quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Leitor Kindle, da Amazon, começa a ser vendido no Brasil

O mais vendido leitor de livros eletrônicos do mundo, o Kindle, chegou às lojas do Brasil nesta quarta-feira. Segundo o site brasileiro da Amazon, que fabrica o aparelho, o e-reader custa R$ 299 e está à venda no site Pontofrio.com e nas lojas físicas da Livraria da Vila, que está apenas em São Paulo.

Este é o modelo à venda no Brasil: varejista não anunciou quando chegarão ao país os modelos mais avançados (Reprodução).
 
O lançamento do Kindle acontece duas semanas depois de a Amazon começar a vender livros eletrônicos no Brasil. Na ocasião, a empresa não explicou o motivo de os lançamentos não terem ocorrido simultaneamente.
 
A própria Amazon procurou a Ponto Frio para estabelecer a parceria da venda on-line do Kindle no Brasil. De acordo com German Quiroga, presidente da Nova Pontocom, empresa que opera a loja online de Ponto Frio, as conversas com a gigante americana do e-commerce começaram no segundo semestre deste ano.
"A gente chegou a conclusão de que faria sentido. O interesse da parte deles é o nosso nível de serviços. Queriam um parceiro que pudesse propiciar boa experiência de compra", disse.
 
Quiroga afirma que o fato de a Amazon ser uma potencial concorrente do Ponto Frio no médio prazo não inviabilizou o acordo. O executivo entende que a concorrência nesse ambiente é positiva e vai ajudar a desenvolver o mercado brasileiro. O acordo entre as empresas é exclusivamente para a plataforma on-line, o que significa que as lojas físicas do Ponto Frio não terão o aparelho. Segundo Quiroga, o consumidor de São Paulo e Rio de Janeiro que comprar logo pode conseguir o aparelho já para o Natal, uma vez que o prazo de entrega para estas duas cidades é de três dias úteis. "As vendas estão indo bem", afirmou.

O modelo oferecido aqui é o mais simples da linha e custa US$ 89 nos Estados Unidos. O aparelho exibe os livros em e-ink (tinta eletrônica), o que é uma vantagem para quem não gosta do reflexo da tela dos tablets e gosta de ler na praia, por exemplo, mas prejudica a exibição de fotos. O modelo tem conectividade Wi-Fi e apresenta até uma navegador de internet experimental. Outro atrativo é sua bateria, que aguenta semanas de leitura com apenas uma carga. O Kindle pode armazenar cerca de 1,4 mil livros.

A varejista não anunciou quando chegarão ao país os modelos mais avançados, como o tablet Kindle Fire e as versões com tela sensível ao toque e com tela luminosa.

Ao contrário do que faz em outros países, a Amazon não está vendendo ela própria o leitor eletrônico aqui no Brasil. Por motivos não especificados, a gigante americana preferiu oferecer o aparelho apenas no varejo. Mas, disponível em apenas um site e em uma rede de livrarias com presença apenas sete lojas em São Paulo, o Kindle não estará tão acessível quanto os leitores esperavam. Quem não for à capital paulista dificilmente conseguirar passar o Natal, já que o Pontofrio estipula, por exemplo, prazo de três dias úteis para entrega na cidade do Rio e de cinco dias úteis para entregar o Kindle em Fortaleza.

[Veja também informações sobre o leitor digital Kobo Touch, lançado pela Livraria Cultura.]


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário