quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nova obra de Picasso é encontrada escondida sob outro quadro do artista

Uma minuciosa restauração realizada pelo Museu Guggenheim de Nova York permitiu localizar uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso até agora desconhecida sob outro de seus quadros, intitulado "Mulher Passando Roupa".

Na obra original, que corresponde à fase azul do espanhol, aparece uma mulher passando roupa com um ferro. A restauração permitiu descobrir uma figura masculina subjacente, orientada no sentido contrário do outro desenho, que foi encontrada após uma análise profunda da tela. Os resultados obtidos graças a essa restauração, que foi liderada pela principal curadora do museu nova-iorquino, Julie Barten, permitirão "melhorar" a bibliografia e conhecer mais sobre os métodos de trabalho de Picasso.

"Mulher Passando Roupa" foi doado em 1978 ao Museu Guggenheim pelo colecionador alemão Justin Thannhauser e, desde então, é uma de suas aquisições mais procuradas.

  "Mulher passando roupa", de Pablo Picasso -- (Fonte: Acervo de Pablo Picasso/Reuters).

Um porta-voz do Guggenheim afirmou à Agência Efe que por enquanto não há detalhes da identidade da pessoa que aparece no novo quadro, uma pintura que ainda está sendo investigada. Desde os primeiros estudos realizados em "Mulher Passando Roupa" em 1989, os conservadores e historiadores da arte tinham suspeitado que por trás da obra, datada em 1904, o pintor podia estar escondendo algo. 

Alguns especialistas apontaram que a imagem pode ser um retrato de Benet Soler, um alfaiate de Barcelona e amigo de Picasso, que ajudou a apoiá-lo durante os anos de vacas magras e que pintou frequentemente.  Agora, graças ao uso de dois tipos de câmeras infravermelhas, o cientista Johan Delaney foi capaz de produzir imagens muito mais detalhadas que qualquer estudo pôde ver antes, já que as novas tecnologias permitiram "ver além da superfície". 

"Há coisas que o olho humano não pode ver, mas agora os conservadores podem passar pelo que está imediatamente visível para enxergar a história oculta através das camadas de pintura", declarou o museu.

Essa descoberta também permitiu confirmar a reutilização dos quadros por parte do pintor espanhol, uma técnica que, segundo os analistas, foi utilizada ao longo de toda sua carreira. 

[O site do Museu Guggenheim informa que, além das técnicas modernas de reprodução de imagens, nesse quadro foi feita também uma análise química de pigmentos e uma pesquisa histórica. O trabalho de conservação do quadro foi uma abordagem central do projeto, e compreendeu limpeza geral, estabilização e edição de restaurações antigas e não perfeitamente coerentes entre si.

Ao olho nu, as pinturas expõem apenas suas superfícies. Os pigmentos na superfície de uma pintura difundem a luz no espectro visível, percebido pelo olho, criando a impressão familiar pela qual a obra é conhecida.  Entretanto, pelo uso de uma variedade de ferramentas de exame e análise para revelar o que o olho nu não pode ver, os conservadores [dos museus] esmiuçam sob o imediatamente visível para espiar a história escondida sob camadas de pintura.

O que é visto por meio dessas técnicas permite aos conservadores distinguir mudanças de composição feitas por um artista no decorrer da pintura de um quadro, e reconhecer se uma tela foi reutilizada. A observação e a documentação desses passos na evolução de um quadro permitem aos estudiosos entender os métodos de trabalho e os objetivos de um artista. No caso da tela "Mulher Passando Roupa", essa análise revelou uma pintura detalhada de uma figura masculina, sob a pintura hoje visível, orientada em sentido contrário ao da mulher. 

Uma técnica comumente usa de produção de imagens, denominada reflectografia infravermelha, envolve o exame da tela com uma câmera infravermelha usando luz na região próxima do infravermelho no espectro eletromagnético -- a área logo após do que é visível. Os pigmentos absorvem menos a luz e a difundem menos nesses comprimentos de onda, fazendo com que a pintura apareça mais transparente. Isto pode tornar visíveis as camadas mais inferiores da pintura e revelar detalhes até então escondidos.

Através do link Launch the interactive feature →  ("Disponibilização do processo interativo", em tradução livre) é possível, clicando sobre a imagem, fazer aparecer à esquerda um "cursor" que, ao ser deslocado para a direita, faz aparecer progressivamente a figura masculina anteriormente pintada por Picasso.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário