segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI anuncia que renunciará no dia 28 de fevereiro

[A notícia surpreende, mas o motivo é mais do que compreensível. Não me lembro de ter visto uma decadência física tão acelerada como a do papa Bento XVI depois que assumiu o cargo. A notícia abaixo é do jornal O Estado de S. Paulo. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

O anúnico foi feito pelo próprio papa em um pronunciamento em latim. Bento XVI disse que deixa o cargo devido à idade avançada - 85 anos - e por não ter mais força para cumprir os deveres [segundo o jornal espanhol El País, o papa disse que deixará seu posto às 20h00 do dia 28].  "Por esta razão, e bem consciente da gravidade deste ato, eu declaro que renuncio", explicou Bento XVI, de acordo com uma declaração do Vaticano. Esta é a primeira vez que um papa renuncia em quase 600 anos.

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo 2º. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa. Ele assumiu o posto em meio a um dos maiores escândalos enfrentados pela Igreja Católica em décadas - as revelações de abusos sexuais de crianças cometidos por clérigos católicos em paróquias de vários países.  [Ver postagens anteriores, uma em abril e a outra em setembro de 2011, entre muitas outras, sobre o revoltante, inexplicável e imperdoável comportamento do Papa e do Vaticano em relação aos incontáveis crimes hediondos de pedofilia praticados por membros formais da Igreja Católica, de padres a cardeais. Inclusive no pontificado de Bento XVI.]

O Papa Bento XVI nesta manhã, ao anunciar sua renúncia no dia 28 deste mês de fevereiro. - (Foto: Reuters/Live!).


Um comentário:

  1. Estudei durante 8 anos em escola católica. Conheço bem o Velho Testamento e o Novo, e a estória dos papados, desde Cristo, passando pela gloriosa idade-média, até os nossos dias. OK. Esse é o meu curriculum mundano.
    Indago então: Qual foi o legado desse Papa, inspirado que vem sendo pelo Espírito-Santo? Terá sido a sua omissão quanto aos abusos... (não vou dar os detalhes já dados)?
    Qual legado? Ter procurado, desesperadamente, a popularidade do seu antecessor, visitando sinagogas e mesquitas, e outros locais inusitados?
    Sugiro que, aproveitando esse fato com recorrência de 600 anos, o Vaticano entre num recesso permanente, ou ... digamos, de 600 anos. O mesmo se aplica a certas cismas evangélicas (não direi quais, pela simples desnecessidade).

    ResponderExcluir