quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cid Gomes, governador do Ceará, deveria estar preso

O cenário político brasileiro é um inesgotável mostruário de seres atípicos, cobrindo um leque que vai dos idiotas, beócios e boçais aos corruptos e desprovidos de qualquer indício de moral e ética, passando por prevaricadores e outras peças do gênero. Nesse universo policrômico, multifacetado e multirepelente o governador Cid Gomes (PSB), do Ceará, já tem sua cadeira cativa, preenchendo inúmeros requisitos entre os acima incompletamente enumerados.

Para quem eventualmente não se lembre, esse cidadão é a mesma figura que em 2008 fretou um avião com dinheiro do seu estado para uma viagem "a serviço" à Europa, e levou consigo três pessoas que não estavam em missão oficial, sua sogra e as esposas de dois secretários. [Um parênteses: imaginem quem se solidarizou com ele na época? Bingo para quem identificou nosso então presidente, o NPA (o Nosso Pinóquio Acrobata, Lula), que se saiu com essa tirada típica de seu perfil ética e moralmente amorfo: "A gente não pode permitir que um companheiro da qualidade do Cid seja mostrado a nível nacional apenas porque atendeu a um pedido da mulher para levar sua mãe. Sei o que é isso e você tem a minha solidariedade".]

Essa esdrúxula figura, de nome e feitos que desonram a lenda de El Cid,  cometeu na semana passada mais um desatino. Ao pousar no aeroporto de Salvador na última sexta-feira, para uma cerimônia de beija-mãos envolvendo Dona Dilma e o governador Jacques Wagner na Base Aérea local, Cid Gomes teve mais um ataque de estupidez apoplética e, sem esperar o taxiamento de sua aeronave, desceu do avião e dirigiu-se a pé, com um assistente, para a Base Aérea. Com esse gesto de insanidade, o governador cearense obrigou um avião da Avianca procedente de Guarulhos a arremeter e um outro da Gol (que vinha de Recife) a abortar o procedimento de pouso no aeroporto de Salvador. Em qualquer país minimamente civilizado e decente esse idiota seria preso na hora, algemado e processado. Aqui, a chance disso acontecer é zero  -- prova disto é que o TCE - Tribunal de Contas do Estado do Ceará arquivou a denúncia cotra Cid no caso da carona da sogra e mais duas senhoras, argumentando que "não houve prejuízo aos cofres públicos". O Ceará é, pois, o paraíso das sogras.

O DNA da família cearense Gomes parece ser complicado -- Cid é irmão do destemperado Ciro Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário