segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Brasil e UE suprimem necessidades de vistos para turistas

O Brasil oficializou nesta segunda-feira um acordo através do qual suprime a necessidade de vistos para turistas procedentes da União Europeia (UE), que dará o mesmo tratamento aos brasileiros que viajem para todos os 25 países do bloco.  A medida já estava em vigor nos principais países europeus, mas agora abrangerá todos os membros da UE, com as únicas exceções de Reino Unido e Irlanda. Os novos países que fazem parte do acordo são Chipre, Estônia, Letônia e Malta.

O acordo foi assinado em Bruxelas no dia 8 de novembro de 2010 e recupera a reciprocidade total em matéria de vistos entre Brasil e UE, que tinha sido quebrada de forma unilateral pelas autoridades brasileiras em 2004, após a adesão de dez novos países ao bloco comunitário europeu. 

A supressão de vistos será apenas para aqueles turistas cujas viagens não se prolonguem durante mais de três meses e que não tenham previsto realizar nenhuma atividade remunerada, informa o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial.

O texto estabelece que se mantém a necessidade de vistos para aqueles cidadãos que viajem por motivos trabalhistas ou para realizar pesquisas, estágios, estudos ou trabalho social, assim como para missionários e participantes de atividades artísticas. 

Paisagem de Riga, capital da Letônia; turistas brasileiros não precisam mais de visto para visitar o país europeu -- (Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário