terça-feira, 27 de novembro de 2012

Petrobras quer mais etanol na gasolina para reduzir importação de combustível

[Depois de inovar com o motor híbrido na indústria automobilística, o Brasil agora inventou um combustível "elástico", o etanol, cujo percentual na gasolina virou uma espécie de jogo de loteria. Com os sobes e desces da participação do álcool na gasolina, decididos pelo governo, é possível imaginar a grande dificuldade que deve ser para os produtores de etanol planejar produção e estoque no país, e decidir quanto produz de álcool e quanto produz de açúcar. Vejam a reportagem de ontem da Folha de S. Paulo sobre o percentual de etanol na gasolina.]

A Petrobras espera retorno do percentual de 25% de etanol na gasolina em 2013. A medida, segundo a presidente da estatal, Maria Graça Foster, ajudará a reduzir as importações de combustíveis. O governo diminuiu de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina em outubro do ano passado. A redução de 2011 foi motivada por uma quebra da safra de cana-de-açúcar pelo tempo adverso no Centro-Sul e por investimentos insuficientes nos canaviais.

A Petrobras defende o aumento da mistura com o objetivo de reduzir a necessidade de importação de gasolina, que cresce a cada trimestre e onera o caixa da companhia.  A empresa tem amargado sucessivas perdas financeiras porque importa a preços internacionais e vende nas refinarias com defasagem em relação ao mercado externo.

Calculadora


Para saber com qual combustível vale a pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário