sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Avião da Air France que saiu do Rio para Paris faz pouso de emergência no Marrocos

Um avião da Air France que seguia do Rio para Paris com 201 passageiros e 12 tripulantes precisou desviar a rota e pousar no aeroporto de Casablanca, no Marrocos, em razão de uma avaria no motor do Airbus 330. Segundo a empresa, o avião, que realizava o voo AF-445, pousou com segurança às 8h51 desta sexta-feira, no horário da cidade marroquina.

Em nota, a Air France afirmou que o avião sofreu "uma avaria do motor que implica, segundo os procedimentos e instruções da companhia, a parada do motor e mudança de rota com toda segurança para o aeroporto mais próximo". "A preparação foi feita e a tripulação aplicou o procedimento, garantindo a segurança do voo. O trabalho de investigação técnica permitirá estabelecer as condições exatas do defeito encontrado no motor", continua a nota. Segundo a empresa, os passageiros foram atendidos e receberam alimentação e seguiriam para Paris em outra aeronave. "Os procedimentos da companhia implicam o desvio imediato para o aeroporto alternativo mais próximo, previsto no plano de voo: nesta ocorrência, foi Casablanca", explicou uma porta-voz da Air France.


Alguns passageiros embarcaram em outra aeronave que chegou à tarde em Paris. Mas "a maioria" retomou a viagem para Paris a bordo de um avião que deixou o Marrocos às 18h39 (16h39 de Brasília) com destino ao aeroporto Paris-Charles-de-Gaulle, onde era aguardada às 22h30 (19h30 de Brasília), explicou.

De acordo com passageiros, houve clima de pânico na aeronave. Equipes de bombeiros e ambulâncias aguardavam a chegada do Airbus no aeoporto de Casablanca.

[Começa a ficar preocupante a frequência de ocorrência de problemas técnicos com aeronaves fabricadas pela Airbus:
☞ no dia 26/9 passado, um Airbus A-330 da TAM fez um pouso de emergência no aeroporto JFK de Nova Iorque com problema no trem de pouso;

Imagem divulgada pelo órgão de aviação de Nova York mostra trem de pouso do avião da TAM na posição errada (Foto: Mark Szemberski/NYC Aviation)

☞ no dia 10 de outubro passado, um Airbus A-330 da TAM teve perda de turbina em voo pouco tempo depois de decolar de Paris e teve que retornar à capital francesa.

Contando com a ocorrência de hoje, no intervalo de três meses tivemos três incidentes técnicos com aviões da Airbus, tendo o Brasil como destino ou partida, que poderiam ter se convertido em acidentes, com consequências imprevisíveis.  É indispensável que as autoridades responsáveis por segurança de voos no país investiguem a fundo essas ocorrências, pressionando o fabricante das aeronaves e as empresas aéreas para identificar inequivocamente a origem desses problemas. É premente que se determine se eles decorrem de falhas intrínsecas nas aeronaves e/ou de falhas de manutenção preventiva. Se for o caso, que se proíba o uso desses aviões em nosso espaço aéreo. O que não é admissível é deixar passageiros e familiares com a angústia dessa insegurança!]

Em 2009, um avião da companhia francesa que fazia o voo AF-447, com partida do Rio em direção a Paris, caiu no Oceano Atlântico, causando a morte de 228 pessoas, em decorrência de uma sequência de erros humanos e falhas técnicas.
De acordo com passageiros, houve clima de pânico na aeronave, e equipes dos bombeiros e ambulâncias aguardavam a chegada do airbus no Aeroporto de Casablanca.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/aviao-da-air-france-que-saiu-do-rio-faz-pouso-forcado-no-marrocos-6749944#ixzz2CQItcYUR
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário