terça-feira, 5 de março de 2013

Os lados tenebrosos de Madre Teresa de Calcutá



[Madre Teresa de Calcutá (morta em 1997) foi beatificada em 2003 em tempo recorde, só superada nisso pelo papa João Paulo II, que recebeu o alvará para ser santo em menos de seis anos depois de morto. Ambos são os exemplos mais gritantes do processo turbinado de santificação introduzido pelo próprio João Paulo, que em quase 27 anos de pontificado fez mais beatificações (1.338) e mais canonizações (482)  no cargo do que todos os papas anteriores a ele, em conjunto. Esse é o retrato instantâneo mais realista e fiel da Igreja Católica Apostólica Romana, uma instituição que é supersônica em coisas supérfluas e de marketing, e mantém-se paquidermicamente lenta em assuntos que considera "pétreos", não importa seu grau de anacronismo (celibato dos padres, proibição às mulheres de serem ministras de Deus, condenação da camisinha, etc), e criminosamente relaxada e omissa na apuração e condenação exemplar da pedofilia no seu seio. Agora, surge uma pesquisa que revela que a celebrada e venerada Madre Teresa de Calcutá não era lá a santinha que todos imaginvam -- eis mais um striptease desagradável da Igreja Católica Apostólica Romana.]

"Dúbia" no cuidado aos doentes, "questionável" em suas políticas e "suspeita" em suas finanças -- eis o perfil nada santo de Madre Teresa encontrado por pesquisadores das universidades de Montreal e Ottawa.

A imagem santificada de Madre Teresa foi questionada por pesquisadores que fizeram um estudo aprofundado de sua vida. Ela pode ter passado a grande maioria de seus 87 anos olhando pelos doentes e pelos pobres, mas pesquisadores das universidades de Montreal e Ottawa levantaram agora questionamentos sobre a natureza "dúbia" de seus cuidados e também quanto aos seus contatos políticos "questionáveis". Os pesquisadores apresentaram também preocupações com os arranjos financeiros "suspeitos" da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, arranjos esses que, segundo os pesquisadores, contemplaram a transferência de grandes somas de dinheiro para as contas bancárias "secretas" da religiosa.

Escrevendo para o Journal of Studies in Religion/Sciences [ver aqui], depois de analisar cerca de 300 documentos em torno da vida de Madre Teresa, o Dr. Serge Larivie e a Dra. Genevieve Chenard dizem que encontraram detalhes que comprometem a imagem santificada da freira nascida na Albânia. Eles afirmam que muitas das "missões" implementadas pela religiosa eram inadequadas para seus destinatários, chamando-as de "casas para os moribundos" devido à deficiência de sua higiene e a uma carência de alimentos, cuidados e medicamentos.

Os pesquisadores consideram que falta de dinheiro não pode, entretanto, ser a razão para essas condições precárias já que Madre Teresa  levantou centenas de milhões de libras durante sua vida, embora aparentemente muito desse dinheiro pareça ter desaparecido em várias contas bancárias "secretas" mantidas segundo alguns pela freira.  Os pesquisadores questionaram também por que, apesar de abertamente oferecer preces e medalhas da Virgem Maria, Madre Teresa jamais providenciou ajuda direta ou monetária às vítimas de vários desastres naturais na Índia. O Dr. Larivie diz: "Dada a gestão parcimoniosa das obras da freira, é lícito perguntar: para onde foram os milhões de dólares destinados aos mais pobres?"

Os pesquisadores prosseguiram, questionando as políticas e os contatos políticos de Madre Teresa, acusando-a de aceitar uma doação financeira da ditadura brutal de Duvalier [o terrível Papa Doc], considerada responsável pelo assassinato de mais de 30.000 haitianos no período de 1957 a 1986. Eles acusam também a religiosa de disseminar a linha dura da direita católica, dizendo que ela manteve "opiniões excessivamente dogmáticas em relação, especialmente, a aborto, contracepção e divórcio".

Dr. Larivie disse que muito da imagem pública santificada de Madre Teresa foi construída pelo jornalista da BBC Malcolm Muggeridge, que compartilhava de suas opiniões católicas conservadoras, principalmente com relação ao aborto, e cuja promoção dela levou à fama internacional da freira.

Apesar dos aspectos negativos, Dr. Larivie admite que há muitos aspectos positivos na vida e na obra de Madre Teresa. Ele disse: "Se a imagem extraordinária de Madre Teresa transmitida no imaginário coletivo encorajou iniciativas humanitárias genuinamente engajadas em benefício daqueles esmagados pela pobreza, só podemos nos regozijar a respeito". E acrescentou: "É provável que ela tenha inspirado muitas pessoas humanitárias, cujas atividades tenham realmente aliviado o sofrimento dos destituídos e abordado as causas da pobreza e do isolamento sem serem exaltadas pela mídia ... No entanto, a cobertura da mídia em relação a Madre Teresa poderia ter sido um pouco mais rigorosa".

Madre Teresa morreu em 1997 e foi beatificada pela Igreja em 2003, fatando-lhe apenas um milagre para tornar-se santa.

[No Abstrato de seu trabalho (cujo título é o que adotei nesta postagem), os Drs. Larivie e Chenard dizem: "O impacto da obra de Madre Teresa não tem fronteiras geográficas, nem religiosas. Nas quatro partes deste trabalho, tentamos entender esse fenômeno. Apresentamos de início a metodologia utilizada para coligir as informações disponíveis, em seguida evocamos algumas referências bibliográficas que permitem compreender sua missão e a contribuição das mídias à sua popularidade. A terceira parte identifica quatro obstáculos que dificultam o caminho de sua canonização: sua opinião religiosa bastante dogmática, sua maneira de cuidar dos enfermos, suas escolhas políticas e sua gestão duvidosa das montanhas de dinheiro que recebeu. Na quarta parte, abordamos alguns elementos de sua vida relativos à sua beatificação, entre os quais sua "noite da fé", o exorcismo ao qual foi submetida assim como a validade do milagre que lhe foi atribuído. Na conclusão, nós  questionamos as razões pelas quais as críticas de que ela é objeto têm sido ignoradas pelo Vaticano".]





3 comentários:

  1. O melhor NEGÓCIO do planeta não é nem o petróleo e nem o crime organizado. É a religião! E mais, pra quem quiser saber: Vou mesmo para o céu (não bem agora, eu acho), já que ouço e sigo as palavras de Cristo sem idolatrias. Ponto final!

    ResponderExcluir
  2. Pra voces ateus fuinhas, ficarem perseguindo a Santa Igreja é que se tornou um grande negócio, mas não me preocupo com voces não, tenho é pena porque prestarão contas a Deus, e este não terá misericórdia daqueles que o perseguiram e perseguiram seus filhos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Delírios, crenças absurdas e ilógicas em deus e em seu inexistente, delirante e fantasioso filho Jesus Doido Cristo o farsante e falso profeta, interpretações místicas proféticas da bíblia, etc. são alguns dos sintomas. Qualquer tipo de religião é uma Doença grave a este mundo.

      A Farsa e a Mentira do cristoismo é seguida por milhares de pessoas sectárias culto deístas teístas todas elas enganadas, iludidas e escravizadas por todas as igrejas e cultos sectários deístas teístas de todas as mais diversas denominações e ramificações possíveis e imagináveis e que se originaram, por sua vez, todas elas, a partir do ninho de ratazanas infecto denominado Santa Igreja de Roma, Vaticano, cujos ensinamentos errôneos, mentirosos, heréticos e imundos que são contra todas as Leis da Vida e da Natureza, são enganosos e falsos e transformaram o mundo no Horror e na Loucura, e na Miséria Total em que se ele encontra!

      A mentira do cristianismo e do Livro Negro da Morte e da Destruição denominado Bíblia e de onde o Espiritismo e o Espiritolicismo se baseiam as suas falácias e os seus ensinamentos errôneos e heréticos Anti Criacionais são uma farsa hedionda e uma colcha de retalhos nada original, todas forjadas a partir de doutrinas religiosas cristoístas e de obras culto deístas e teístas errôneas e mentirosas ainda mais antigas. A Bíblia é um plágio disfarçado com milhares de versões adulteradas e deturpadas ao redor do mundo. O cristoísmo, com seus muitos milhares de Santos, Santas, Beatos, Anjos, Bestas e Demônios (todos eles tomados de outras religiões insanas mais antigas) personificados em "pecados", é um politeísmo com mal formação, feito de restos mortais cadavéricos e de farrapos podres tal como a Bíblia o é e sempre foi.

      A Bíblia é uma farsa. Em cima desta farsa se fundam as Igrejas, os cultos, as seitas, as religiões, suas doutrinas, seus ensinamentos mentirosos e falsos e ainda os cegos e escravizados deístas que seguem as mentiras e os absurdos da bíblia.

      A Bíblia inteira é um livro maldito de magia negra e é uma ferramenta subliminar extremamente poderosa cheia de números ocultos, de mensagens, de alegorias, e cheia de material roubado que foram corrompidos de religiões antigas. Além disso, este livro foi infuso com energia psíquica e poder para instilar medo e torná-la acreditável. Quando os olhos da pessoa são abertos e a pessoa passa a ter o conhecimento necessário, então o feitiço da bíblia sobre a pessoa já não terá mais efeito.

      Deus, Jesus Cristo.e Espírito Santo são uma doença psiquiátrica grave que só existe nas mentes insanas, doentias dos crentes irracionais Delírios, alucinações, crenças absurdas e ilógicas em Deus e em seu inexistente, delirante e fantasioso filho Jesus Doido Cristo o farsante e falso profeta , interpretações místicas proféticas da bíblia, etc. são alguns dos sintomas. Vão se internar raça de cristoistas loucos insanos irracionais!!!

      Excluir