sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dona da Avianca é escolhida para comprar a TAP

O governo português disse nesta quinta-feira (18) que escolheu a brasileira Synergy Aerospace, conglomerado industrial e de aviação, como a única concorrente para adquirir a estatal TAP (Tap Air Portugal), segundo o jornal inglês "The Wall Street Journal". [O jornal português Público informou ontem que  "para o Governo , a Synergy (holding do multimilionário que detém a Avianca, a peruana Taca e a Avianca Brasil) satisfaz os critérios definidos pelo executivo (por exemplo, assumir negócio da TAP de manutenção de aviões no Brasil, a VEM, e a experiência técnica e de gestão no sector da aviação)].

A Synergy é sócia-majoritária da AviancaTaca Holding SA, segundo maior grupo de aviação da América Latina em tráfego, e é controlada pelo empresário Germán Efromovich. O líder do setor é o grupo Latam Airlines, fusão da brasileira TAM Linhas Aéreas com a chilena LAN.

A portuguesa TAP é a maior transportadora de passageiros entre a Europa e o Brasil e vale cerca de 1,2 bilhão de euros, se avaliada pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2011 multiplicado por oito -- calculado usado recentemente em acordos do setor segundo o governo e funcionários de companhias aéreas.

Procuradas pelo "WSJ", a Synergy não foi encontrada para comentar o assunto e a AviancaTaca se recusou a comentá-lo. 

Resgate português

A venda foi anunciada pelo secretário dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro, e deve ser concluída até o fim deste ano, segundo o "WSJ". Monteiro disse que o governo português terá prioridade para comprar a TAP de volta caso a empresa decida vendê-la. Portugal também exigiu que um hub da companhia aérea permaneça em Lisboa.

A privatização da TAP faz parte do plano de resgate de 78 bilhões de euros do governo luso e inicialmente atraiu o interesse de empresas como a British Airways, a espanhola Iberia e a alemã Lufthansa.

AviancaTaca e o Grupo Synergy

O grupo AviancaTaca surgiu da compra da colombiana Avianca, à beira da falência em 2004, e do grupo el salvadorenho Taca em 2009.

O grupo Synergy é uma holding sul-americana fundada em 2003 por Efromovich, empresário brasileiro-colombiano que migrou para a Bolívia após a 2ª Guerra Mundial.  Não está claro como o grupo pretende estruturar o negócio, pois regras da UE (União Europeia) proíbem acionistas não europeus de controlar mais de 49% de uma empresa do continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário