sábado, 20 de outubro de 2012

Lufthansa planeja operar no Brasil com os maiores aviões do mundo

[A notícia abaixo, publicada na Folha de S. Paulo de hoje, me faz lembrar uma outra de setembro do ano passado, quando a Infraero liberou o aeroporto de Guarulhos para operar com os Airbus A380 da Emirates. Como a Infraero é uma piada e não pode ser levada a sério, a esperança é que a Lufthansa saiba o que está fazendo e não queira nos enrolar com algo que dificilmente parece viável. Basta lembrar que em março deste ano, a Airbus iniciou por São Paulo seu A380 World Tour pela América Latina, pousando em Guarulhos. A aeronave, no entanto, não pôde ficar muito tempo em solo, porque o aeroporto não possui um pátio extenso o suficiente para abrigar o superjumbo da Airbus.]

A Lufthansa planeja operar no Brasil com os dois maiores aviões do mundo a partir do ano que vem. De acordo com o presidente mundial da companhia alemã, Carsten Spohr, o plano é utilizar o 747-800, da americana Boeing, em voos para São Paulo a partir de 2013, ampliando a oferta de assentos nessa rota em 20%.

A companhia também planeja para 2014, ano da Copa do Mundo, a estreia do superjato Airbus-A380 na rota São Paulo-Frankfurt.  "Estamos em contato com a Infraero porque os aeroportos precisam de melhorias para podermos operar os dois aviões", afirmou Spohr. O 747-8 da Lufthansa tem capacidade para 362 passageiros, enquanto o A380 tem 526 assentos [isto com capacidade reduzida, porque o avião comporta até 853 passageiros]. Segundo Spohr, ainda não há uma data definida para o início dos voos, já que a companhia depende de melhorias no Aeroporto Internacional de Guarulhos para operar com as duas aeronaves.

América Latina

A Lufthansa estima que a participação da América Latina no seu faturamento global aumente dos atuais 5% para 7% nos próximos três anos.  "Estamos crescendo mais na América Latina do que em qualquer outra região do mundo", disse o executivo. Somente no Brasil, a Lufthansa está investindo 400 milhões de euros para tornar diário o voo entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, a partir do próximo dia 28. Ao todo, a aérea alemã opera 28 voos por semana no país.

No último ano, a empresa aumentou em 70% a oferta de voos entre a América Latina e a Europa.  Spohr também afirmou que a Lufthansa não participa do processo de privatização da TAP, negando rumores sobre o assunto.

Airbus A380 em Guarulhos, em março de 2012; o avião não pôde permanecer muito tempo no aeroporto, por falta de infraestrutura local - (Foto: Ana Clara Costa/Veja).

O Boeing 747-8 - (Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário