terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Empresas de sete países buscam informação sobre o trem-bala brasileiro

[Volta às manchetes a novela do trem-bala, a obsessão da nossa supersimpática presidente -- o país se compromete a gastar bilhões de reais numa empreitada da qual não precisa e cuja prioridade é da ex-guerrilheira e não dele.]

Empresas de pelo menos sete países participaram nesta terça-feira da reunião de esclarecimentos a potenciais interessados no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Rio, São Paulo e Campinas, realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na BM&FBovespa. Entre os presentes estavam representantes ligados a empresas de Coreia do Sul, Espanha, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e França, que circulavam pelos corredores da bolsa paulista em pequenos grupos.

Após a apresentação do projeto do TAV, os representantes da ANTT responderam questões dos interessados. Entre as empresas que fizeram questionamentos estavam Ferrovia Dello Stato, da Itália; Talgo, da Espanha; Bombardier, do Canadá; e a Mitsui, do Japão.

As dúvidas tiveram teor técnico e abordaram também o financiamento. A Bombardier questionou, por exemplo, se há faixas de rádio concorrentes com a que será utilizada pelo sistema de comunicação do TAV. A ANTT respondeu que irá estudar o tema na confecção do projeto executivo. Já o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que o a instituição dará financiamento a todos os equipamentos e serviços para instalação do projeto.

A segunda reunião para esclarecimentos está programada para 19 de março, também na BM&FBovespa. As reuniões fazem parte da fase de esclarecimentos sobre as regras e procedimentos do projeto. Os interessados no TAV poderão ainda se manifestar via formulário eletrônico até 16 de abril. A entrega das propostas das empresas interessadas está prevista para 13 de agosto e o leilão para 19 de setembro. Já a homologação do resultado, de acordo com o edital, deve ocorrer em 20 de novembro e a assinatura do contrato em 27 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário