sexta-feira, 22 de março de 2013

Um pouco de cultura abobrinha: de onde veio o nome Bluetooth?

[Nesses tempos difíceis, em que o papa é argentino, o Vasco entrou de vez no Guiness de vice-campeonatos, Renan Calheiros é presidente do Senado, Dona Dilma et caterva ocupam 52 quartos e 17 carros em Roma p'ra ver o papa, o ministro Aloisio Mercadante vai de paraquedista nessa delegação, corremos o risco de ficar duas décadas sob um regime petista, aluno do Enem escreve "eu trousse" e ganha nota máxima em redação, e autoridades matam mais 31 pessoas em Petrópolis por desídia e irresponabilidade e ninguém é preso, o melhor (leia-se menos ruim) é apelar para derivativos que ajudem a desanuviar temporariamente a mente e dar uma relaxadinha. Para isso, nada melhor que uma cultura tipo estrume de vaca, que cobre uma área enorme mas tem pouca profundidade. Entrei nessa.]

Você já elucubrou por que o prático Bluetooth tem esse nome esquisito? Não surpreendentemente, ele nada tem a ver com dentes ou estar melancólico. Em vez disso, ele se liga à herança viking da empresa sueca de telecomunicações Ericsson.

Bluetooth cria um meio seguro de intercambiar dados sem fio entre vários dispositivos diferentes. Refletindo sobre esse serviço, seus criadores predominantemente escandinavos lembraram-se da lenda do rei viking dinamarquês Harald BlåtlandDe acordo com essa lenda, Blåtland tinha uma habilidade incomum para reunir pessoas em negociações sem violência. Seu jeito de lidar com as palavras e a comunicação chegou ao ponto de unir a Dinamarca e a Noruega em um único território. A tradução inglesa para Blåtland -- você adivinhou -- é "blue-tooth" (dente azul).

Jim Kardach, um dos fundadores da Bluetooth SIG, conta a história em um blogue em Tech History: "Harald unificou a Dinamarca e converteu-a ao catolicismo! Me ocorreu que esse seria um bom nome para o programa. Nessa época, criei também uma lâmina em PowerPoint com uma versão da pedra rúnica em que Harald aparece com um celular numa mão e um notebook na outra, e com uma tradução das runas "Harald unificou a Dinamarca e a Noruega. Harald acha que PCs móveis e telefones celulares devem comunicar-se diretamente, sem problemas". [A pedra rúnica mencionada certamente é aquela em que Harald aparece sendo batizado por Poppo (Papa), o monge, um alto-relevo datado de cerca de 1.200:


O nome colou, e o símbolo do Bluetooth dos tempos modernos mostra as iniciais de  Blåtland escritas em caracteres rúnicos, como explica Did You Wonder

 O símbolo do Bluetooth, representando as iniciais de Harald Blåtland em caracteres rúnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário