segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Um em cada três pilotos já adormeceu enquanto voava

[A notícia preocupante abaixo é do jornal Diário de Notícias de hoje (repórter Graciosa Silva), de Lisboa -- mantive integralmente a grafia e o estilo do texto.]

Um estudo da Associação Europeia de Pilotos revela ainda que nove em cada dez asseguram que já se sentiram demasiado cansados para pilotar antes do início de um voo. 

Mais de 6000 pilotos europeus foram inquiridos anonimamente, chegando-se à chocante conclusão de que um em cada três já adormeceu pelo menos uma vez enquanto ao comando de um avião. O mesmo estudo revela ainda que nove em cada dez pilotos já se sentiu demasiado cansado para fazer o seu trabalho, mesmo no momento anterior à descolagem do aparelho.

Os pilotos criticaram a atual regulamentação do horário de trabalho, considerando que cumprem demasiadas horas, já que são permitidos muitos serviços que podem durar até 14 horas. Os pilotos têm ainda contestado os planos para um novo projeto de lei elaborado por um grupo de trabalho da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, que propõe que os pilotos trabalhem até 11 horas noturnas. 

De acordo com o jornal espanhol ABC, já vários médicos ligados à aviação contestaram esta decisão, dizendo que recomendam um máximo de 10 horas de trabalho por noite, afirmando que mais tempo levaria ao perigo de fadiga extrema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário