quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ameaçada por vírus, polícia de Israel se desconecta da Web

A polícia de Israel deu ordem a todos os seus escritórios no país de desconectar seus computadores da internet, amedrontada por uma ameaça de vírus. Agentes da inteligência israelense receberam informações de um possível ciberataque, nesta quinta-feira.

Às 10h30 do horário local (6h30 de Brasília), as autoridades policiais ordenaram que os computadores fossem desligados da rede civil e mantidos apenas na rede interna, exclusiva da polícia de Israel. As instruções passadas também impediam que os empregados conectassem equipamentos com entrada USB ou CDs nos computadores.

Especialistas em informática estão analisando se o sistema da polícia local foi realmente contaminado ou sofreu qualquer dano.  Recentemente, o premiê Binyamin Netanyahu advertiu os israelenses sobre intenções de supostos inimigos do país de derrubar a infraestrutura de informática nacional. Ele classificou esses possíveis atos como "terrorismo virtual".

Ataque anterior

Ainda nesta quinta-feira, a imprensa de Israel afirmou que o sistema de informática oficial do governo do país sofreu um ciberataque na semana passada.  O ataque afetou ministérios e órgãos oficiais, ao introduzir um vírus "cavalo de Troia" por um e-mail que levava o nome do chefe do Exército, Benny Gantz. O e-mail também dizia aos diplomatas de Israel para "ficarem alertas".

Irã

No início de outubro, o governo iraniano afirmou ter bloqueado um ciberataque aos sistemas de computadores de suas plataformas de petróleo, insinuando que Israel estava por trás do atentado. 

O Irã periodicamente reporta a descoberta de vírus e outros programas maliciosos de computador nas redes governamentais de instalações nucleares e industriais, sempre culpando Israel e os EUA por esses ataques cibernéticos. [Ver postagens a esse respeito, em março e agosto do ano passado.]

[O jornal israelense Haaretz, em sua versão em inglês de hoje, relatou também a história acima, acrescentando que o aviso foi dado através de uma informação confidencial da área de inteligência, que alertou que o sistema central de computação da polícia seria infectado com vírus através de um dispositivo disk-on-key ou de um CD. Segundo o Haaretz, o premiê Netanyahu disse que, assim como seus sistemas eficientes de defesa contra mísseis e terrorismo, Israel terá também um sistema de mesmo nível contra ataques cibernéticos. Mas, alertou o premiê, isso levará tempo para ser operacional, mas que os israelenses trabalham nesse sentido a plena carga e máxima dispopsição.]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário