessy em um comunicado. [Ver postagem anterior sobre o Vaticano.] - "Promover um membro da Cúria desencorajaria as vítimas, as testemunhas, os denunciantes e seus defensores a relatar más condutas".

A lista negra inclui os seguintes cardeais: Leonardo Sandri, da Argentina; George Pell, da Austrália; Marc Ouellet, do Canadá; Timothy Dolan (Nova York), Sean O'Malley (Boston) e Donald Wuerl (Washington) dos Estados Unidos; Peter Turkson, de Gana; Oscar Rodríguez Maradiaga, de Honduras; Tarsicio Bertone e Angelo Scola da Itália; Norberto Rivera Carrear, do México; e Dominik Duka, da República Tcheca.  [Ué, cadê o pilantra do cardeal Roger Mahony nessa lista?!]

Entre os mais citados para ser o sucessor de Bento XVI, estão Angelo Scola, Marc Ouellet, Peter Turkson e Oscar Rodriguez Maradiaga.

Sigilo

Os cardeais foram aconselhados pelas autoridades do Vaticano nesta quarta-feira a não falarem mais com a mídia. Essa recomendação foi feita após mais indícios de que o conclave que elegerá o sucessor de Bento 16 não começará tão cedo. Cardeais americanos que tinham agendado uma terceira coletiva de impressa em três dias cancelaram o evento menos de uma hora antes do previsto no Colégio Norte-Americano, em Roma, onde estão hospedados. Uma porta-voz do grupo disse que a "preocupação" foi expressa na reunião desta quarta-feira, a portas fechadas, "sobre vazamentos de procedimentos sigilosos reportados em jornais italianos".

Sobre o pedido de sigilo, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que as reuniões pré-conclave, as congregações gerais, devem ocorrer em um "clima de confiabilidade".  Com isso, a única fonte oficial de informação sobre o conclave é o relato diário de Lombardi à imprensa.

Cardeais acusados de omissão por vítimas de pedofilia na Igreja Católica

Cardeal Leonardo Sandri, da Argentina - (Foto: Google).

Cardeal George Pell, da Austrália - (Foto: Google).

Cardeal Marc Ouellet, do Canadá - (Foto: Google).


Cardeal Timothy Dolan, de Nova Iorque (EUA), o maior latifundiário de Manhattan - (Foto: Google).

Cardeal Sean O'Malley, de Boston (EUA) - (Foto: Google).

Cardeal Donald Wuerl, de Washington (EUA) - (Foto: Google).

Cardeal Peter Turkson, de Gana - (Foto: Google).

Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, de Honduras - (Foto: Google).

 Cardeal Tarcisio Bertone, Itália - (Foto: Google).

Cardeal Angelo Scola, Itália - (Foto: Google).

 Cardeal Norberto Rivera Carrear, México - (Foto: Google).

Cardeal Dominik Duka, República Tcheca - (Foto: Google).

[Todos esses senhores retratados acima são acusados de acobertarem pedófilos, apesar dessas fisionomias aparentemente respeitáveis.]

Um comentário: