segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Embraer vai entrar na produção de helicópteros

A Embraer deu nesta segunda-feira mais um passo em sua estratégia de diversificar suas receitas, ao anunciar a intenção de ingressar na fabricação de helicópteros por meio de uma joint venture com a AgustaWestland, empresa do grupo italiano Finmeccanica.  A maior fabricante mundial de jatos regionais disse que estudos preliminares indicam grande potencial de mercado para helicópteros bimotores, de capacidade média, principalmente para atender o setor de óleo e gás.

O memorando de entendimentos assinado entre a Embraer e a AgustaWestland visa a criação de uma joint venture no Brasil, com produção dos helicópteros do grupo italiano no país para atender os mercados comercial e militar em toda a América Latina.  Sem informar detalhes financeiros da parceria, ambas as companhias informaram que esperam estabelecer a joint venture "em poucos meses".  "Este é um passo importante para a Embraer, em continuidade à expansão dos nossos negócios", disse o presidente-executivo da empresa brasileira, Frederico Curado, em comunicado.
 
 A busca de novas áreas de atuação pela Embraer ganhou impulso nos últimos anos, sobretudo após a crise financeira e recessão global de 2008/09. Na ocasião, a fabricante tinha sua carteira de encomendas fortemente concentrada no segmento de aviação comercial, mais suscetível aos ciclos econômicos. 
Além de se expandir na aviação executiva, a Embraer voltou a atenção mais recentemente ao segmento militar, em que desenvolve o cargueiro KC-390 -- o maior avião já produzido no Brasil [ver postagem anterior sobre isto].
 
A empresa também avalia sua entrada na construção de navios, mantendo conversas preliminares com estaleiros do Brasil e do exterior para a montagem de embarcações.

Em outra frente, a Embraer está trabalhando no mercado de veículos aéreos não-tripulados (Vant), por meio de uma sociedade com a AEL Systems, subsidiária da israelense Elbit Systems.
 
As ações da Embraer subiam 0,70 por cento às 10h13 na bolsa paulista, a 14,30 reais. O Ibovespa tinha variação positiva de 0,04 por cento.

 

 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário