quinta-feira, 29 de novembro de 2012

As praias da Paraíba

[Temos um país fantástico em termos de belezas naturais, mas o turismo interno fica muito aquém de seu potencial devido ao preço escorchante das passagens aéreas, devido principalmente ao duopólio absurdo (Tam e Gol) estimulado pelo governo, por ação ou omissão. O texto abaixo é da autoria de Vanessa Corrêa da Silva e foi publicado hoje na seção de turismo da Folha de S. Paulo.]

A Paraíba possui construções históricas bem conservadas, fabrica cachaças e se esmera nas artes da culinária regional. Mas, contrariando o dístico de sua bandeira, não há como negar: o principal motivo de viagem da maior parte dos estimados 1 milhão de turistas que devem visitar o Estado neste ano continua sendo suas praias.

 [Bandeira do Estado da Paraíba, adotada em 25 de setembro de 1930. O negro representa o luto pela morte de João Pessoa, o vermelho é a cor da Aliança Liberal e a palavra "Nego" é do verbo negar, proferida por João Pessoa ao não aceitar seu sucessor indicado pelo então presidente do país, Washington Luís.]

Mapa da Paraíba (clique na imagem para ampliá-la) - (Fonte: Google).

Com cerca de 130 quilômetros de extensão, o litoral paraibano se divide basicamente em três partes: a porção ao norte de João Pessoa, nos municípios de Cabedelo, Lucena, Baía da Traição e Mataraca, o litoral sul, nos municípios de Conde e Pitimbu, e as praias da capital do Estado. 

Mais urbana, a orla de João Pessoa tem boa estrutura turística, quiosques, restaurantes, hotéis e lojas. Em Tambaú, barcos de pesca estão sempre flutuando no mar de águas claras, descarregando peixes no mercado que funciona à beira-mar. Depois da praia de Bessa, a última de João Pessoa, fica Cabedelo, cidade que marca o início do litoral norte. Ali, as embarcações deixam o mar e navegam pelo rio Paraíba, ao longo da praia fluvial de Jacaré. O local é famoso pelo seu pôr do sol, hora do dia em que o saxofonista Jurandy do Sax se apresenta em um barco tocando o "Bolero" de Ravel, programa que já virou tradição.

A parte norte é formada ainda por praias como Intermares, cujas ondas costumam atrair surfistas, e Barra de Mamanguape, que possui uma base de proteção do peixe-boi marinho. Mais explorado pelo turismo, o litoral sul conta com uma infraestrutura mais desenvolvida, com resorts, pousadas e restaurantes. Um passeio pela região pode começar ainda em João Pessoa, com uma visita ao farol do Cabo Branco, de onde se avista a Ponta do Seixas, porção mais oriental do país. É ali, na pequena faixa de areia pontilhada de coqueiros, que a cada manhã chegam os primeiros raios de sol em território brasileiro.

Quem está à procura de tranquilidade pode seguir para a Barra de Gramame, praia quase deserta que fica no município de Conde.  Perto dali, a praia do Amor é conhecida por abrigar a pedra Furada. De acordo com uma lenda local, aqueles que passam por baixo da pedra fortalecem seu casamento ou namoro, por isso é comum avistar casais posando para fotos na cavidade da rocha. Siga para a praia de Tabatinga, que abriga boa parte das pousadas da região, e, quando a fome bater, tome o caminho para a praia de Coqueirinho, onde há 12 anos funciona o restaurante Canyon de Coqueirinho (www.restaurantecanyon.com), especializado em frutos do mar.

Depois de algumas caipirinhas de cajá, os mais desinibidos podem arriscar um mergulho em Tambaba, uma das principais praias de naturismo do Brasil.  O lugar possui um trecho para banhistas que não querem tirar a roupa, e a área dedicada ao naturismo fica isolada por uma escada de madeira. A partir daquele ponto, sungas e biquínis são deixados de lado, e fotos só podem ser feitas com a autorização dos frequentadores.

Encerre o passeio com um mergulho na praia Bela, onde o encontro das águas do rio Mucatu com o mar proporciona uma das paisagens mais bonitas dessa parte do litoral paraibano.

Museu Casa do Artista Polupar Janete Costa, em João Pessoa - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).


Mulheres esculpidas em barro pela artesã paraibana Mara Cavalcanti -  (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).

 Detalhe de imagem da Santa Ceia esculpida pelo artesão Guariguazi de Lima - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).


Praia de Tabatinga, no município de Conde - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).
 
 
Vista da praia de Coqueirinho -  (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).
 
 
Praia Bela, cujas areias são cortadas pelo rio Mucatu - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).
 
 
Pedra Furada, na praia do Amor - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).
 
 
Fachadas de casas no centro de Areia, cidade do brejo paraibano - (Foto: Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário