sábado, 16 de março de 2013

No Reino Unido, ministro é condenado a 8 meses de prisão, algo infelizmente inimaginável no Brasil

Há coisas que acontecem com os ingleses que, muito infelizmente, têm chance praticamente nula de ocorrer no Brasil, principalmente quando se trata de punir políticos de qualquer escalão e, pior ainda, se o(s) pilantra(s) for(em) Ministro(s) de Estado ou mesmo Presidente da República. Vejamos mais uma história exemplar que nos vem do Reino Unido.

Chris Huhne era um político de destaque do Partido Democrata Liberal no Parlamento inglês de 2005 a 2013 e, como resultado das eleições gerais de 2010, foi nomeado Ministro de Estado de Energia e Mudanças Climáticas  no governo de coalizão então formado, ocupando o cargo de 12 de maio de 2010 a 5 de fevereiro de 2012. Há 10 anos atrás -- é isto mesmo, há 10 anos atrás -- ele foi apanhado dirigindo a 69 mph numa zona em que o limite de velocidade era de 50 mph. Para evitar que ele perdesse a carteira de motorista sua mulher, a destacada economista Vicky Price , assumiu a responsabilidade pela infração.

A coisa teria ficado nisso, se o Sr. Huhne em 2010 não resolvesse trocar a mulher por outra -- como já disse em outra postagem, nada mais certeiro para derrubar pilantragens do que delação de mulher contrariada e/ou traída (não importa se parenta, esposa ou concubina). A Sra. Vicky resolveu então contar o que realmente ocorrera há 10 anos atrás, a polícia se envolveu na história, Chris Huhne (que é advogado de renome) deu inúmeras pistas falsas para enganar os policiais, a Dª Vicky tentou mudar a história dizendo que havia sido coagida pelo marido, sua farsa foi desmascarada e ela e o marido foram condenados a 8 meses de prisão em regime fechado (já estão cumprindo suas penas). O Sr. Huhne tem ainda de pagar mais de ₤ 110.000 (cerca de R$ 330.000) pelos custos ampliados das investigações devido às suas mentiras para a polícia. Quem quiser ler as palavras duras do juiz Justice Sweeney dirigidas aos dois réus é só acessar a reportagem do The Daily Telegraph no link indicado no início desta postagem.

Mudemos agora de cenário e focalizemos o palco brasileiro, onde centenas de políticos -- de presidente da República a ministros de Estado -- cometem barbaridades ao volante na direção do país e de suas pastas, e absolutamente nada lhes acontece. Vejamos alguns exemplos emblemáticos e gritantes:
  • o NPA (Nosso Pinóquio Acrobata, Lula) esteve ao volante do país durante 8 anos, deixou um bando de motoristas mensaleiros pintar e bordar em termos de corrupção debaixo de seu nariz e de sua barba, esses subalternos foram condenados e ele continua fora do banco dos réus;
  • o mesmíssimo NPA, ainda e sempre ao volante do país, nomeou uma amiguinha íntima de anos, Rosemary Noronha, sua parceira de cabine privativa em viagens internacionais quando Dª Marisa não estava na comitiva, para chefiar o escritório da Presidência da República em S. Paulo. Dª Rosemary também pintou e bordou no cargo, usando de sua intimidade com o NPA, a Polícia Federal abriu um processo contra ela mas as conversas pelo telefone, ao pé do ouvido, entre ela e o NPA continuam um mistério, e o motorista-mor do país e do PT continua lépido e fagueiro, fazendo misérias ao volante e ultrapassando todos os limites da ética e da decência sem o menor risco de punição.
  • Em 2011 o país trocou de motorista, assumindo o volante da nação nossa terna e carinhosa ex-guerrilheira Dª Dilma -- obra e cria do NPA -- que teve que mandar embora de seu ministério (graças à mídia) um bando de motoristas corruptos nomeados e acobertados pelo NPA. O problema é que essa nova motorista faz jogo duplo e usa de critérios de moralidade extremamente "flexíveis", contraditórios e incompreensíveis -- um dos motoristas pilantras que defenestrou, por corrupto, o Sr. Carlos Lupi, foi por ela mantido como o conselheiro do principal banco de fomento do país, o BNDES.  Ou seja, o fulano é inidôneo para dirigir um ministério, mas é mantido num cargo como esse. E hoje, a imprensa anuncia que a eternamente sorridente Dª Dilma nomeou novo ministro do Trabalho um aliado de Lupi no PDT, Manoel Dias -- o Ministério do Trabalho se consolida assim como feudo do PDT e o Sr. Lupi, demitido por corrupção pela mesma Dilma, pauta a presidente na gestão dessa pasta. Como 2013 é ano pré-eleitoral, a ex-guerrilheira jogou fora a máscara e mandou às favas a ética e a decência.
  • Para assumir o volante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a afável presidente indicou um motorista de sua confiança, o petista de carteirinha Fernando Pimentel, contra quem pesam acusações fortes de exercício de consultoria e de ganho de montantes elevados nessa atividade quando já membro do governo Dilma. A supersimpática ex-guerrilheira blindou completamente Pimentel e impediu que fosse investigado.

A lista é infindável. Só nos resta torcer para que algum dia, de alguma era, a Justiça que aqui campeia trate nossos políticos, presidentes da República,  ministros de Estado e outras autoridades do alto escalão irresponsáveis e pilantras com o mesmo rigor e a mesma independência com que o Sr. Huhne e a Sra. Pryce acabam de ser tratados no Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário