domingo, 3 de fevereiro de 2013

Impunidade continua: cadê a punição aos culpados pela insegurança de 49 espaços culturais no Rio e Niterói?

No dia 31 de janeiro passado, após a terrível tragédia da boate Kiss em Santa Maria, o jornal O Globo publicou a relação de 49 espaços culturais públicos no Rio em Niterói que não poderiam estar funcionando porque não tinham a imprescindível autorização do Corpo de Bombeiros para isso.  Dessa relação constavam locais como: - 1) Espaços Culturais municipais:  o Teatro Carlos Gomes (para 685 pessoas), o Espaço Municipal Cultural Sérgio Porto (130 lugares), o Teatro Municipal Maria Clara Machado (124 lugares),  Sala Municipal Baden Powell (500 lugares) e outros -- eram 9 na lista do jornal; - 2) Teatros estaduais: Arthur Azevedo (310 lugares), Teatro Glaucio Gil (152 lugares), Teatro Armando Gonzaga (248 lugares) e outros.

A probabilidade desses locais funcionarem simultaneamente é altíssima, o que significa que mais de um milhar de pessoas semanalmente -- ou, na melhor das hipóteses, mensalmente -- os frequenta há anos sem segurança, por omissão, descaso e desleixo de seus (ir)responsáveis. O Teatro Carlos Gomes, por exemplo, está com alvará vencido desde 2010. O Teatro Glaucio Gil simplesmente não tem alvará do Corpo de Bombeiros, assim como a Sala Baden Powell. Como estes, inúmeros outros espaços culturais no Rio e em Niterói funcionavam (vários ainda funcionam) sem a imprescindível autorização dos bombeiros.

Pressionada pela imprensa e a opinião pública, a SEC - Secretaria de Estado de Cultura fechou no dia 1 deste mês de fevereiro 13 desses espaços culturais até que estejam regularizados junto ao Corpo de Bombeiros: Teatro Arthur Azevedo, Teatro Glaucio Gil, Teatro Armando Gonzaga, Escola de Música Villa-Lobos, Museu do Ingá (Niterói), Museu Carmen Miranda, Casa de Euclides da Cunha, Casa de Oliveira Vianna, Escola de Artes Visuais, Casa França-Brasil, Biblioteca Parque de Manguinhos, Biblioteca Pública de Niterói, Museu da Imagem e do Som.  Do Teatro Carlos Gomes nada se fala.

Beleza, pelo menos decidiram fechar alguma coisa. E aí, vai ficar só nisso? E os criminosos que permitiram os absurdos desses funcionamentos irregulares e criminosos, vão sair dessa sem penalidade alguma, sequer uma demissão?!! Onde é que estamos?! E o MPE - Ministério Público Estadual e seu equivalente municipal, também vão se omitir?! Quantas boates Kiss terão que se incendiar e quantas centenas mais de pessoas terão que ser mortas, para que as autoridades responsáveis por isso sejam demitidas a bem do serviço público, julgadas e presas? Alguém viu sequer uma menção de tentativa de responsabilização do prefeito de Santa Maria, por ter deixado a boate Kiss funcionar sem saída de emergência? Assim é demais!!

4 comentários:

  1. Amigo VASCO:
    Seguramente, vou parecer pessimista, talvez ao extremo. Mas, em um país onde se compram mandatos legislativos (suplentes de senadores), atestados positivos diversos (os nda consta!!!), etc., a compra de um simples alvará seguramente é possível. O que é pior é que a existência do alvará não significa SEGURANÇA mas sim saber a quem culpar no caso de um desastre. As vítimas que se danem (possivelmente nem indenizadas as suas famílias serão).
    As estrururas encarregam das fiscalizações (prefeituras, estados, corpos de bombeiros (Municipais/Estaduais, Civis ou Militares) não têm capacidade operativa pra exercer suas funções. A falta de normalização/fiscalização (ABNT/CREA's) também não apresentam respostas rápidas para as demandas já conhecidas; imagine então quanto há por descobrir de irregularidade.
    Até mesmo as punições, quando chegamos a tanto, não resolvem a questão, pois as penas parecem simbólicas.
    Abraços - LEVY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Levy,
      Permita-me indagar: Acha sinceramente que você está sendo algo pessimista? Aproveito para lembrar a eleição do presidente do senado brasileiro e imploro que você acompanhe a eleição do presidente da câmara. Que tal? Talvez os citados eventos devessem ser chamados "a partilha do butim", pela desfaçatez com que são urdidos, conduzidos e encerrados.
      Mas... é carnaval e a Beyoncé vem ao rock in rio, enquanto toda a prefeitura de Santa Maria escapa, diluindo a culpa entre donos de boîte, membros de banda, produtores de espuma,e etc. Que tenham a culpa definida na proporção da culpa, mas não sobrecarregada pela flagrante culpa de autoridades omissas e inéptas que a lei (?) não alcança.
      NÃO... Levy, você foi otimista!

      Excluir
  2. Amigo AMAURI:
    Pode ser que seja otimista. Isso, na verdade, é um estado de espirito. Entretanto, tantas são as inépcias nesse nosso Brasil Varonil, que deve ter uma CAUSA PRIMÁRIA.
    Aí reside a nossa dificuldade de analisar e corrigir aquilo que vemos hoje (e que talvez vejamos durante muitos anos).
    Sempre procurei essa causa primária, e cheguei a conclusão de que ela reside na própria Revolução de 64.
    Explico:em nosso país, em função de "forças revolucionárias" (assim chamadas) considerarem a Revolução Cubana como uma panacéia que poderia se espalhar pela America Lat(r)ina. O principal idolo dessa turba era Che Guevara. O governo Janio Quadros permitiu essa idolatria. Mas os militares de plantão, NÃO. Depois do "golpe", como eles chamam, o país tentou voltar à normalidade por anos.
    Aí residiu, em minha opinião, o erro dos militares: sufocaram a CLASSE MÉDIA, que era formadora de opiniões. Nós não sentimos, até nos vermos sem voz nas decisões de nossa terrinha. Aí, já era tarde. Assim, nossos filhos foram criados com nossa inatividade política, sem contribuir para a formação de novos líderes e, pior, aceitando calado o que nos impingiam.
    Somos omissos ou nos forçaram a ser omissos?
    Vamos discutir esse ponto de vista.
    Abraços - LEVY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Levy,

      Gratificante ver que, de vez em quando, aparece alguém procurando fazer uma síntese qualificada dos variados males que nos afligem. Estamos cobertos de "heranças malditas". Bom dia.

      Amauri

      Excluir